A madeira é um dos materiais mais tradicionais usados na hora de produzir móveis, mas é importante se lembrar de sua finitude e que seu uso sem limites pode causar sérios problemas para o meio-ambiente.
Por isso, reaproveitar peças de madeira é uma ótima forma de usar o material sem causar maiores danos para a natureza. É interessante procurar por produtos de madeira que são facilmente descartados após pouco tempo de uso, como os pallets, conforme indica Carllos Szollosi, artesão curitibano. “O reaproveitamento dessa madeira para fabricação de móveis, utensílios, decoração, não só é uma opção de consumo consciente, como uma demonstração de respeito à natureza”, declara.
Quando se fala em móveis de palete ou pallet, é comum imaginar peças rústicas, porém é possível usá-los em qualquer estilo de decoração. A arquiteta Karem Kuroiva afirma que é possível aplicar diversas cores e acabamentos ao móvel, deixando o ambiente harmonioso.
relacionadas
Usando o palete como mobília
É possível criar diversas mobílias diferentes com o palete. Carllos explica que é importante pensar na peça como uma fornecedora de madeira, sendo possível desmontá-la e adaptá-la conforme seu objetivo.
Publicidade
Sofás
O palete pode ser usado como base para o sofá ou até mesmo criar uma poltrona de pallet, com almofadas ou algum material para aumentar o conforto. A dica da arquiteta Daniela Savioli é colocar rodinhas com trave no móvel, “isso faz com que o palete não fique diretamente em contato com o chão e molhe”, aponta.
Carllos afirma que o móvel pode ser multiuso, ao se colocar dois paletes sobrepostos, transformando-os em camas de solteiro ou casal. “Isso é muito útil, pois essa pode ser a solução para receber visitas que irão dormir na sua casa”, recomenda.
Camas
O palete pode ser usado tanto como base quanto como cabeceira da cama. A primeira opção é mais interessante para quem gosta de camas baixas. Para camas mais altas, seu uso deve ser como cabeceira e pode ser pintado para dar mais identidade à peça, sugere Daniela. Veja ideias de cama de pallet ou cabeceira de pallet:
Carllos afirma que o uso de rodinhas na cama é importante devido ao peso do móvel, facilitando sua movimentação.
Estantes e prateleiras
O palete pode ser usado tanto para criar prateleiras quanto como base para elas. “Painéis de parede compostos de palete podem servir de base para encaixar prateleiras e assim compor um espaço útil e diferente, adaptando prateleiras móveis, na posição e altura que melhor convier”, explica Carllos.
Daniela instrui que seu uso vai além das casas. Por ser um móvel fácil e rápido de se montar, também pode ser usado em feiras ou eventos que necessitem de prateleiras.
Mesas de centro
Mesas de pallets podem ser de diversos tamanhos, inclusive para o centro da sala, com ou sem um tampo diferenciado. Carllos sugere tampos de vidro, mármore, porcelanato ou ainda mosaicos de cerâmica.
Daniela indica o uso de rodinhas para dar um ar mais moderno à peça, ideal para ambientes rústicos.
Mesas
Assim como as de centro, mesas de jantar e escrivaninhas podem contar com um acabamento de outro material para sua melhor funcionalidade, aponta Karem.
Carllos sugere o uso de três paletes, dois horizontais em cada extremidade, e um vertical para criar bancadas de trabalho ou uma mesa.
Itens decorativos
Ainda é possível criar itens como floreiras, quadros ou pinturas com o palete. Carllos também recomenda seu uso em painéis decorativos.
Os caixotes de palete, normalmente usados em feiras, ainda podem servir como item decorativo em ambientes rústicos e ainda ser utilizado como suporte, criado mudos ou banquetas.
Como fazer móveis de palete
Na hora de fazer móveis com palete, é de suma importância prestar atenção em seu acabamento. “Para usos mais sofisticados, o acabamento deverá ser melhor executado e a escolha dos demais componentes deverá seguir a mesma linha do móvel desejado para que a identidade não seja perdida”, Karem explica.
Sofá-cama de palete
Para criar seu sofá-cama de palete, Maísa Flora levou cerca de uma semana. A Youtuber alerta que devido à grande procura, paletes novos estão cada vez mais caros, compensando comprar usados que custam até R$2,00 cada. Ao comprar um usado, é preciso atentar-se ainda mais na hora de lixar a madeira e, se necessário, usar massa específica para corrigir os defeitos.
Mesa de centro de palete
Taciele produziu sua mesa de centro de palete com pés de sustentação para dar mais firmeza ao móvel. Com a ajuda de seu pai, a blogueira explica que é importante lixar na direção do veio da madeira. Como o objetivo era uma peça mais rústica, a tinta amarela foi aplicada diretamente na peça, sem uma primeira mão de tinta branca, que deixaria o objeto mais refinado.
Escrivaninha de palete
Ao criar uma escrivaninha de palete, esse tutorial explica a importância de fixar corretamente as pernas do móvel, para garantir estabilidade e firmeza à peça.
7 dicas práticas para fazer móveis de palete sem complicações
Na hora de optar pelos móveis de palete, é necessário prestar atenção em detalhes para garantir sua segurança e melhor qualidade no resultado final. Para tanto, observe as dicas imperdíveis do artesão!
- Verifique se a madeira está em boas condições: Carllos explica que é imprescindível analisar o estado do palete. Uma peça em boas condições não apresenta trincos, rachaduras ou muitas farpas nas tábuas. “Observe se a madeira não tem aqueles furinhos que acusam a presença de cupins e se a madeira está rígida, não está podre”, indica.
- Prepare a madeira: um detalhe importante na hora de produzir o móvel é lixar a madeira. O profissional recomenda o uso da lixa 80 primeiramente por ser mais grossa e, depois, de uma mais fina (120, 150 ou 180). Se optar por usar uma lixadeira, lembre-se sempre de usar óculos de segurança e máscara.
- Retire pregos soltos e grampos do palete: procure nas tábuas por pregos soltos ou sem função, além de grampos que normalmente estão presentes. Retire-os com ferramentas específicas para esse uso, garantindo mais eficiência. Se achar necessário desmontar o palete, tome cuidado para não danificar a madeira. Carllos dá a dica de alavancar um pouco a tábua e cerrar os pregos, garantindo um resultado de melhor qualidade e sem riscos.
- Lave as peças: se for usar o palete inteiro, Carllos adverte que é necessário lavá-lo com água e sabão. “Deixe-o secar em pé e na sombra por alguns dias”, ensina. Em hipótese nenhuma é recomendado começar a confecção do móvel antes do palete estar completamente seco.
- Tome cuidado ao usar serras elétricas: as serras elétricas são uma ótima opção para agilizar o trabalho, mas é imprescindível o uso de luvas e óculos de proteção. O artesão reforça a necessidade de verificar se não existem pregos na linha do corte, “pois os mesmos podem ser arremessados na sua direção, causando ferimentos.”
- Planeje a produção: definir todos os passos necessários é importante para criar móveis de qualidade. “Trabalhe sempre com calma, atenção e cautela e terá bons resultados”, pontua. O planejamento também é necessário para que as dimensões fiquem corretas. Peças como sofá e cama precisam de bons sustentadores de peso, pois estão sujeitas a cargas elevadas.
- Aplique verniz, fungicida e hidrorrepelente: envernizar a madeira garante que a peça durará mais, além de dar um efeito de acabamento para o móvel. Carllos informa que também é indicado tratar a madeira com hidrorrepelente e fungicida antes do verniz, para proteger a madeira de fungos, umidade e cupins. Daniela também recomenda que a madeira seja lixada antes da aplicação do verniz.
Móveis de palete prontos para comprar
Caso prefira comprar o móvel pronto para economizar tempo e evitar defeitos, existem diversos artesãos que vendem suas criações online de forma segura.
Por mais que o preço possa desanimar, as mobílias ainda são mais baratas do que tradicionais, sem contar o charme que uma peça artesanal pode dar para sua casa.
Usar mobília criada com paletes é uma opção sustentável e econômica para decorar sua casa, além de poder ser usada em qualquer tipo de ambiente. O importante é planejar o que será feito, para não acabar com móveis com proporções erradas para o cômodo. Nas palavras de Carllos: “lembre-se que a madeira é um ser vivo, trate-a sempre como um”.