Decorar um quarto pode ser uma tarefa simples, entretanto requer atenção aos detalhes. Quando temos um dormitório pequeno principalmente, não dá para fugir muito destes itens essenciais, mas com a escolha de cores certeiras é possível deixar o ambiente mais estiloso e personalizado.
E quando pensamos em quarto de casal, temos uma missão a cumprir: o estilo deve ser o mais unissex possível, para que o espaço não tenha a cara somente de um.
Tratando-se de cores especialmente, quanto mais neutro for, melhor, independentemente se o estilo for rústico, contemporâneo, industrial, clássico ou escandinavo.
relacionadas
As cores também têm forte influência na transmissão de sensações e, para o quarto, tons que remetem à tranquilidade, relaxamento e paz podem e devem ser adotados. Já as opções que despertam a atenção devem ser evitadas. Para guiar a sua composição e escolha de cores, você pode utilizar o círculo cromático, bem como as paletas de cores abaixo.
1. O azul em meio ao rústico
A neutralidade do branco deu leveza ao quarto, que tem como cor de destaque o azul escuro casado a palha. O tom sobre tom, aqui na cor azul, é sempre uma boa combinação para tirar a monotonia de um ambiente.
2. Sobriedade para o casal sério
Vários tons de cinza foram usados neste ambiente, um pendendo para o verde e outro para o grafite. A parede foi a responsável por aquecer o quarto, com seu tom de madeira puxado para o marrom bem aconchegante.
3. Um ambiente repleto de conforto e alegria
Cores quentes podem ser adotadas em cômodos, quando usadas com cautela. Nesta opção, o vermelho foi incluído com sutilidade na cartela, e transformou a neutralidade das cores principais em algo bem alegre e harmonioso, sem agressividade, aparecendo nos criados-mudos e em detalhes no tapete.
4. É um quarto ou um sonho?
Aqui o verde deu toda a graça ao ambiente, usado em pequenos objetos e no singelo detalhe da manta. Tudo isso combinado ao tão desejado tapete chevron garante uma decoração romântica e delicada ao espaço.
5. Uma opção industrial cheia de personalidade
As almofadas, principalmente a Pied-de-poule, deram uma quebrada na masculinidade do quarto industrial. O estilo vintage empregado nos quadros e no baú também ajudaram neste contraponto.
6. Um clássico cheio de requinte
Mais uma vez, o cinza mostra que reina nas escolhas de cores sóbrias para o quarto. Com branco e dourado, não tem como não ficar sofisticado e chique. Pode-se dizer que esta é uma paleta curinga.
7. Tons terrosos + off-white
Inevitável não sentir o aconchego do ambiente com este casamento do marrom com cores neutras. O ambiente ficou aquecido não só pelo tapete, mas também pelas escolhas desta paleta.
Publicidade
8. Cores frias são super confortáveis
A cabeceira alta de capitonê e o pelego da cama trazem mais uma vez o clássico cinza para o dormitório. É claro que também não podia faltar o branco para fechar a composição com muito requinte.
9. Quem disse que o marrom e o azul não ornam?
O azul marinho foi usado de uma forma equilibrada, pois é uma cor muito marcante, e a ideia aqui era manter a suavidade dos tons como destaque. E, para isso, as variações de marrom foram muito bem adaptadas ao estilo do quarto, até chegar ao bege.
10. Aqueça o espaço com criatividade
As cores não precisam ser destacadas somente nas paredes; elas podem ser incluídas na roupa de cama, nas almofadas e nos objetos decorativos.
11. Deixe somente um detalhe como destaque
Nesta inspiração, mais uma vez a roupa de cama fez toda a diferença na hora de dar cor ao quarto. Foi ela que trouxe os tons terrosos e quentes, e manteve a sutileza na decoração mesmo tendo uma estampa marcante.
12. Quando o menos é mais
Você pode brincar com uma única cor e sua vertente de tons para deixar o quarto minimalista e equilibrado.
13. Um verdadeiro quarto de reis
Para quem não quer ter medo de errar, a escolha de cores simples e neutras são certeiras. E para quebrar a neutralidade, o papel de parede estampado deu um toque de charme.
14. Casais moderninhos e despojados
O amarelo foi aplicado em grande estilo neste dormitório, mesmo não sendo uma cor muito utilizada para este tipo de ambiente. Mas foi ele o responsável por deixar o quarto moderno e carregado de personalidade.
15. O rosa também pode ser unissex
… usado na medida certa. Nesta opção, o tom escolhido foi o rosa quartzo, tendência de 2016. As outras cores escolhidas ficaram encarregadas de tirar qualquer feminilidade da decoração.
16. … e o azul também!
Como não amar essa combinação de candy colors com o branco e cinza? O painel de madeira deixou a escolha mais madura e versátil.
17. Amarelo + cinza = amor à vista
A jovialidade do casal ficou estampada no quarto com esta paleta de cores. Delicado, divertido e aconchegante.
18. Que tal apostar no uva?
Apesar da cor não ser o carro chefe desta decoração, foi ela que encheu o quarto de alegria. São nos pequenos detalhes que o ambiente ganha toda a diferença necessária para a sua personalização.
19. Para quem gosta do estilo escandinavo…
… mas não abre mão de toques sutis de alegria no ambiente. E neste caso, o turquesa exerceu perfeitamente o seu papel.
20. O importante é investir nas cores preferidas
É possível criar um ambiente com as chamadas cores secas (aquelas que causam menos impacto) e dar todo o conforto e tranquilidade que um dormitório pede. Aliás, este é um ambiente que não exige muita iluminação, portanto, mesmo que sua cor predileta seja escura, tem como dar um jeitinho de favorecê-la na hora de decorar.
É mais fácil entender a proposta quando a transferimos de nossa cabeça para um projeto, ou quando vemos inspirações como essas acima. É possível dar a impressão que desejamos para o ambiente somente escolhendo as cores certas, e também incluir personalidade no que aparentemente poderia ser algo muito simples. Nada como usar a criatividade e bom gosto ao nosso favor nessas horas. Aproveite e veja dicas para acertar na combinação de cores.