Plantas carnívoras: como cuidar e espécies para você ter em casa

Javier Cofino


Atualizado em 06.07.23

As plantas carnívoras, apesar de não serem muito comuns em jardins ou decorações, apresentam um visual exótico e único. Além de deixar o seu cantinho mais bonito, ter uma espécie dessas em casa é bem interessante! As plantas carnívoras são bem fáceis de cuidar, entretanto exigem um pouco de atenção. Por isso, aprenda como cuidar de sua plantinha, curiosidades fascinantes e tipos de plantas carnívoras para você escolher a sua! Vamos lá?

Índice do conteúdo:

Espécies de plantas carnívoras

Há centenas de espécies de plantas carnívoras. E para começar a se familiarizar, conheça as espécies mais comuns que fazem parte deste grupo vegetal:

Dionaea

É uma das plantas carnívoras mais conhecidas. É marcada por folhas com filamentos que ficam abertas o tempo inteiro e, quando uma mosca ou outro pequeno inseto pousa em sua superfície, elas fecham em poucos segundos enjaulando a presa. Mede de 5 a 15 centímetros.

Publicidade

Drosera

Essa espécie é caracterizada por seus longos tentáculos que são cobertos com pequenos filamentos e uma substância pegajosa. Quando o inseto pousa em uma de suas folhas, o tentáculo começa a se enrolar levando a presa para o centro da planta carnívora.

Sarracenia

Como compridos tubos, essa planta carnívora apresenta um cheiro bastante agradável e, através deste seu aroma, ela atrai os pequenos insetos que buscam flores para polinizar. É uma das plantas carnívoras mais resistentes e se adapta facilmente em climas bem quentes ou bem frios.

Utricularia

É uma espécie de planta aquática que apresenta lindas flores em diferentes cores. É considerada a espécie mais rápida de todas aos capturar um inseto. Através de sucção, a utricularia apresenta pelos e filamentos que auxiliam na hora de prender a presa.

Publicidade

Nepenthes

Conhecida também como copo de macaco, essas espécies de trepadeiras gostam muito do clima úmido. Sua principal característica é o formato em jarra que armazena água para atrair as presas. Quando algum inseto cai dentro do copo, os filamentos que cobrem as extremidades da planta se voltam para baixo, deixando a presa sem saída.

Darlingtonia

Essa planta captura a sua presa quando ela entra em um buraco situado na ponta, que é envolvida por uma secreção grudenta. A darlingtonia é mais complicada de cultivar, pois sua raiz precisa estar sempre fria, ou seja, muitas vezes é necessário colocar cubos de gelo em dias quentes.

Heliamphora

Por fim, essa linda espécie carnívora apresenta um formato semelhante ao da serracenia. O que difere as duas plantas é que essa não apresenta uma “tampa”, mas uma estrutura denominada “colher de néctar”. Através de suas cores vibrantes e de seu delicioso aroma, os insetos são atraídos para dentro dessa planta carnívora. Assim como várias outras, ela gosta muito de umidade.

Uma mais linda e incrível que a outra, não é? É importante mencionar que essas espécies gostam muito do clima úmido e, por isso, é importante que seu solo esteja encharcado. Mas cuidado para não exagerar na dose! Veja dicas importantes para cultivar.

Publicidade

Como cuidar de plantas carnívoras

Apesar do nome carnívoras, essas plantas não se alimentam de carne, e sim de pequenos insetos, ácaros e pequenos organismos. Por isso, também são chamadas plantas insetívoras. Ademais, as plantas carnívoras são espécies que vivem em solos úmidos e exigem alguns cuidados para não murchar. Assista vídeos que vão te ensinar o que é necessário para garantir uma plantinha saudável e bonita o ano inteiro.

Como cuidar e cultivar a Dionaea Muscipula

Além de informar o valor em média dessa espécie, esse vídeo vai explicar como você deve cuidar e cultivar a Dioneia Muscipula. Ela gosta muito de sol e, para garantir uma folhagem bonita e saudável, é recomendado deixá-la em um lugar bem ensolarado e arejado.

Como cuidar da Dionaea e Nephentes

O vídeo apresenta duas espécies de plantas carnívoras, a Dioneia e Nepenthes, e como você deve cuidar delas para que sobrevivam durante o ano todo. Ambas gostam muito de sol e o seu solo deve ser úmido, mas cuidado para não exagerar e afogar as suas plantinhas!

Como plantar plantas carnívoras

Esse vídeo vai te ensinar como você deve plantar as suas carnívoras. Antes de ser colocado dentro de um vaso para o plantio, o substrato das plantas carnívoras é fervido em água quente para eliminar qualquer tipo de fungo que possa prejudicar o crescimento da espécie.

Como cuidar de Nepenthes

Nephentes é uma das plantas carnívoras mais bonitas que existe. Para ter uma em casa, é preciso saber qual o melhor jeito de cuidar dela. Por isso, trouxemos este vídeo que, além de contar algumas curiosidades sobre a espécie, vai te explicar como ela deve ser cuidada.

Como germinar sementes de Dionaeas

Aprenda o passo a passo de como você deve germinar as sementes de Dionaeas e, em pouco tempo, ter uma planta carnívora linda para decorar a sua casa e espantar os mosquitos e moscas! O tutorial usa musgo específico para esse tipo de planta.

Pensou que fosse mais difícil, não é mesmo? Além de ser bem fácil de cuidar, as suas plantas carnívoras serão grandes aliadas caso existam muitas moscas ou mosquitos pela área. Veja agora algumas curiosidades sobre essas espécies!

5 curiosidades sobre plantas carnívoras

Além de devorar mosquitos e outros pequenos insetos, as plantas carnívoras são espécies cheias de curiosidades. Dê uma conferida em cinco delas e surpreenda-se:

  1. Grande variedade de espécies: existem mais de 500 espécies de plantas carnívoras espelhadas pelo mundo. Elas são facilmente encontradas em áreas quentes e florestas tropicais úmidas. O Brasil é considerado o segundo país a contar com mais plantas carnívoras em seu território.
  2. Plantas pré-históricas: pesquisadores afirmam que as plantas carnívoras já existem há cerca de 60 milhões de anos, ainda na época dos dinossauros! Muitos acreditam que a sua evolução deu-se pelo fato de que, quando chovia, sua superfície criava uma poça de água que atraia os insetos para beber.
  3. Armadilha para insetos apesar de capturarem os seres vivos, é importante mencionar que elas não fazem captura ativa. Portanto, possuem em sua composição um mecanismo de verdadeiras armadilhas para atrair, prender e se alimentam de suas presas.
  4. Autossuficientes: as plantas carnívoras conseguem retirar os nutrientes suficientes para sua sobrevivência através da sua alimentação de presas
  5. Planta que parece jarro: as espécies da família Nepenthes são caracterizada por uma jarra que é capaz de armazenar até cinco litros de água. Além de atingir uma altura bem alta, essa planta consegue atrair presas um pouco maiores, como sapos, aranhas e lagartos.

Cada espécie possui um tipo de armadilha, como jaulas, sucção ou folhas colantes. Além disso, evite tocar o seu exemplar ou chamar a atenção para alguma presa, pois isso pode acabar matando a planta!

Agora que você já sabe como cuidar de uma planta carnívora, já pode ter uma casa e apreciar sua beleza exótica! É muito importante conhecer as particularidades da espécie escolhida para saber a melhor forma de cuidado. Aproveite e confira sugestões de suculentas raras para ter na sua coleção.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments