Refrescar a casa em dias de calor intenso pode ser um desafio. Mas, existe uma solução barata, sustentável e que ainda deixa qualquer ambiente mais agradável: a decoração com plantas. Existem espécies vegetais que, por meio de processos naturais, como a transpiração e a evaporação, ajudam a reduzir a temperatura ambiente, liberam umidade e melhoram a qualidade do ar. Confira uma lista de plantas para refrescar a casa e deixar os ambientes mais agradáveis, mesmo nos dias mais quentes.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
1. Espada-de-são-jorge (Dracaena trifasciata)
A espada-de-são-jorge é uma planta fácil de cuidar e uma boa opção para refrescar os ambientes. Suas folhas em formato alongado são eficazes em liberarem vapores d’água e, dessa forma, ajudam a aumentar a umidade do ar. Além disso, por ser uma planta que se adapta a diferentes níveis de iluminação, é perfeita para decorar qualquer cantinho da casa, seja no quarto, sala ou varandas.
- Iluminação: sol pleno, meia-sombra ou luz indireta;
- Regas: 1 vez por semana.
2. Samambaia americana (Nephrolepis exaltata)
Conhecida por sua folhagem frondosa, a samambaia americana é uma planta que traz frescor e tropicalidade para qualquer espaço. É uma boa opção para amenizar o calor pois apresenta alta taxa de transpiração, liberando grandes quantidades de vapor d’água pelas folhas. Exige cuidados simples e fica ótima cultivada de forma pendente ou em locais altos. Espaços com sol pleno ou muita corrente de vento devem ser evitados.
Publicidade
- Iluminação: luz indireta;
- Regas: 3 vezes na semana. Borrife também água em suas folhas.
3. Pacová (Philodendron martianum)
Com suas folhas verdes e largas, o pacová é uma ótima planta para refrescar um ambiente. Além de contribuir com a sensação de frescor, ajuda a melhorar a qualidade do ar, absorvendo toxinas. É uma boa opção para salas, quartos ou mesmo escritórios, pois tolera espaços com ar-condicionado e possui baixa manutenção.
- Iluminação: meia-sombra ou luz indireta;
- Regas: 2 a 3 vezes na semana.
4. Costela-de-adão (Monstera deliciosa)
A costela-de-adão é uma excelente escolha para refrescar áreas internas com estilo tropical. Suas folhas grandes apresentam uma intensa capacidade de liberar umidade no ar e amenizar as temperaturas elevadas. É de fácil cultivo e ideal para decorar ambientes internos, com luz indireta.
- Iluminação: meia-sombra ou luz indireta;
- Regas: 2 a 3 vezes na semana.
5. Figueira-lira (Ficus lyrata)
É uma planta de porte médio, com folhas largas e arrendondadas que ajudam a absorver o calor e melhoram a circulação de ar no ambiente. Além disso, a Ficus lyrata é eficaz na purificação do ar, removendo poluentes como formaldeído, amônia e benzeno. É uma planta de destaque para a decoração de salas de estar, jantar e quartos criando um ambiente mais saudável e agradável.
Publicidade
- Iluminação: sol pleno ou meia-sombra;
- Regas: 2 vezes na semana, somente se o solo estiver seco.
6. Areca-bambu (Dypsis lutescens)
A areca-bambu é considerada uma das melhores plantas para resfriar um ambiente naturalmente e ótima para locais com clima seco. Essa palmeira libera uma grande quantidade de vapor d’água através da transpiração, o que ajuda a aumentar a umidade do ar e criar uma sensação de frescor. Além disso, é capaz de filtrar os poluentes encontrados com frequência no ar. Deve ser cultivada em vasos grandes em ambientes bem iluminados, de preferência próxima a uma janela ou em varandas.
- Iluminação: sol pleno, meia-sombra ou sombra;
- Regas: 2 a 3 vezes na semana;
relacionadas
7. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
O lírio-da-paz encanta com suas flores brancas que contrastam com sua folhagem verde-escura. Mas, além de sua beleza, essa espécie contribui de forma natural para aumentar a umidade do ar, ajudando a aliviar problemas respiratórios, especialmente em locais secos. Também é uma planta com grande capacidade de purificar e filtrar impurezas e toxinas. Apresenta rápido crescimento e é de fácil cultivo, ideal para ornamentar jardineiras em varandas ou vasos pela casa.
- Iluminação: meia-sombra;
- Regas: 2 a 3 vezes na semana;
8. Jiboia (Epipremnum pinnatum)
Quem tem pouca habilidade com jardinagem, mas procura uma planta aliada no combate ao calor, pode apostar na jiboia. Suas folhas se espalham por paredes ou suportes, o que potencializa sua ação de purificação e ajuda a regular a temperatura no ambiente. Além disso, seu visual e sua grande área de folhagem ampliam a sensação de frescor e deixam a atmosfera mais agradável.
- Iluminação: luz indireta;
- Regas: 2 vezes na semana. Borrife também água em suas folhas.
9. Filodendro birkin (Philodendron ‘birkin’)
As folhas do filodendro birkin se destacam com suas listras e pela sua capacidade de refrescar o ambiente. Também possuem capacidade de filtrar toxinas, o que melhora significativamente a qualidade do ar. Pode ser facilmente cultivada em espaços internos ou externos, em vasos sobre aparadores, estantes ou mesas.
- Iluminação: meia-sombra ou sombra;
- Regas: 2 vezes na semana.
10. Hera (Hedera helix)
A hera é uma planta com boa capacidade de aumentar a umidade do ar por meio da transpiração, o que ajuda a amenizar a sensação de calor. É altamente eficaz em climas secos e uma boa opção para espaços como escritórios e salas de estar. Por ser uma planta pendente, pode ser cultivada em espaços pequenos, de forma suspensa ou em prateleiras altas.
- Iluminação: sol pleno, meia-sombra;
- Regas: 2 a 3 vezes na semana.
Cultivar plantas é uma ótima forma de amenizar o calor nos ambientes e deixar a casa mais fresca durante os meses mais quentes do ano. Apenas fique de olho em relação as necessidades de iluminação e rega de cada espécie. Confira também indicações de plantas para sombra que vão decorar qualquer cantinho do seu lar.