As moscas podem ser um grande incômodo, especialmente na cozinha. Felizmente, existem plantas que podem afastá-las de forma natural e eficaz. Essas verdadeiras heroínas no combate aos insetos não apenas embelezam o ambiente, mas também perfumam a casa e, em alguns casos, ainda servem como tempero para diferentes receitas. Aproveite o poder da natureza para proteger seu lar. Confira uma lista de plantas que afastam moscas que você pode cultivar perto de portas, janelas ou outros pontos estratégicos!
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Alecrim
O alecrim afasta as moscas devido ao seu aroma forte e característico. Embora seu cheiro seja agradável para os humanos, ele é repugnante para os insetos, especialmente moscas. Além disso, o cheiro intenso da erva interfere na capacidade das moscas de localizar alimentos, tornando-o um repelente natural eficaz e prático. O melhor local para colocar o alecrim é em um ambiente ensolarado, pois necessita de 4 a 6 horas de luz solar direta por dia. Prefira posicioná-lo próximo a janelas, varandas ou até mesmo no jardim, especialmente perto de portas ou entradas, onde possa cumprir seu papel de repelente de moscas.
Hortelã
A hortelã é outra erva aromática que pode ser utilizada como um repelente natural para afastar insetos. O seu cheiro intenso e refrescante, que contém compostos como mentol e mentona, é o principal responsável por deixar as moscas bem longe. Cultive em um ambiente com boa luminosidade, mas sem exposição direta ao sol forte. Essa planta se adapta bem em varandas, janelas que recebem luz indireta ou até em áreas parcialmente sombreadas do jardim. É ótima para ser cultivada na cozinha, perto de portas ou janelas, ajudando a afastar moscas, mosquitos e formigas.
Publicidade
Lavanda
A lavanda é muito apreciada pelo seu aroma relaxante. É uma das plantas mais odiadas por moscas devido ao seu cheiro forte que contém compostos como linalol e acetato de linalila. Cultive-a em vasos ou canteiros bem iluminados e que recebem de 6 a 8 horas de sol diariamente. É uma excelente opção para ficar próxima às janelas de quartos, salas e banheiros.
Dioneia
A dioneia é uma espécie de planta carnívora, também conhecida como apanha-moscas. Essa planta age como um controlador natural, se alimentando de pequenos insetos. Essa planta emite um leve cheiro doce atraindo as moscas para suas “armadilhas”. Quando o inseto toca os pelos sensíveis em suas folhas, a armadilha se fecha rapidamente, prendendo a mosca. A dioneia deve ser cultivada em um ambiente com bastante luz natural, mas sem exposição direta ao sol intenso. Ela se adapta bem próxima as janelas ensolaradas ou em varandas com luz filtrada.
relacionadas
Manjericão
O manjericão é muito utilizado na culinária, mas também pode ser um poderoso aliado no combate às moscas. Seu cheiro forte e refrescante é muito desagradável para as moscas e ajuda a mantê-las afastadas. Além de sua função repelente, o manjericão é uma planta de fácil cultivo, que se adapta bem a locais com boa luminosidade, como perto de janelas ensolaradas ou em varandas. É uma excelente opção para afastar as moscas da cozinha e ajudar a manter o ambiente livre de insetos indesejados.
Publicidade
Com essas plantas, você pode criar um ambiente mais agradável e livre das moscas, de forma natural e sem o uso de produtos químicos. Além de repelir insetos, elas trazem frescor, aroma e beleza para o seu lar. Aproveite e aprenda como fazer repelente caseiro e não sofra mais com o incômodo dos insetos.