Aproveitar uma piscina nos dias de calor é sempre um momento divertido e prazeroso, mas é preciso garantir segurança e conforto para todos na área do seu entorno. Por isso, é importante estar atento na hora de escolher o piso para piscina.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Os revestimentos para essa área devem ser atérmicos e antiderrapantes, ou seja, não devem absorver calor ao ficarem expostos ao sol e não devem ficar escorregadios quando estiverem molhados. Além disso, a aparência estética também deve ser levada em conta, assim como as particularidades de cada projeto. Para ajudar na escolha do piso para piscina, confira opções existentes no mercado, inspirações e cuidados que você deve ter.
Índice do conteúdo:
Qual piso para piscina escolher?
Há diversas opções de piso para piscina que podem ser utilizadas observando as principais exigências para essa área. Conheça os principais tipos, bem como suas vantagens e desvantagens, para ajudar você com a decisão da escolha do revestimento.
Pedras
As pedras, como mineira e são tomé, são bastante utilizadas no entorno das piscinas em razão da sua praticidade na limpeza e facilidade com manutenção e reparos. Apresentam baixa absorção de calor e são antiderrapantes, além de possuírem uma aparência natural e visual refinado. Apesar disso, podem apresentar um custo mais alto e encardir com o tempo. As mais comuns são a mineira, Goiás e São Tomé.
Madeira
A madeira pode ser instalada no entorno da piscina como deck. É um material nobre, com grande beleza e apelo estético para a área externa, entretanto exige manutenção periódica. Além disso, a madeira apresenta maior absorção de calor quando comparada com os revestimentos rochosos.
Mármore
O mármore apresenta uma aparência requintada em diversos tons e texturas. É resistente, mas possui um custo mais elevado que outros materiais. Para ser utilizado em bordas e no entorno da piscina deve receber um tratamento antiderrapante. Devido à sua porosidade também pode sofrer com manchas e deve ser impermeabilizado. Uma boa opção entre os tipos de mármore é o travertino.
Granito
O granito também pode ser utilizado em volta de piscinas. É uma pedra dura, com alta resistência e durabilidade. Possui qualidade atérmica e um visual elegante com grande variedade de cores e estilos. Para áreas externas o acabamento deve ser rústico e antiderrapante.
Porcelanato
O porcelanato é um piso versátil e disponível em diversos tamanhos, formatos e texturas. Com as bordas retificadas, conferem um visual extremamente uniforme. Apresentam vantagem em sua manutenção, com a proximidade das juntas, acumulam menos sujeira e facilitam a limpeza. Mas, atenção! Escolha uma peça que seja indicada para áreas externas e molhadas.
Cerâmica
A cerâmica é um material bastante popular e consagrado no uso em áreas externas e entorno de piscinas. Suas vantagens são o baixo custo em relação aos outros tipos de piso e também possui uma grande variedade de cores e texturas. Entretanto, devido ao grande espaço do rejunte, suja com mais facilidade e pode escurecer com o tempo.
Cimentício atérmico
É um revestimento preparado com um cimento específico e, portanto, é um dos materiais com menor absorção térmica. Uma opção segura, confortável e durável. É ideal para regiões muito quentes e se adapta a diversos tipos de projetos. Pode encardir com facilidade, por isso, é recomendada a aplicação com resina protetora.
Publicidade
Fulget
É um material agregado constituído de cimento e pedriscos, o que lhe confere uma textura áspera e antiderrapante, com um acabamento contínuo. Apresenta longa durabilidade e resistência, até mesmo em áreas de alto tráfego. Com a ausência de rejunte, suja menos e apresenta fácil limpeza. Como desvantagem, tem uma manutenção difícil em caso de danos. É feito diretamente no local.
Existem opções para todos os gostos e estilos de piso para piscina. Na hora da escolha é importante considerar quais são as suas prioridades e a estética desejada, e, assim, optar pelo melhor custo-benefício para você.
relacionadas
60 fotos de pisos para piscina
Com toda essa variedade de revestimentos, é possível criar belos projetos e uma infinidade de composições. Confira diversas fotos de piso para piscina para te inspirar e ajudar com a escolha:
1. Piscina com borda elevada cercada com mármore travertino
2. Uma combinação de tons claros e escuros
3. Destaque para a piscina com a borda em piso cimentício
4. Porcelanato com textura de pedra no piso para piscina
5. Mistura de materiais na área de lazer
6. Um deck de madeira para apreciar a natureza e curtir a piscina
7. Mármore e madeira, uma combinação de materiais nobres
8. A beleza natural da madeira valoriza o espaço da piscina
9. Dê mais vida ao seu quintal com diferentes tipos de piso
10. Ao optar pelo deck, utilize tipos de madeira adequados para este fim
11. Aproveite a área da piscina com espreguiçadeiras
12. A cerâmica é uma opção prática e com muita beleza
13. O piso para a piscina pode garantir um visual deslumbrante
14. Você pode optar por um material no piso e outro para a borda
15. As pedras ficam um charme como piso para piscina
16. Traços orgânicos e uma mistura de tipos de piso para piscina
17. Destaque a borda da piscina com um revestimento diferenciado
18. O piso ao redor da piscina emoldura e evidencia seu formato
19. Uma possibilidade é utilizar o deck suspenso sobre a água
20. Aconchego na área externa com um piso cerâmico
21. A madeira é uma opção contemporânea e sofisticada
22. Elegância no piso para piscina com mármore
23. Piscina com formato arrendondado e piso cimentício
24. Valorize pequenos espaços com um piso amadeirado
25. Um amplo deck de madeira para curtir o espaço
26. Tons claros e neutros garantem um espaço atemporal
27. O porcelanato garante um visual clean e sofisticado
28. O piso fulget confere um aspecto natural e uniforme
29. Uma área de lazer totalmente integrada
30. Pisos em cores claras trazem mais amplitude
31. Materiais naturais com acabamentos sofisticados
32. A paginação dos pisos pode seguir o desenho da piscina
33. A madeira deixa o espaço de lazer mais harmonioso e prático
34. O piso cerâmico traz charme em cores para a piscina
35. O mármore como piso para a piscina valoriza a área externa
36. O piso pode garantir continuidade entre interior e exterior
37. O espaço da prainha na piscina também deve ter um piso seguro
38. O deck na piscina funciona como uma extensão da varanda
39. O piso cimentício traz conforto e estilo para a área de lazer
40. O porcelanato pode substituir a madeira com praticidade e beleza
41. Variedade de texturas e vegetação formam uma bela composição
42. Uma pequena piscina fica muito mais charmosa com um deck
43. Materiais como madeira e pedra ficam muito bem juntos
44. Uma piscina unida com a varanda
45. A piscina ganha uma aparência elegante com o piso em pedra
46. O piso para piscina deve aliar conforto, beleza e segurança
47. Algumas pedras conferem um visual mais natural e rústico
48. Tons claros trazem mais requinte para a área da piscina
49. O deck de madeira permite uma união especial com o paisagismo
50. O mix de revestimentos cria um lindo contraste de texturas
51. A grande variedade de porcelanatos permite inúmeras combinações
52. Um bom piso irá permitir que você aproveite os dias de sol sem preocupação
53. Piscina com borda de granito e piso de pedras
54. O piso cimentício é uma alternativa elegante e moderna
55. Com um ar rústico, o piso fulget esbanja funcionalidade
56. Encante com formas curvas
57. As pedras garantem um destaque especial para o piso
58. Para uma integração visual, harmonize os tons
59. Toda a nobreza do mármore para a piscina
Com certeza, a área ao redor da piscina merece uma atenção especial com a escolha do piso. Você também pode escolher mais de um tipo, já que as combinações de diferentes materiais podem resultar em composições bem interessantes com a piscina.
Cuidados
É importante estar atento a alguns cuidados com o piso para piscina, tanto na hora da escolha, quanto com questões de segurança, manutenção e limpeza. Confira:
Quando for escolher o piso é fundamental que a opção escolhida mantenha a temperatura equilibrada, sem absorver muito calor, e não provoque derrapagem. Jamais utilize superfícies polidas, ou algum piso que se torne escorregadio quando molhado. É importante priorizar a segurança e evitar o risco de acidentes. Proteja a área do entorno da piscina com cercas ou grades, caso tenha crianças ou animais de estimação.
Com relação à limpeza e manutenção do piso na área da piscina, procure varrer diariamente ou sempre que houver alguma sujeira ou folhas. Limpe com água, sabão ou detergente neutro e uma escova macia. Evite usar materiais abrasivos, como solventes, produtos corrosivos e outros materiais que possam riscar ou danificar o piso.
Com alguns cuidados e a utilização de materiais adequados para o piso da piscina, o seu quintal será perfeito para aproveitar ao máximo os dias de sol, com muita diversão e com total segurança para sua família. E para complementar o espaço ao ar livre, veja também ideias de paisagismo para piscina.