Quer usar plantas na decoração, mas sem ter muito trabalho? Aposte nas plantas artificiais para sala. Foi-se o tempo em que elas eram vistas como sinal de mau gosto. Atualmente, o material escolhido e o técnica usada na confecção permitem a recriar modelos com cores, brilho, movimento e características muito parecidos com as espécies naturais.
Você não vai mais precisar se preocupar em deixar suas samambaias ou palmeiras sem água enquanto viaja ou passa dias fora de casa. Feitas de silicone, seda ou poliéster, as plantas artificiais tem se tornado cada vez mais populares, sendo bastante utilizadas na decoração de casas e pontos comerciais.
Índice do conteúdo:
Como escolher a planta artificial certa
As plantas artificiais podem recriar uma grande gama de espécies e serem produzidas em diferentes tamanhos. Para garantir um projeto harmonioso, é preciso levar em consideração algumas dicas na hora de escolher o modelo de planta para sua sala.
Publicidade
- Fique de olho no tamanho: a regra é simples, o tamanho da planta e do ornamento estão diretamente relacionados ao tamanho do ambiente. Salas pequenas precisam de arranjos pequenos, plantas estreitas e árvores finas e delicadas para não poluir visualmente ou diminuir a sensação de amplitude. Enquanto isso, salas espaçosas com pé direito duplo combinam perfeitamente com plantas frondosas e ornamentos grandes e largos.
- Escolha a espécie certa: escolha um projeto e local que siga as características da espécie natural reproduzida. Se o modelo escolhido recria uma planta que precisa de pouca iluminação natural, use-o em um local com essa característica. Com isso, seu arranjo vai parecer mais natural e realista.
- Preste atenção ao vaso: a ornamentação também faz parte da decoração. Por isso, escolha um modelo que combine com o estilo, espaço e tamanho da sua planta e sala. Vasos maiores podem ser usados no chão, no hall de entrada ou próximos a móveis como sofás e móveis de TV. Já ornamentos menores, são perfeitos para estantes, mesas e aparadores.
- Misture com elementos naturais: para dar um toque mais realista, utilize elementos naturais para montar seu arranjo. Pedrinhas e cascalhos dentro do vaso são excelentes opções para compor o ambiente e deixar sua planta mais natural.
Árvores, folhagens ou arranjos, o importante é harmonizar a planta artificial escolhida com o estilo e decoração da sua.
29 ideias de plantas artificiais para sala
São tantos modelos diferentes, que é preciso ter cuidado e atenção na hora de compor o ambiente. Para ajudar, separamos 36 projetos de como usar plantas artificiais na decoração da sua sala.
1. A grande variedade de plantas trouxe um jardim para dentro da sala
2. Madeira, plantas e uma iluminação especial
3. O verde do arranjo criou o contraste ideal para a parede de tijolinhos despojada
4. Aproveite o pé direito duplo para investir em modelos maiores
5. Delicadeza e neutralidade na decoração
6. Jardim externo com plantas artificiais é prático e bonito
7. Plantas e acessórios de decoração trouxeram mais cor para essa sala de tons sóbrios
8. As colunas verdes trouxeram mais cor e serviram como moldura para a televisão
9. A parede verde virou protagonista da decoração
10. Modelos em cascata são perfeitos para serem usados em estantes e móveis altos
11. Espalhe plantas por toda a sala
12. Jardim vertical e plantas em jarros formam uma boa combinação
13. Separe um espaço embaixo do aparador para as plantas
14. Modelos verticais são perfeitos para salas compactas
18. Diferentes modelos de plantas e vasos dão mais aconchego sem abrir mão da modernidade
16. Paleta de cores neutras pedem vários vasos de plantas
17. O cantinho de descanso ficou mais agradável com a ajuda das plantas
18. As plantas trouxeram cor e vida para o ambiente em tons neutros
19. Vasos e plantas grandes são perfeitos para serem usados no chão ao lado do sofá
20. Para não errar, coordene o tamanho da planta com lugar que você quer decorar
21. Aposte no verde também nos móveis e acessórios
22. Jardim interno com plantas artificiais também é possível
23. Pequenas árvores são ideais para serem usadas ao lado dos móveis
24. Para dar mais destaque a plantas pequenas e médias invista em vasos grandes
25. O vaso prata deu destaque e estilo ao aparador
26. Misture modelos, estilos e tamanhos diferentes
27. Decore o cantinho da sala com um vaso de planta
28. Crie um jardim interno com nichos, plantas e iluminação direcionada
29. Pequenas suculentas e vasos de vidro são perfeitos para centros de mesa
Suspensa, no chão, em cima dos móveis, na parede… o que não falta são formas diferentes de usar plantas artificiais na decoração. Invista nessa ideia!
Cuidados com as plantas artificiais
Comparadas às naturais, as plantas artificiais são bem mais fáceis de manter. Mas ainda assim é preciso tomar alguns cuidados. As dicas abaixo vão te ajudar a manter suas plantas bonitas e com um aspecto natural por muito mais tempo.
- Evite exposição solar: exposição solar direta e diária pode danificar o material das plantas artificiais. Por isso, coloque suas plantas em um local longe da luz do sol, isso vai evitar que elas desbotem e se danifiquem.
- Limpe a poeira: para que sua planta dure mais tempo e para deixá-la sempre com um aspecto natural e bem conservado, retire o pó e a poeira dos arranjos e flores frequentemente.
- Cuidado com as pétalas: seja em plantas naturais ou artificiais, as pétalas são estruturas delicadas, que devem ser manuseadas com cuidado e evitar tocá-las para que elas não caiam, sujem ou estraguem.
- Troque pedras e musgos: as pedras e musgos dos vasos podem ficar úmido e criar fungos e outros bichos, arriscando sujar e estragar sua planta. Para evitar, troque esse tipo de material frequentemente.
Práticas e bonitas, as plantas artificiais chegaram para ficar. Escolha o modelo que mais lhe agrada e deixe sua sala mais aconchegante e estilosa sem grandes dificuldades.
Muito útil os esclarecimentos.