Uma decoração para escritório precisa ir além dos objetos pessoais sobre a mesa de trabalho. É preciso adicionar identidade ao ambiente, para isso, o papel de parede é uma peça curinga, cheia de versatilidade. A seguir, aprenda a escolher o modelo ideal, com as dicas do arquiteto Alan Godoi, e inspire-se com uma seleção de projetos.
Como escolher o melhor papel de parede para escritório
Seja em um escritório ou home office, o papel de parede é perfeito para sofisticar e renovar o ambiente. De acordo com o arquiteto Alan Godoi, a escolha do modelo ideal depende do estilo decorativo adotado. Para te ajudar e facilitar essa missão, o profissional oferece 5 dicas fundamentais:
relacionadas
- Defina a personalidade do espaço: em um ambiente profissional, é necessário criar sensações adequadas para as atividades exercidas no espaço. Por exemplo, “em um escritório de marketing e publicidade, a criatividade precisa ser a grande influência, e apostar em um papel de parede colorido contribui para despertar essa sensação. Já em profissões que exigem concentração, investir em um material clean é a pedida”, sugere Alan.
- Escolha um modelo que se encaixe nas necessidades do escritório: “se a ideia é mudar a identidade do escritório de tempos em tempos, invista em um papel de parede adesivo, que possa ser retirado com facilidade. Mas se a ideia é manter o papel de parede por um bom tempo, a escolha por um modelo texturizado e sóbrio oferecerá sofisticação a longo prazo”, garante o arquiteto.
- Delimite se é para todas as paredes ou para uma área específica: segundo Alan, essa delimitação facilita a escolha do modelo. Geralmente, quando todas as paredes receberão uma cobertura, o ideal é escolher um papel sem estampa ou com um pattern contínuo. Já para uma única parede ou somente uma área entre a mesa e o armário suspenso, é possível brincar com diversos temas e desenhos.
- Se atente às divisões com áreas molhadas: para evitar possíveis retrabalhos, atente-se às paredes que acomodam encanamentos. De acordo com o arquiteto, um pequeno vazamento ou infiltração danificará o papel. Portanto, nesses lugares, vale mais a pena investir em uma boa camada de tinta.
- Dica especial para o home office: em escritórios residenciais, é importante escolher um papel de parede democrático, isto é, que funcione com as diversas funções que o cômodo receberá. “Geralmente, criamos um home office em um quarto adicional, que também acomodará uma visita ou que foi criado junto com a sala de estar. Para esses ambientes, o ideal é escolher um papel de parede clean, que não comprometa o restante da decoração, e que ainda oferecerá aconchego e personalidade em um só lugar”, complementa o profissional.
Há diversos modelos de papéis de parede disponíveis no mercado, desde o tradicional liso, passando pelos texturizados, vinílicos e adesivos até os mais sofisticados. Dá para escolher a dedo o modelo perfeito para o seu escritório!
30 fotos de projetos que ficaram incríveis com papel de parede para escritório
Do home office às salas comerciais, a seguir, confira os projetos mais criativos. Há papel de parede para todos os gostos, e o melhor de tudo, alguns, você pode comprar on-line.
Publicidade
1. O papel de parede pode substituir uma pintura
2. Ou um revestimento, que exige um orçamento maior
3. Ele oferece um acabamento bastante sofisticado ao espaço
4. E garante a atmosfera ideal para o seu tipo de trabalho
5. Você pode escolher modelos com temáticas especiais
6. Ou optar pelo clássico estilo amadeirado
7. Acabamentos texturizados deixam o ambiente aconchegante e elegante
8. E ainda dão um toque especial à decoração do ambiente
9. O papel de parede substitui com mais conforto acabamentos frios
10. E com uma boa iluminação, fica ainda mais elegante
11. O efeito marmorizado é um bom exemplo disso
12. As texturas de tecido são perfeitas para criar um clima de tranquilidade
13. Você pode incluir o papel de parede por todo o ambiente
14. Ou eleger uma única parede para ser o destaque colorido
15. Papéis de parede temáticos criam uma identidade ainda mais expressiva
16. Enquanto o pattern inspira a criatividade
17. Para o cantinho home office, aposte em cores sóbrias
18. Principalmente se o espaço for compartilhado
19. O papel de parede pode complementar a decoração
20. Equilibrar a composição escolhida
21. Ou ser o centro das atenções
22. Se o seu trabalho exige concentração, opte por um modelo clean
23. Mas se você trabalha com criação, estampas podem ajudar
24. Para ambientes pessoais, ressalte a sua personalidade
25. Já para ambientes coletivos, crie um conceito mais abrangente
26. O papel de parede vai bem até na porta
27. Para quem gosta de simetria, as formas geométricas fazem sucesso
28. Você é do time liso e delicado?
29. Ou do time estampado e cheio de personalidade?
30. Independente do estilo, há um papel de parede para você.
Além do papel de parede, você pode caprichar ainda mais na decoração do ambiente, escolhendo a dedo os quadros para escritório. Afinal, o ambiente de trabalho não precisa ser sem graça e impessoal. Veja também como escolher a melhor cadeira pra escritório.