Destaque na fachada da residência, a platibanda pode ser considerada o coroamento da residência ou de um edifício. Com a função estética de esconder o telhado e as calhas, garante um ar mais contemporâneo e “clean” para a construção.
De acordo com os arquitetos Daniel Szego e Fernanda Sakabe, sócios do escritório SZK Arquitetura, a tendência em utilizar este recurso tem influência do período neoclássico e contemporâneo da arquitetura. “No primeiro, a platibanda era criada como adorno da cobertura, valorizando este coroamento. Já no estilo contemporâneo, este elemento começou a ser utilizado como fechamento da laje, impermeabilizando ou escondendo o telhado, criando a sensação de continuação da fachada”, esclarece a dupla.
Beiral X platibanda
Além da aparência, os dois tipos de coberturas se diferem em função e na forma em que são instalados. Conforme explicam os arquitetos, enquanto a platibanda é o fechamento vertical da cobertura, com a função de esconder as calhas e os telhados, ou a laje plana, maquinários como ar condicionados e a impermeabilização, o beiral é um elemento horizontal, podendo ser do próprio telhado ou algum outro material, como alvenaria, madeira ou placa cimentícia. “O que determinará a escolha entre platibanda e beiral é o estilo arquitetônico desejado para a construção”, concluem Daniel e Fernanda.
relacionadas
Vantagens e desvantagens
Dentre as vantagens em se optar pelo uso da platibanda, os profissionais destacam sua função construtiva, onde ela serve de anteparo para construções que possuam laje em sua cobertura, escondendo calhas e maquinários. “A escolha por um telhado embutido pode ser benéfica no quesito financeiro, já que é uma construção mais barata e rápida do que o telhado convencional”, explicam os arquitetos.
Outro ponto de destaque é sua função estética, que garante um estilo “mais clean, evidenciando a fachada e a verticalidade da construção”, complementam. Com ela, o telhado fica oculto, escondendo toda a estrutura das vigas de madeira e telhas.
Conforme opinam os profissionais, a única desvantagem na utilização de platibanda é que, sem o beiral, a fachada fica mais exposta aos efeitos das chuvas e do Sol, deixando de criar uma espécie de proteção para as janelas e portas.
50 casas com platibandas para uma fachada sensacional
Ainda com dúvidas de que a platibanda é uma ótima opção de cobertura? Então confira uma seleção de belas fachadas que utilizam este elemento e inspire-se:
1. Com paredes recuadas
Uma das grandes vantagens do beiral sobre a platibanda são as áreas de sombra proporcionadas por este elemento. Este projeto demonstra que com planejamento e paredes recuadas, esse objetivo pode ser atingido também com a platibanda.
Publicidade
2. Contraste de cores e materiais
Para garantir uma fachada com visual diferenciado, uma boa dica é apostar em materiais diferentes e cores variadas e contrastantes.
3. Presente também em casas térreas
Apesar deste estilo de cobertura estar mais presente em construções com mais de um andar, as casas térreas também ganham mais charme com a platibanda. Este foi elaborada com cimento, garantindo visual único.
4. Utilizando diferentes alturas
Como a residência está alocada em uma rua em desnível e é formada com blocos diferentes, o uso de platibandas com alturas diferentes incrementa o visual da fachada.
5. Em um só tom
Como a fachada não possui divisões, sendo contínua do chão até a platibanda, nada melhor do que eleger apenas uma cor para garantir visual marcante à residência.
6. Mix de cores e materiais
Enquanto o primeiro e segundo andar recebem acabamento padrão em cor branca, uma parede com tijolos aparentes se estende pelos dois níveis, deixando a fachada com mais personalidade.
7. Que tal utilizar as duas coberturas?
Enquanto a maior parte da fachada utiliza a platibanda como elemento de cobertura, a torre localizada na lateral da residência ganha um telhado de uma água para um visual diferenciado.
8. Contando com uma cobertura para a entrada
Para quem deseja utilizar a platibanda na construção, mas não abre mão de uma entrada protegida do vento, chuva e Sol, basta adicionar uma cobertura dedicada à está área.
9. Com visual divertido e cheio de estilo
Para garantir uma fachada diferenciada, este projeto ganha diferentes níveis e cores, utilizando a platibanda como cobertura em cada um deles.
10. Tendência contemporânea e muita privacidade
Quem busca privacidade vai adorar esta fachada. Com amplas paredes e platibanda, o visual minimalista garante privacidade por não possuir janelas amplas que possam expor seu interior.
11. Destacando o segundo andar
Para deixar a fachada mais interessante, o segundo andar ganhou revestimento de pequenas placas de madeira, se destacando junto às paredes pintadas na cor branca.
12. Trio de estilo: branco, cinza e madeira
Uma das combinações mais utilizadas e que é sucesso garantido é mesclar a cor branca, com o cinza do cimento e a madeira em seu tom natural, garantindo uma fachada cheia de personalidade e estilo.
13. Destaque especial para a porta
Contando com tons neutros e uso de madeira, o destaque desta fachada fica por conta da entrada, onde a porta ganha uma moldura especial, alongando sua dimensão.
14. Brincando com contrastes e proporções
Enquanto algumas paredes permanecem na cor branca, outras ganham revestimento com material em tom escuro, garantindo uma composição moderna e marcante.
15. Curvas e telhado convencional
Esse projeto é uma prova de que a platibanda também pode ganhar curvas para incrementar o visual. Nesta residência, além deste elemento, o telhado tradicional também pode ser visualizado em parte da casa.
16. Pequenos detalhes ajudam a mudar o visual
Para garantir maior destaque para a entrada desta casa, um portal em cor vibrante destaca a região da porta, garantindo que ela seja vista mesmo ao longe.
17. Diferentes tons de marrom
Cor que nunca sai de moda e que incrementa o visual de qualquer parede, o marrom é visualizado em diferentes momentos desta fachada: na longa coluna em tom mais escuro, na madeira que adorna a garagem em tom mais claro e na ampla porta de entrada.
18. Vale brincar com formas diferentes
Adicionando mais estilo e deixando a fachada ainda mais interessante, a parte central desta residência conta com amplas janelas de vidro e cobertura arredondada, além do tom vibrante em conjunto com a cor branca.
19. Sem janelas, mas com ampla porta
Contando com uma arquitetura moderna, esta casa não possui janelas em sua fachada, mas uma ampla entrada que atravessa a construção. O uso da madeira deixa o visual ainda mais interessante.
20. Paredes recuadas e entrada coberta
Outro belo exemplo de como utilizar paredes recuadas garantem espaços cobertos sem a necessidade de uma construção adicional na fachada da casa.
21. Linhas retas e continuidade
Para quem busca uma fachada com ares minimalista, uma boa opção é apostar em uma construção que utilize linhas retas, garantindo a sensação de continuidade.
22. Design simples, mas marcante
Sem a necessidade de muitos detalhes, esta casa térrea ganha destaque pelos materiais utilizados e paleta de cores escolhida. Destaque especial para a porta em vermelho vibrante.
23. Amplas janelas e paredes contínuas
Como a platibanda é a continuação das amplas paredes sem detalhes, nada melhor do que eleger o vidro como material que quebre esta seriedade.
24. Vale utilizar recortes e portais
Para deixar a fachada ainda mais interessante, é possível adicionar portais ou recortes na platibanda para destacar áreas específicas da construção, como a área da porta de entrada.
25. Escondendo a área de lazer
Nesta construção, a platibanda possui uma função extra: ela delimita a área de lazer, escondendo-a de quem visualiza a construção da rua, garantindo maior privacidade aos moradores.
26. As curvas garantem suavidade, mudando o visual
Uma boa alternativa para quem vai utilizar a platibanda, mas deseja fugir da seriedade das linhas retas, é apostar em modelos com curvas orgânicas, suavizando a fachada.
27. Com a garagem no mesmo estilo
Como esta construção não conta com muitos detalhes, sua garagem acompanha o mesmo estilo decorativo, apostando em uma cobertura em linha reta.
28. Em formato de cubo
Apesar de possuir dois andares, este sobrado tem sua estrutura em formato de cubo, onde a fachada conta com paredes recuadas para garantir as áreas cobertas.
29. Como um bloco único
Elaborada em cimento, esta fachada ganha estilo industrial e contemporâneo, garantindo toda a privacidade e estilos que os moradores tanto desejam.
30. Mesmo material nas duas portas
Possuindo formato diferenciado, contando com colunas e linhas retas, esta fachada ainda aposta na harmonia de utilizar o mesmo material nas duas portas: na porta de entrada e na garagem.
31. A beleza do tom sobre tom
Para quem busca uma bela composição de cores, mas deseja fugir dos contrastes, vale a pena utilizar tons parecidos na fachada, sendo o mais claro em abundância e detalhes com o tom mais escuro.
32. Cores fazem a diferença, mesmo se não estiverem muito expostas
Uma boa dica para adicionar um charme extra na fachada é utilizar tons marcantes em pequenos detalhes, mesmo que não estejam tão visíveis – como a coluna que esconde a caixa d’água nesse projeto.
33. Madeira em abundância
Material que confere mais charme e requinte, apostar no uso de madeira para revestir áreas específicas da fachada pode garantir mais personalidade à construção.
34. Garagem garantida pelo recuo
Novamente o recurso do recuo de paredes associado ao uso da platibanda demonstra ser uma boa opção para quem deseja área cobertas, em qualquer espaço ou andar.
35. Design moderno e minimalista
Com visual contemporâneo, esta casa em formato de cubo não possui muitos detalhes. Para manter seu design minimalista, tanto a janela do andar superior quanto a porta de entrada foram alinhadas.
36. Com ares industriais e tons de cinza
Além do uso da cor cinza na decoração de todo o exterior, esta fachada é complementada por elementos decorativos no estilo industrial, como o guarda-corpo em metal pintado de preto.
37. Misture diferentes materiais
Para um visual mais rico, uma boa opção é postar em diferentes materiais para decorar a fachada. Aqui, com um mix de tijolos aparentes, vidro e madeira, a residência se destaca em meio às outras.
38. Madeira faz a diferença
Um dos materiais que vem ganhando espaço também na decoração de áreas externas, a madeira garante mais charme e requinte a qualquer projeto. É importante optar por um material tratado para aguentar as variações climáticas.
39. Que tal um visual marcante?
Construções que utilizam este tipo de cobertura permitem ousar mais na escolha do formato da residência. Vale soltar a imaginação e apostar em uma construção fora do comum e cheia de estilo.
40. Ou então um visual mais rústico?
Apostar em um exterior elaborado com cimento queimado pode ser o toque que faltava para uma decoração contemporânea e com ares rústicos. Os cobogós em amarelo se destacam em meio ao cinza.
41. Vale apostar em materiais diferentes em uma mesma parede
Se a parede possuir grande extensão, vale brincar com materiais diferentes com cores parecidas para incrementar o visual e não deixá-la com aparência sem graça.
42. Presente também em projetos mais simples
Versátil, a platibanda pode ser utilizada em construções de tamanhos variados, abrangendo desde sobrados com espaço de sobra e até embelezando e mudando o visual das menores casas.
43. Dupla de estilo: madeira e metal
Ao utilizar a mistura de madeira como revestimento com elementos confeccionados em metais pintados de preto, é possível garantir um resultado belo e contemporâneo para a fachada.
44. Sem muitos detalhes, mas cheia de beleza
Com poucos elementos de destaque, este sobrado conta com dois tons complementares nos diferentes níveis, e janelas idênticas nos dois andares. Estaque especial para a porta em madeira clara.
45. Com colunas e portais
Para incrementar o visual da fachada, os elementos principais ganham a companhia de portais e colunas, os quais recebem o mesmo tom das paredes e ajudam a destacar os elementos principais da residência.
46. Vidro para mais estilo
Apesar de diminuir a privacidade dos moradores, adicionar vidro na fachada pode garantir economia de energia, já que este material permite a entrada da luz solar, inundando os ambientes internos de luminosidade.
47. Branco envolto no verde
Com seu exterior todo em branco, esta casa garante destaque para o verde da natureza, cor abundante ao redor da construção, que deixa que o tom predomine na decoração da área externa.
48. Duo branco e preto para não errar
Combinação clássica, a mistura de elementos nas cores branco e preto garante um resultado seguro para quem busca charme e beleza, independentemente do estilo decorativo eleito.
Os arquitetos ainda citam a possibilidade de transformar a fachada com telhado tradicional adicionando uma platibanda. “Neste caso, é importante procurar um arquiteto para avaliar a estrutura existente e a viabilidade de se fazer”, explicam.
Outros cuidados ao optar pela platibanda incluem garantir que ela possua boa fixação, evitando fissuras ou inclinação para dentro da laje com a exposição ao Sol e chuva. “Além disso, outro ponto importante é chanfrar o topo da platibanda no sentido da laje, para que não emposse água no topo, evitando que a sujeira escorra na fachada”, concluem os profissionais. Veja também diferentes tipos de telha para escolher o melhor tipo de cobertura para sua casa.