A passadeira a vapor é um utensílio de uso super comum em diversos países. No Brasil, o produto costumava ter altos custos, o que dificultava a aceitação do item no mercado local. A realidade mudou e as passadeiras a vapor ser tornaram mais acessíveis. Para quem não é muito fã da dupla ferro de passar e tábua, a passadeira a vapor pode ser um sonho de consumo. Apesar de algumas vezes serem oferecidas em tamanhos maiores, já existem versões mais compactas e de fácil manuseio. Para quem também tem pouco tempo pode ser uma ótima opção.
A passadeira requer um pouco mais de cuidado durante a utilização, o seu manuseio inicial é mais trabalhoso comparado ao ferro convencional, mas o resultado (uma roupa ou cortina bem passadas) pode ser conquistado com pouquíssimo esforço e de forma super rápida.
Quanto ao gasto de energia deve-se observar as informações de consumo na caixa do produto. Em relação ao manuseio, como em toda primeira vez de uso, é necessário seguir as instruções do fabricante. Com prática e alguns cuidados, em pouco tempo você pode ser tornar a melhor amiga(o) da passadeira a vapor.
Passadeira a vapor realmente funciona?
Quem usa diz que é uma excelente opção. A dona de casa Nilda Leme só tem elogios para a passadeira a vapor. “Nunca imaginei que pudesse ser tão fácil usá-la, tive medo de comprar e não me adaptar, mas só tenho elogios à minha passadeira a vapor, excelente para passar camisas e vestidos de festa”.
Publicidade
A diarista Kelly Franco diz que no começo foi difícil aprender a usar. “Eu tive um pouco de dificuldade por conta do tamanho, em algumas casas que eu trabalho só têm o modelo maior, aquele que parece um cabide. Mas, já no segundo dia, peguei o jeito. Eu acho ótimo para passar cortinas e tecidos de sofás”.
A passadeira a vapor substitui o ferro de passar?
É uma luta complicada e concorrida: ferro X passadeira a vapor! O uso da passadeira a vapor e do ferro de passar divide opiniões. Sem dúvidas, a passadeira pode ser mais segura para desamassar tecidos mais finos e delicados. Ela também pode ser usada para passar tecidos pesados, como o jeans, mas o resultado pode não ser satisfatório.
O ferro de passar costuma ser mais eficiente no caso dos tecidos mais grossos. A passadeira a vapor também é uma boa solução para passar cortinas, lençóis, colchas e sofás. É sempre bom lembrar que os dois eletrodomésticos exigem alguns cuidados durante o uso. Leia as instruções do fabricante para passar suas roupas na temperatura ideal.
Vantagens e desvantagens de usar passadeira a vapor
Você pode desamassar aquele tecido mais delicado, que não poderia ser passado com o ferro de passar convencional, usando a passadeira a vapor. Para quem tem pouca experiência com o ferro, pode ser uma ótima opção, já que acidentes, como a queima de tecidos, podem ser evitados. Existem os modelos maiores, ideais para passar cortinas, vestidos e camisas, e as versões mais compactas, que podem ser usadas em viagens curtas.
Publicidade
A maioria das passadeiras pode ser usada por até uma hora ininterrupta, sem a necessidade de parar para reabastecer o repositório. É sempre bom reforçar que a passadeira a vapor não é uma boa opção para tecidos pesados. Além disso, os modelos maiores precisam de mais espaço para serem guardados dentro de casa.
Boas opções de passadeiras a vapor para comprar online
As marcas oferecem passadeiras a vapor de capacidades e potências diferentes, você precisa escolher o modelo que atende a necessidade da sua casa ou comércio, bem como é importante checar se o produto atende todas as suas expectativas. Pesquise bastante e certifique-se que está fazendo a melhor escolha, esse processo vai evitar frustrações futuras.
Verifique a relação custo x benefício, potência, acessórios que acompanham o produto, tamanho do reservatório (que define o tempo de uso sem a necessidade de reposição) e as garantias oferecidas pelo fabricante. Para te ajudar nessa tarefa inicial, de pesquisar bons modelos de passadeiras a vapor, confira nossa lista:
1. Vaporizador Philips Walita DailyTouch com Suporte de Roupas – RI504/22
Este modelo possui luva de proteção, cabide próprio e haste ajustável. A capacidade do reservatório é de 1,4 litros de água, permitindo um tempo de funcionamento aproximado de 30 a 45 minutos – após este período será necessário desligar e recarregar a água. O utensílio não possui rodas e escova para tirar pelos.
2. Passadeira a Vapor / Steamer Mondial Vip Care VP-02
O modelo de passadeira a vapor da Mondial possui um dos maiores reservatórios, 2 litros, isso significa que você poderá usar o vaporizador por mais tempo sem repor água. Modelo com haste ajustável, cabide, escova para almofadas e acessórios para vincos (que ajudam a passar calças sociais, por exemplo). Não acompanha luvas protetoras, que é sempre interessante usar enquanto você estiver manuseando o aparelho, principalmente no começo até “pegar o jeito”.3. Passadeira a Vapor Profissional – Suggar
A haste ajustável permite a regulagem da altura do aparelho, ou seja: você vai conseguir alcançar aquele cantinho lá em cima, no topo da sua cortina, por exemplo, sem muita dificuldade. As rodinhas facilitam a locomoção para você arrastar o utensílio com segurança pela sua casa. A capacidade do reservatório é de 1,45 litros de água, espaço que garante um tempo de funcionamento aproximado 30 a 45 minutos – após este tempo será necessário desligar e recarregar a água. Não acompanha luvas protetoras, escova para tirar pelos e cabide próprio.
4. Passadeira a Vapor Arno Compact Valet
A Passadeira a Vapor Compact Valet IS62 da Arno possui cabide integrado, suporte para cabide adicional e clip para pendurar calças e saias – isso parece simples, mas ajuda muito na rotina, já que você poderá prender a roupa na própria passadeira . Também acompanha a escova vaporizada, o acessório para fazer vincos e a escova para retirar fiapos. O reservatório de água deste modelo é de 2,4 litros, bem grande! O tubo telescópico e a base compacta possibilitam que o produto seja guardado em pequenos espaços. Pode ser facilmente transportada, possui rodinhas e um cabo flexível.5. Passadeira a Vapor Cadence Lisser
Uma opção mais compacta e prática. Passa na vertical, higieniza e elimina mofo e odores em poucos minutos. O legal desse modelo é que ele protege os tecidos, pois usa apenas vapor para fazer a limpeza e passar as roupas. Pelo fato de ser portátil, esse aparelho pode ser facilmente levado nas viagens, por exemplo. O modelo ainda possui visor do nível de água com marcação de tempo estimado para uso. Em relação ao consumo de energia, este modelo usa 0,7 Kwh. O reservatório de água é considerado pequeno, já que tem apenas 200ml.
6. Vaporizador de Roupa Philips Walita Daily Touch – RI502
O bocal especial ergonômico do vaporizador tem uma saída de vapor extra grande que o ajuda a obter resultados mais rápidos. Possui haste ajustável. O reservatório de água é grande, destacável e removível, suficiente para 45 minutos de uso. O enchimento é fácil através do largo bocal do reservatório. O modelo inclui uma luva que protege a mão durante o uso do vaporizador.
7. Passadeira a Vapor Electrolux GST10
Possui luvas de proteção, haste ajustável, cabide, escova para pelos e acessório para passar mangas e colarinho, altamente recomendado para quem precisa passar camisas e ternos. O tempo de funcionamento aproximado é de 60 minutos, após este tempo será necessário desligar e recarregar a água. A base possui 4 rodas para facilitar o transporte.
Então: será que conseguimos ajudar você a se decidir sobre investir ou não em uma passadeira a vapor? Pesquise bastante antes de comprar e lembre-se que eletrodomésticos, como esse, podem facilitar sua rotina. Evite dores de cabeça e escolha a marca que possa atender todos as suas demandas. Boa sorte!