A pintura e o envelopamento são algumas das opções para a recuperação e repaginação de eletrodomésticos em ótimas condições de uso, mas com aparências que comprometam a decoração dos ambientes. Servindo contra a monotonia dos eletrodomésticos brancos, ambos permitem a escolha entre uma série de cores e estampas diferenciadas para a cobertura de pinturas riscadas, ressecadas ou vítimas de ferrugem.
A diferença entre pintura e envelopamento é que o primeiro se apresenta como líquidos que cobrem as superfícies danificadas, enquanto o segundo consiste em adesivos em folhas destinados às mesmas funções. Em relação às vantagens, o envelopamento é cerca de 75% mais econômico do que a pintura, entretanto, os preços variam conforme a empresa que realiza o trabalho e dependendo da situação dos eletrodomésticos a serem recuperados.
Abaixo selecionamos algumas dicas, materiais, passo-a-passo e informações complementares sobre essas diferentes técnicas, capazes de mudanças significativas na decoração de interiores. Confira:
relacionadas
Por que envelopar ou pintar seus eletrodomésticos?
Segundo a decoradora Denise Miranda, o envelopamento consiste em uma técnica de adesivagem sem sobreposição da pintura original, necessitando apenas do descolamento e substituição da superfície adesivada para sua renovação, enquanto as pinturas danificadas demandam superfícies lixadas para sua recuperação.
Publicidade
Denise defende a personalização dos eletrodomésticos em objetos únicos: “eles agregam charme e beleza em casas de diferentes estilos, com as cores sóbrias sendo ideais para ambientes clássicos, enquanto os tons de vermelho puxado para o cereja, amarelo, azul e laranja são ótimas opções para reforçar o estilo retrô”.
Quanto ao preço e versatilidade, “o envelopamento é mais viável, visto que a pintura exige mais trabalho e o custo acaba sendo mais alto, além da pintura ser limitada em uma cor somente. O envelopamento permite que o cliente escolha estampas ou imagens variadas”, complementa a decoradora.
Como pintar eletrodomésticos
- Proteja o chão e os arredores com lona ou jornais;
- Limpe o eletrodoméstico com uma esponja com água e sabão, retirando todas as partículas e substâncias oleosas. Seque o aparelho com uma toalha;
- Esfregue o eletrodoméstico com uma esponja com solução de água e amônia;
- Esfregue o eletrodoméstico com uma palha de aço para retirada de resíduos persistentes ou incrustados;
- Lixe o eletrodoméstico, incluindo as bordas e pegadores. Retire os detritos com um pincel limpo;
- Remova alavancas ou botões que não serão pintados ou que possam ser pintados separadamente;
- Projeta com fitas adesivas locais que não serão pintados;
- Compre tinta específica para eletrodomésticos (encontradas em lojas de decoração ou ferragens);
- Pinte o eletrodoméstico com pinceladas firmes ou segurando o spray a uma distância segura;
- Passe uma segunda camada de tinta, deixando a pintura igualitária e com bom acabamento.
Como envelopar eletrodomésticos
A tinta spray é utilizada somente para dar acabamentos (exemplo: nos puxadores e pés do eletrodoméstico). Para o envelopamento é usado adesivo vinílico com cores sólidas e adesivo de impressão digital com variedades de estampas e imagens. A decoradora Denise Miranda ensina:
“O primeiro passo é limpar o eletrodoméstico, isso porque a poeira e o excesso de sujeira comprometem a adesivagem. Nunca retire toda a parte de trás do adesivo: o indicado é que se retire apenas alguns milímetros. Assim, com a parte que for descobrindo, você vai inserindo no local a ser aplicado, aos poucos. Comece do meio para as extremidades e, conforme for colando, retire o restante pouco a pouco, evitando bolhas ou algo que possa dar errado. Os acabamentos finais são feitos com estilete”.
Publicidade
20 fotos de eletrodomésticos envelopados ou pintados para se inspirar
As técnicas de pintura e envelopamento são indicadas para a recuperação de eletrodomésticos riscados com marcas profundas, mas que mantêm suas configurações quanto ao funcionamento. Veja algumas ideias:
1. Envelopamento tematizado
A aplicação do adesivo na geladeira com estampa que imita desenhos de azulejos renova a decoração da cozinha, aqui apresentada em tonalidades mais neutras e com alguns poucos detalhes azuis.
2. Geladeira vira item decorativo
A geladeira antiga é adesivada com estampas de escamas que combinam com o restante da decoração do ambiente, que se utiliza de elementos rústicos como piso, mesa e cadeiras em madeira.
3. Geladeira com tinta de lousa
Geladeiras recuperadas e repaginadas com tinta de lousa estão com suas superfícies preparadas para o recebimento de pequenos recados e até mesmo das receitas favoritas dos moradores.
Publicidade
4. Vida nova à geladeira velha
Cozinha em cores neutras e toques em madeira tem sua decoração complementada pela geladeira envelopada com personagem colorida, que dá o toque de cor, moderniza e alegra o ambiente.
5. Decorações para envelopamento
Além da decoração promovida pelas infinitas estampas que o envelopamento possibilita, o ladrilho hidráulico aplicado na parede também complementa o visual do ambiente, trazendo sofisticação.
6. Envelopamento com motivos geométricos
O envelopamento apresenta inúmeras possibilidades de cores e estampas para incrementar a decoração. Destaque para os geométricos, que trazem descontração aos ambientes em que são aplicados.
7. Geladeira dupla e decorada
A cozinha ganhou a geladeira envelopada como complemento em sua decoração. O adesivo com desenho inusitado tem as mesmas cores que aparecem em detalhes no ambiente.
8. Pintura dá uma nova cara à geladeira velha
Além do envelopamento, a pintura também é capaz de renovar os eletrodomésticos recuperando sua beleza, uma vez que seu funcionamento não está comprometido. O ladrilho hidráulico complementa a decoração.
9. Grafitti compõe a decoração
A cozinha ganha envelopagem com estampa de graffiti, arte que vem das ruas e que deixa o ambiente ao mesmo tempo descontraído e sofisticado. Piso e mobiliários em madeira finalizam os toques rústicos.
10. Contact transforma refrigerador antigo
A utilização de contact estampado transformou o refrigerador antigo em uma nova peça de decoração para a cozinha, adicionando o estilo retrô ao ambiente em questão.
11. Decoração em cores vibrantes
Fugindo do tradicional branco ou amadeirado, essa cozinha foi decorada em tons vibrantes. Cores análogas (localizadas lado a lado no círculo cromático) resultam em diversão e trazem delicadeza ao ambiente.
12. Repaginando a geladeira branca
O envelopamento pode ser realizado em apenas uma parte específica do eletrodoméstico. Nesse caso, na porta da geladeira, que é o local mais exposto às ações que resultam em riscos e manchas. Portas coloridas fazem toda a diferença na elaboração da decoração.
13. Geladeira antiga restaurada
Geladeiras antigas são restauradas com pintura em cores variadas. No exemplo apresentado, o amarelo é escolhido como tonalidade que permite a criação de um ponto de luz na decoração da cozinha.
14. Envelopamento estampado
Para uma renovação diferenciada nos eletrodomésticos, aposte na escolha de envelopamentos estampados, de trabalhos manuais à paisagens diversas como marcas de bebida, monumentos e cidades.
15. Envelopamento com adesivo estampado
Os adesivos de envelopamento também são apresentados com estampas diversificadas, para ajudar na decoração das cozinhas ou áreas de lazer em que estiver.
16. Decoração com toque orgânico
O envelopamento com motivos verdes somado ao vaso de planta colocado em cima da geladeira confere toques orgânicos na decoração, sem a necessidade de gastos excessivos.
17. Pintura temática traz renovação
A pintura tematizada traz renovação ao antigo eletrodoméstico, proporcionando toques do estilo vintage para a decoração do ambiente em que ele será utilizado novamente.
18. Tinta e corda para repaginação
Além da pintura com tinta de lousa, o eletrodoméstico ganhou a adição de cordas enroladas em seus puxadores, incrementando não apenas a geladeira, como a decoração de toda a cozinha.
19. Freezer envelopado recuperado
O envelopamento se apresenta como uma ótima opção para a recuperação e proteção dos eletrodomésticos contra riscos e ferrugens decorrentes de seu uso contínuo.
20. Envelopamento como cuidado contra riscos
A técnica do envelopamento pode ser utilizada até mesmo em eletrodomésticos novos e sem riscos, servindo como uma capa protetora contra vestígios do uso diário e manuseio.
8 produtos para comprar para renovar seu eletro
Gaste pouco com os materiais necessários para a recuperação e transformação dos eletrodomésticos da sua casa!
1. Lona Plástica 2x2m Preto BFR Lonas
Compre na Leroy Merlin
2. Pincel para Metal 50mm Dexter
Compre na Leroy Merlin
3. Fita Crepe Branca 19mmx50m Dexter
Compre na Leroy Merlin
4. Esponja Não Risca Azul 3 Unidades Limppano
Compre na Leroy Merlin
5. Lã de Aço 8 Unidades Limppano
Compre na Leroy Merlin
6. Tinta Spray Epóxy Colorgin Brilhante Cinza Nímbus 350ml
Compre na Leroy Merlin
7. Adesivo Metalizado Cromado Prata
Compre na Adesivo Max
8. Espátula em EVA 12cm Cortag
Compre na Leroy Merlin
Ambas opções de recuperação atendem As necessidades dos eletrodomésticos que precisam de uma recuperação ou repaginação sem gastos excessivos. Cada uma delas têm suas vantagens e desvantagens, mas a envelopagem ainda se apresenta como a opção mais econômica, levando apenas algumas poucas horas para a finalização do serviço e elaboração de uma nova decoração. Veja também ideias de adesivo de parede para cozinha.