Com outros nomes no currículo (dentífrico, dentifrício, gel dental e creme dental), a boa e velha pasta de dente não serve apenas para deixar os dentes limpos e branquinhos e um hálito refrescante, ela também pode ser usada na limpeza diária da casa!
Para usar na hora da faxina, vale aplicar o creme diretamente na superfície, misturar com outros produtos para potencializar o resultado, usar em buchas de limpeza ou até mesmo no seu par perfeito, a escova de dentes. Para isso, compre uma escova bem baratinha, e deixe reservada na lavanderia para o uso exclusivo da limpeza. Não esqueça de avisar o pessoal de casa qual a função da escova, para ninguém colocá-la no banheiro por engano.
A pasta indicada para limpeza é a mais simples, branca, sem as esferas esfoliantes. Confira dicas de como usar o produto no dia-a-dia e truques de limpeza:
relacionadas
1. Buracos na parede
Fez um furo, sem querer no lugar errado? Ou então, precisa fechar um buraco de prego onde antes ficava um quadro? Use pasta de dente para preencher e fechar tapar o buraco. Finalize alisando a pasta com um pedaço de papelão ou uma régua, para deixar a superfície bem lisinha. Se necessário, repita o processo.
Publicidade
Caso sua parede seja branca, perfeito, a pasta vai funcionar como massa corrida. Se a parede for colorida, basta pintar depois. Operação tapa-buraco já!
2. Espelhos
No final do dia, é uma delícia tomar um banho quentinho para relaxar. Só que o vapor da água faz com que o espelho fique embaçado, resultando no aparecimento de pequenas manchas também. Se a sua melhor solução é passar a toalha e esperar o “suor” da água sumir do espelho para, só depois, conseguir se ver… Mude já de atitude!
Para evitar toda essa dor de cabeça, basta limpar o espelho com pasta de dente e uma esponjinha macia (não use o lado abrasivo). Deixe a pasta agir por um momento e retire o produto com um pano seco e fofo.
3. Ferro de passar
Com o uso e o passar o tempo, a base do ferro perde o brilho e adquire algumas manchas (amareladas ou, em alguns casos, em tons mais escuros, como marrom), que surgem por acumular substâncias minerais, presentes na água.
Publicidade
Cada vez que você enche o reservatório do ferro, ele solta vapor, fazendo com que esses minerais se condensem na base do ferro e nos furinhos, causando as manchas. Algumas delas podem sujar ou até queimar a roupa.
Para evitar que isso aconteça, limpe a base do ferro com pasta. Passe diretamente no ferro (desligado da tomada e frio, vale lembrar!), e depois limpe o excesso com pano úmido, de tecido que não solte pelos. A base fica brilhando, com aparência de ferro novinho!
4. Garrafas térmicas sem cheiro
A garrafa térmica pode servir para armazenar água, leite, achocolatado, chá, café… Com tantos usos, com o tempo ela adquire um odor próprio – para não dizer, na verdade, um cheiro estranho.
Para deixar a garrafa limpinha e sem odor, lá vai o truque: adicione água quente e um pouco de pasta dental. Agite bem e deixe a mistura agir por uns 5 minutos. Enxágue com água quente.
5. Giz de cera na parede
Para as famílias que têm pequenos artistas em casa, um problema é recorrente: rabiscos – ou melhor, obras de arte – nas paredes, para o terror das mães. Respire fundo e tenha calma, por mais que pareça, não é difícil sumir com os desenhos e voltar a ter a parede branquinha. A pasta de dentes faz isso por você, e sem grandes esforços.
Publicidade
Para remover o giz de cera, aplique uma camada fina de pasta sobre os traços. Com o lado mais fino de uma esponja, tire o excesso do produto. Passe um pano úmido para finalizar. O giz sai facilmente, sem danificar a pintura. E pronto, parede limpa e nova para você apreciar (ou uma tela em branco para seu artista mirim).
6. Farol do carro
Você já deve ter percebido que um carro novo tem os vidros dos faróis bem limpinhos. Depois um tempo, eles vão adquirindo uma nova aparência, ficam feios e opacos, parecendo que estão sujos – e que estão, na verdade. Por isso, eles precisam ser limpos, e a melhor maneira de deixá-los novinhos em folha é aplicar creme dental com uma esponja macia, em movimentos circulares. Passe um pano de microfibra para finalizar.
7. Limpar colarinho
Camisas são peças de roupas que atraem manchas. Quando ela se instala no colarinho, que é a parte mais grossa da camisa, há uma técnica infalível para eliminá-la: com uma escova de dentes úmida, aplique a pasta de dente sobre a mancha ou sujeira acumulada. Depois, só enxaguar e fazer a lavagem como de costume. A mesma ideia vale para os punhos.
8. Limpar mamadeiras
Para facilitar a limpeza da mamadeira, o mercado oferece esterilizadores e até escovinhas próprias. Com o auxílio de uma escova de dentes, ou até mesmo a escovinha indicada (comprida e cilíndrica), aplique creme dental: por dentro, por fora, e nas dobrinhas que formam a rosca. Enxágue com água em abundância. A mesma ideia pode ser aplicada nos outros copinhos do bebê, mordedores e chupetas.
9. Limpa-vidros
Outra ótima função da pasta de dente é agir como limpa-vidros, podendo ser aplicada nos vidros das janelas, no box do banheiro, em portas de vidros e em qualquer outro vidro por aí que esteja precisando de uma boa limpeza. Com uma esponja macia e úmida, aplique pasta dental por toda a superfície, em movimentos circulares. Após 10 minutos, enxágue com água. A pasta age clareando as manchas. Seque com um pano de algodão, que não solte pelos.
10. Manchas de caneta em tecido
Teve azar e mais uma vez a caneta estourou no bolso? Calma, a camisa não precisa ir para o lixo! A pasta de dente, quando aplicada sobre a tinta, age no produto para remover a mancha.
Umedeça o local, coloque o creme sobre a mancha e deixe secar, e lave apenas no dia seguinte. Além das tintas das canetas, a pasta também remove manchas de batom e outros produtos de maquiagem. Use a pasta branca comum, a versão clareadora pode causar efeito contrário e manchar ainda mais seu tecido.
11. Manchas de copos na mesa
Jarras, taças, copos e xícaras com líquidos muito quentes ou muito gelados tendem a suar, fenômeno que faz o líquido e o recipiente chegar à temperatura ambiente. Quando esse suor seca, a madeira da mesa ou da bancada fica manchada. Você bate o olho e sabe que tinha um copo bem ali.
Para remover esse tipo de mancha, limpe a madeira com pano levemente umedecido e um pouco de pasta de dente branca. Faça movimentos circulares, retire o excesso e, com outro pano, finalize a limpeza, polindo o local. A pasta funciona como uma cera, evitando que novas marcas se formem.
12. Materiais em couro
As propriedades dos componentes da pasta de dente também agem como aliadas na manutenção e conservação de peças de couro, como jaquetas, coletes, calças, bolsas e calçados. Caso algum líquido tenha sido derramado, ou alguma sujeira insiste em se instalar, esfregue o creme delicadamente sobre a peça, e retire o excesso com um pano seco, de algodão.
13. Objetos cromados
Já reparou que com o passar do tempo, as torneiras cromadas (aquelas prateadas) vão perdendo o brilho e acabam ficando foscas? Aplique um pouco de pasta de dente, com as mãos mesmo, como se estivesse ensaboando a torneira. Depois, só lavar! Simples assim, e elas voltarão a ter o brilho de antes!
A ideia também pode ser aplicada em outros objetos cromados, como misturadores, ganchos, porta-toalhas, porta-papel e demais acessórios cromados do banheiro e da cozinha.
14. Odor dos potes plásticos
Milhares de potinhos de acumulam na cozinha, divididos por formatos ou cores. Embora muito úteis, eles podem, com o passar do tempo, ficar com um cheiro ruim, um odor forte de algo que ficou muito tempo armazenado dentro dele.
Para acabar de vez com o mau cheiro, lave o potinho usando pasta de dente no lugar do detergente. Se o odor persistir, faça uma misturinha de pasta com água morna e deixe de molho, de um dia para o outro. Faça o mesmo com a tampa. Quando guardar os potinhos no armário, sempre deixe abertos, para que não fiquem abafados.
15. Polir joias
Com o uso frequente, as joias de prata perdem seu brilho natural, podendo ficar opacas e manchadas. Para dar nova vida às suas peças não é necessário nenhum produto muito diferente ou caro. A já famosa pasta de dentes pode ser a solução para limpar prata. Para isso, esfregue o creme com um pano macio e seco em cada joia. Deixe agir por 10 minutos e lave em água corrente.
Para joias com muitos detalhes e relevos, utilize uma escova de dentes com cerdas macias para alcançar cada detalhe da peça. Se a mancha estiver muito forte e difícil de sair, aplique uma camada mais espessa e deixe agir por uma hora (depois, basta lavar e secar). Não use pasta dental em pérolas, pedras e strass, já que são bem mais sensíveis e suscetíveis a riscos.
16. Sapatilhas limpas
Caiu alguma coisa em cima do seu pé e sujou o sapato? Para não ficar com um pé limpo e outro com manchas, esfregue o tecido da sapatilha com uma esponjinha e pasta dental. Rapidinho a cor original do sapato vai aparecer. Você terá sapatilhas limpas e cheirosas!
17. Tapete ou carpete com mancha
Carpete, carpete de madeira e tapetes podem ser considerados “vítimas” das manchas, já que sempre cai alguma coisa neles. Para sumir com elas, aplique pasta de dente sobre a mancha. Com uma escova, umedeça levemente e esfregue. Se necessário, repita o procedimento, até a mancha sair. Com um pano úmido, retire o produto.
Importante: antes de esfregar o tapete, bem no centro, faça o teste, aplicando a pasta em uma pequena área, de preferência, em uma das pontas, para confirmar se a peça não solta tinta.
18. Teclas do piano
Sua herança de família é um piano lindo, cheio de histórias para contar, e com teclas amarelas que deduram a passagem do tempo e a idade que ele tem? Dê uma cara nova ao instrumento! Limpe-o inteiro com flanela, passe lustra-móveis em toda a estrutura dele e limpe as teclas com bastante delicadeza, usando um pano úmido com pasta de dente. Elas ficarão branquinhas novamente, e o piano fará sucesso na sua sala.
19. Tênis branquinho
Um truque simples para limpar seu tênis branco! A borracha (ou plástico, ou tecido sintético) que contorna o tênis vive encardida e nunca mais ficou branquinha? Com uma escova específica para roupas, ou uma escova de dentes, aplique a pasta dental e esfregue vigorosamente. Com um pano úmido, tire o excesso do produto e deixe secar naturalmente.
Além dessa parte, a pasta também pode limpar a sola e ajudar a tirar os arranhões do sapato. Essa técnica pode ser aplicada em calçados de couro branco também.
20. Tirar odores fortes da mão
Você acorda inspirado e vai para a cozinha preparar um belo prato diferente para inovar na refeição da família e, quando percebe, suas mãos são quase que uma continuação da cebola e do alho. Com cheiros bem fortes, que ficam impregnados, a solução é a querida pasta de dentes. Pingue algumas gotinhas nas palmas e esfregue vigorosamente, como se fosse um detergente ou sabão comum. Lave em água corrente e passe um hidratante.
Além do alho e da cebola, outros alimentos podem deixar um forte odor nas mãos, como peixe e frutos do mar. E a técnica funciona para qualquer um desses ingredientes.
O creme dental é um produto tão versátil, que ajuda até mesmo a diminuir pequenas discussões em casa, como aquela da pasta de dente escorrida na pia. Em vez de reclamar a plenos pulmões que isso continua acontecendo, aproveite que o produto já está ali e use-o para esfregar a pia: ela ficará limpinha!
A pasta de dente é um produto que pode ser então, considerada como 1001 utilidades! Agora, além de ter o creme armazenado no banheiro, para a higiene bucal, deixe uma unidade também na lavanderia, para ser usado como produto de limpeza! Veja mais dicas de como usar vinagre na limpeza e crie misturinhas turbinadas para a limpeza!