Quase imortais: 8 plantas resistentes para cultivar sem medo

Fernanda Dantas Arquitetura


Em 07.03.25

As plantas deixam qualquer ambiente mais agradável, mas nem sempre são fáceis de cultivar. Entretanto, existem espécies que são praticamente indestrutíveis, que se adaptam a qualquer cantinho dentro ou fora de casa, toleram diferentes níveis de iluminação e até resistem a esquecimentos na rega. Conheça plantas quase impossíveis de matar que são perfeitas para quem não tem muito tempo ou não tem muito jeito para cuidar delas, mas que vão deixar sua casa mais verde e bonita!

Conheça a especialista

Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista especialista no cultivo de plantas em casa e com experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.

1. Yucca (Yucca guatemalensis)

Por ser uma planta originária de regiões áridas, a yucca é uma planta altamente tolerante à falta de água. Ela armazena água em seu tronco e folhas, sobrevivendo a longos períodos sem rega. É uma espécie de baixa manutenção, que requer cuidados mínimos, pois não necessita de adubações frequentes e dificilmente sofre com ataques de insetos ou fungos. Adapta-se a diferentes condições de luz, tolera desde ambientes com sol pleno quanto locais de meia-sombra e até ambientes com ar-condicionado, sendo perfeita para quem quer um toque de verde sem complicação.

2. Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)

A espada-de-são-jorge é uma planta praticamente imortal. Ela tolera desde cantos escuros até espaços com sol pleno, seja dentro de casa ou no jardim. Aguenta bem tanto calor intenso quanto temperaturas mais amenas. E ainda sobrevive dias sem água, pois armazena umidade em suas folhas suculentas. Com uma resistência digna do próprio São Jorge, essa planta tem apenas um ponto fraco, o excesso de água que pode apodrecer suas raízes, portanto, seu solo deve ser bem drenado.

Publicidade

3. Pau-d’água (Dracaena fragans)

O pau-d’água é outra planta guerreira e que encara os mais diferentes tipos de cultivo. Vai bem no jardim em grupos ou até mesmo sozinha dentro de casa, como planta de vaso. Sobrevive até mesmo sem terra, podendo ser cultivada em um recipiente com água. Suporta desde climas mais quentes até locais com ar-condicionado. E não importa se você esquecer de regar por alguns dias, pois retém umidade no caule. Se for necessário realizar podas, rebrota com rapidez e facilidade, tudo sem complicações!

4. Dracena compacta (Dracaena deremensis)

Também da família da dracenas, essa espécie é uma ótima opção para ambientes internos, com pouca luz ou luz indireta, mas cresce melhor próxima a uma janela. Suas folhas se destacam com brilho intenso e podem ser encontradas em diferentes tons de verde. Não exige regas frequentes e sobrevive com intervalos mais longos entre as irrigações. Não requer cuidados especiais e é resistente ao ataque de insetos e pragas. Fica excelente para decorar salas, varandas e até ambientes comerciais.

5. Jiboia (Epipremnum aureum)

A jiboia é uma planta extremamente resistente as pragas mais comuns e sobrevive mesmo se você esquecer de regar por alguns dias, pois armazena água em suas folhas. É adaptável a diferentes cantinhos, podendo ser cultivada como uma planta pendente ou ter suas folhas conduzidas como uma trepadeira, tanto em locais com pouca luz, quanto em ambientes mais iluminados. Além disso, seu crescimento é rápido e se recupera bem, mesmo se algumas folhas secarem ou amarelarem, solta novos brotos com facilidade. Se o cultivo for em vasos, escolha um que tenha furos no fundo para facilitar a drenagem e evite deixá-la exposta ao sol nas horas mais quentes do dia.

Publicidade

6. Aspidistra (Aspidistra elatior)

Com suas folhas largas e bem verdes, essa planta esbanja resistência e adaptabilidade. É ideal para ambientes com pouca luz, sendo ideal para cantos internos, como lavabos, halls de entrada, áreas de serviços ou espaços sombreados. Suporta tanto o calor quanto o frio e até ambientes com ar-condicionado. Não exige poda constante e cresce de forma simples e tranquila, sem precisar de regas frequentes.

7. Café-de-salão (Aglaonema commutatum)

Essa planta é resistente, de rápido crescimento e traz um toque de elegância para qualquer ambiente com suas folhas verdes e estampadas. É ideal para quem deseja um planta pequena e de fácil cultivo, pois vive muito bem em vasos, floreiras ou canteiros no jardim. Tolera temperaturas mais amenas ou mais quentes. Também não requer regas constantes, o que a torna tolerante ao esquecimento de jardineiros menos atentos.

8. Pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata)

Devido à sua origem desértica do México, a pata-de-elefante possui uma base alargada que armazena água, permitindo que sobreviva por longos períodos sem rega. Pode ser cultivada tanto no jardim em locais com exposição a luz mais intensa quanto em ambientes internos com luz indireta ou baixa. Não precisa de poda constante e é bastante tolerante aos principais erros de jardinagem como regas inadequadas ou em excesso. Com sua aparência exótica e quase nenhuma exigência, a pata-de-elefante é a escolha perfeita para quem quer uma planta resistente e com poucos cuidados.

Com essas plantas praticamente indestrutíveis, não há mais desculpas para não ter um pedacinho de natureza em casa! Seja você um jardineiro iniciante ou alguém sem tempo para cuidar de vegetações, essas espécies são perfeitas para quem busca beleza e praticidade sem grandes preocupações. Aproveite e conheça também mais plantas fáceis de cuidar que você pode cultivar na sua casa ou jardim.

Publicidade

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments