Cultivar plantas no quarto traz vários benefícios. Além de deixar o espaço mais agradável, o cultivo de vegetações ajuda a purificar o ar, traz boas energias e até melhora a qualidade do sono. Veja as plantas para quartos mais indicadas para cultivar, principalmente espécies que cresce bem em espaços internos e com ar-condicionado!
1. Jiboia
A jiboia é uma planta de rápido crescimento e fácil cultivo. Pode ser cultivada em pequenos vasos e fica linda suspensa ou em prateleiras no quarto. É uma planta que ajuda a purificar o ar, eliminando toxinas do ambiente. Consegue se adaptar bem em espaços com pouca luz direta. Além disso, é adequada para lugares com ar-condicionado, como o quarto.
2. Espada-de-são-jorge
A espada-de-são-jorge é excelente para melhorar a qualidade do ar e ainda famosa por sua proteção contra más energias. O melhor local para colocá-la no quarto, é próximo a porta de entrada do ambiente. A planta pode ser cultivada em espaços sombreados, de meia-sombra ou mesmo de sol pleno. Com relação as regas, coloque água uma vez na semana, apenas se o solo estiver seco. Outra grande vantagem é que a planta suporta ambientes com ar-condicionado.
Publicidade
3. Lírio-da-paz
O lírio-da-paz é uma planta delicada para a decoração do quarto. Além de sua beleza, a espécie é conhecida por absorver energias ruins e por sua capacidade purificadora de eliminar compostos voláteis do ar, como fumaças. Deve ser cultivada em espaços bem iluminados, mas sem luz solar direta. Regue de 2 a 3 vezes na semana. Caso sinta falta d’água, a planta murcha, mas é só regar que suas folhas voltam. Fica linda próxima a cabeceira ou sobre penteadeiras. Apenas evite colocá-la de frente para o ar-condicionado no quarto, onde irá receber o fluxo de ar direto.
4. Hera
A hera é uma ótima espécie para se ter no quarto, principalmente para quem sofre com asma, alergias ou irritações respiratórias. Afinal, a a planta ajuda a umidificar o ambiente e é excelente purificadora, reduzindo a quantidade de mofo no ar. Prefere espaços bem iluminados, com luz indireta, sem exposição ao sol intenso. No verão, regue cerca de 3 vezes na semana e diminua a quantidade no inverno. Para exaltar sua beleza, cultive em vasos suspensos ou em locais altos, para que suas folhas fiquem pendentes.
relacionadas
5. Palmeira-bambu
Ideal para quem quer ter uma noite de sono tranquila e um ambiente fresco durante o dia. A palmeira-bambu absorve toxinas do ar, principalmente para quem vive em áreas de grande circulação urbana. Deve ser mantida em vaso com terra úmida, regue de 2 a 3 vezes na semana. Deixe a planta em local com luz solar indireta. É uma planta grande para quarto e sua folhagem garante um visual tropical para a decoração do quarto.
Publicidade
6. Antúrio
O antúrio é uma planta muito comum em lares brasileiros. Suas flores são belíssimas para a decoração do quarto e simbolizam hospitalidade e bem-estar. Também é uma planta relacionada à sedução, principalmente na sua cor vermelha. Pode ser cultivada em vasos na mesa de cabeceira ou usada como flor de corte. É eficaz em filtrar o ar, principalmente amônia liberada por produtos de limpeza. É uma planta de meia-sombra e deve ser regada de 2 a 3 vezes na semana. É adequada para espaços com ar-condicionado.
7. Clorofito
O clorofito é uma planta de pequeno porte que não exige muitos cuidados. É indicada para quem não tem muito tempo para plantas ou jardineiros iniciantes, já que tolera pequenos esquecimentos de regas. Além disso, a espécie ajuda a remover substâncias como xileno e formaldeído do ar e elimina odores. Também mantem o nível de oxigênio mais alto, o que melhora a qualidade do sono e respiração. É adequada para espaços de meia-sombra e para quartos com ar-condicionado.
8. Asplênio
Da mesma família das samambaias, o asplênio se destaca com sua folhagem verde-claro frondosa. No quarto, pode ser cultivado em vasos no chão ou sobre a mesa de cabeceira. A planta deve ser colocada em um espaço de luz difusa ou meia-sombra. As regas devem acontecer de 2 a 3 vezes na semana, mas coloque água somente se o solo estiver seco. Tolera ambientes com ar-condicionado, mas seu desenvolvimento será menor.
9. Ficus lyrata
O ficus lyrata é uma árvore que pode ser cultivada em vasos. É uma planta de grande porte para o quarto, com folhas de grande beleza e que deve ser cultivada em espaços bem iluminados. No quarto, deixe a espécie próxima a uma janela. Regue de forma abundante, cerca de 2 vezes na semana. Se notar que suas folhas estão caindo e escurecendo, pode ser necessário aumentar as regas e a quantidade de água colocada.
10. Pilea
A pilea também é conhecida como planta-chinesa-do-dinheiro ou planta-da-amizade é famosa por atrair prosperidade e simboliza a vitalidade das relações. Por isso, é uma ótima espécie para ser cultivada ao lado da cama, desde que seja um ambiente de sombra ou meia-sombra. Não é uma planta tóxica e por isso, é indicada até para quartos infantis. Em épocas mais quentes, regue 2 vezes na semana e diminua a frequência n o inverno. Deixe o solo secar bem entre um rega e outra. Caso suas folhas comecem a amarelar e cair, mova a planta para um lugar mais fresco e longe do ar-condicionado.
11. Orquídea
Para quem aprecia flores delicadas, a orquídea é uma linda espécie para se ter no quarto e trazer um toque romântico. Deve ser cultivada a meia-sombra, com acesso a luz solar pelo início da manhã ou final de tarde. Regue de 1 a 2 vezes na semana, se estiver plantada no musgo. Se a planta estiver apenas com pinus, regue diariamente. As mais resistes para espaços com ar-condicionado são as da espécie Phalaenopsis, com folhas mais grossas. Mas, evite deixá-la em um local com ventilação direta.
12. Peperômia-filondendro
Para quem tem pouco espaço no quarto, uma ótima sugestão de planta é a peperômia-filodendro. Com folhas arrendondadas, essa espécie é de rápido crescimento e fácil manutenção. Além disso, pode ser utilizada tranquilamente em espaços com ar-condicionado. É uma ótima escolha para decorar prateleiras, nichos e estantes no ambiente.
A maior vantagem de ter plantas no quarto é a melhora na qualidade do ar. Enquanto você dorme, as plantas trabalham silenciosamente para purificar o ar, além de emitir oxigênio e aumentar a umidade. Dessa forma, você com certeza, terá noites melhores e se sentirá mais descansado. Além disso, durante o dia, o ambiente ficará cheio de frescor e muito mais agradável. Lembrando que a presença de plantas no quarto não traz nenhum risco à saúde, pois a quantidade de oxigênio que uma planta consome é muito pequena e insuficiente para causar qualquer problema ao ser humano. Confira também vasos para plantas para completar a decoração.
Obrigada pela dedicação nesse artigo 🙂