Pacová: como cuidar e decorar sua casa com a planta

Buanna Boechat


Atualizado em 07.08.23

O pacová (Philodendron martianum), também conhecido como babosa de árvore ou babosa de pau, é uma planta fácil de cuidar e ideal para ser ter dentro de casa. Nativa do Brasil, com origem na Mata Atlântica, a espécie apresenta uma folhagem de verde intenso e vivo. Saiba como cuidar da planta e utilizá-la para incrementar a sua decoração!

Índice do conteúdo:

Como cuidar da planta pacová

Por ser uma folhagem simples, o pacová é uma ótima opção para os iniciantes na jardinagem. A espécie é uma planta ornamental que aprecia clima quente e úmido que pode ser cultivada facilmente no interior da casa, principalmente em ambientes que recebam pouca luz ou com ar-condicionado. Veja dicas e aprenda como cuidar do seu exemplar:

  • Rega: a rega do pacová deve ser feita de 2 a 3 vezes na semana, ou quando você perceber que o substrato está seco, pois esse tipo de planta se dá bem em solos úmidos. Porém, é preciso tomar cuidado com o excesso de água, que pode causar o apodrecimento das raízes.
  • Iluminação: o pacová precisa ser cultivado em um ambiente com luz indireta ou meia-sombra. Dê preferência para locais com sol ameno, no início ou final do dia. Evite a luz solar direta que pode queimar suas folhas.
  • Calor: o pacová não deve ser exposto diretamente ao sol, mas não deve ficar em ambientes fechados com ar-condicionado muito forte.
  • Vasos: esse tipo de planta deve ser cultivado em vasos feitos com xaxim ou jardineiras. Também pode ser cultivado diretamente no solo.
  • Adubação: o solo ideal para o pacová é o solo fértil. A adubação deve ser feita de forma constante com fertilizante orgânico.
  • Pragas: por ser cultivado em ambientes onde não há luz direta do sol, é comum o aparecimento de pulgões e cochonilhas, além de ácaros e lagartas. Para manter as pragas longe, esfregue as folhas com uma solução de água e sabão de coco.

Assim, fica mais fácil cultivar o pacová em sua casa, mantendo-o saudável e com um verde bem vivo e lindo. Se bem cuidado, e com espaço suficiente para crescimento, a espécie pode se desenvolver bem em vasos atingindo até 2 metros de altura com folhas de até 50cm.

Publicidade

15 fotos da planta pacová para você se inspirar na decoração

Apesar do aparecimento das flores ser muito raro, as folhas verdes e brilhosas do pacová são ótimas aliadas na decoração. Confira lindas inspirações:

1. O pacová pode dar aquele charme a mais à sala

2. Trazer um toque verde para a varanda

3. Ou cultivá-la em um vaso grande no chão e colocá-la ao lado do sofá

4. Um boa ideia é apostar nos cestos de palha para uma ar rústico

5. O pacová também pode ficar no quarto

Foto de pacova 05 - 9

SAO Arquitetura

Publicidade

6. Ou servir como um centro de mesa

7. Combine o pacová com a costela-de-adão

8. Uma boa planta para banheiro

9. Que vai deixar o seu espaço incrível

10. Pode ser um detalhe, mas que vai fazer a diferença

11. Se a sua varanda tiver uma iluminação parcial, pode ser um lugar perfeito para a sua planta

12. Você pode usar a criatividade com uma kokedama

Foto de pacova 12 - 16

A Kokedama

Publicidade

13. Uma aposta cheia de aconchego

14. Junto com outras plantas, sua casa fica com uma decoração incrível

15. Sim, o pacová vai fazer a diferença no seu espaço!

O pacová é uma planta ornamental, perfeita para deixar o seu lar mais verde e mais aconchegante. Saiba como escolher os vasos para plantas para deixá-las ainda mais lindas.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments