A melhor forma de manter as baratas longe de casa é manter a limpeza, vedar frestas e evitar acúmulo de restos orgânicos. Mas, mesmo com a limpeza em dia, os insetos podem surgir e causar transtornos. Uma alternativa eficiente e natural para auxiliar no combate é utilizar vegetações que atuam como repelentes naturais. Veja as melhores opções de plantas que afastam baratas e que vão deixar os espaços protegidos, bem decorados e agradáveis.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
1. Arruda
A arruda (Ruta graveolens) afasta as baratas por causa do seu aroma forte, que é muito desagradável para esses insetos. As baratas possuem sensores olfativos sensíveis, e o cheiro intenso da arruda interfere em sua orientação, fazendo com que evitem ambientes onde a planta está presente. Para impedir que as baratas entrem na sua casa, cultive a planta próximo a portas e janelas ou perto de ralos e áreas úmidas. Você também pode cultivá-la na cozinha perto da pia e lixeiras, onde esses insetos costumam aparecer. Lembre-se de cultivar a arruda em local bem iluminado, com solo bem drenado e rega de 1 a 2 vezes na semana para mantê-la saudável.
2. Gerânio
O gerânio (Pelargonium hortorum) possui um óleo essencial chamado geraniol, presente em suas flores e folhas. Esse composto, responsável pelo aroma característico da planta, possui propriedades repelentes naturais, que tornam o ambiente menos atrativo para baratas. Crie uma barreira natural com gerânios em jardineiras ou vasos em varandas e sacadas ou perto de janelas e portas. A planta também pode ser cultivada na entrada da casa ou corredores para prevenir que as baratas se aproximem. Certifique-se de cultivar a planta em locais com pelo menos 4 horas de sol direto por dia, de preferência o sol da manhã. Mantenha o solo levemente úmido, com regas de 1 a 2 vezes por semana.
Publicidade
3. Lavanda
Delicada e perfumada, a lavanda (Lavandula angustifolia) é considerada uma planta com aroma relaxante para humanos, mas nada agradável para baratas. Seus compostos, como o linalol e o acetato de linalila, desorientam os insetos e atuam como um repelente natural. Plante a lavanda em canteiros perto de portas e janelas, principalmente de dormitórios, banheiros, salas e cozinhas. Você também pode cultivá-la em vasos, desde que seja em local bem iluminado e que receba cerca de 6 horas de sol por dia. Regue com moderação, de 1 a 2 vezes na semana, mas somente se o solo estiver seco.
4. Alecrim
Além de ser uma erva aromática muito usada na culinária, o alecrim (Rosmarinus officinalis) pode atuar como um repelente natural. Seu aroma intenso incrementa diferentes preparos e, ao mesmo tempo, é repugnante para as baratas. É uma ótima opção para ser cultivado em vasos na cozinha e em áreas de preparo de alimentos. A planta é de fácil cultivo, mas deve ficar em áreas ensolaradas no jardim ou próximas às janelas e portas. Regue 1 a 2 vezes por semana, mas verifique se o solo está seco antes de molhar a planta.
relacionadas
5. Crisântemo
O crisântemo (Chrysanthemum morifolium) é muito adorado por suas flores coloridas e aromáticas, mas é totalmente detestado pelas baratas. Suas flores possuem um composto chamado piretrina, que é um poderoso inseticida natural, além disso, seu cheiro é pouco agradável para insetos em geral. Você pode cultivar a planta em locais estratégicos, com exposição ao sol pleno ou meia sombra. Mas, se preferir, espalhe arranjos pela casa e troque-os regularmente.
Publicidade
6. Louro
O louro (Laurus nobilis) também é uma planta eficaz para manter as baratas bem longe. Suas folhas possuem um forte aroma que pode ser usado para combater insetos. É uma árvore de médio a grande porte, mas adapta-se ao cultivo de vasos, até mesmo dentro de casa, pois tolera ambientes de meia-sombra. As regas devem ser feitas de 2 a 3 vezes na semana. Suas folhas podem ser colocadas diretamente em áreas propensas ao aparecimento de baratas, como dentro de armários e gavetas, funcionando como um repelente natural eficaz.
Apesar de essas plantas ajudaram a repelir baratas, somente sua presença pode não ser suficiente para eliminá-las completamente. Manter a casa limpa, eliminar restos de comida e manter lixeiras bem fechadas são ações essenciais. Para potencializar o efeito das plantas, você pode realizar a aplicação de seus óleos essenciais em locais estratégicos que as baratas costumam aparecer, criando uma barreira ainda mais eficaz. Veja também como acabar com traças e mantenha seu lar protegido de insetos.
Amei a matéria. Plantas simples e fácies de encontrar.