As portas de correr tornaram-se escolhas necessárias em uma época em que a cada vez mais os espaços internos de uma residência são reduzidos e a preocupação com uma estética bela e agradável aumentaram.
Além deste fator, conforme a arquiteta Stephany Ardito, responsável pelo escritório S. A. Arquitetura explica, a procura e a maior aceitação deste tipo de porta ocorreu, de fato, quando “este item tornou-se um elemento emblemático e muito forte em quase todas as mostras de arquitetura e design, abrindo possibilidades e mostrando toda sua funcionalidade e elegância”, revela.
Dentre as maiores vantagens em se optar pelo uso de uma porta de correr, a profissional destaca otimizar o espaço e a possibilidade em utilizar como a função de dividir ambientes, criando espaços multifuncionais e sofisticados. “Neste caso, a porta de correr acaba tendo como maior objetivo a integração total de ambientes ao abrir todas as folhas, ou ao fechá-las, criando um ambiente mais intimista e reservado”, destaca.
Para a arquiteta, as portas de correr não possuem desvantagens, porém a profissional destaca a importância em escolher um fabricante bem-conceituado, já que ele deve assegurar as ferragens e a mão de obra para a instalação, fatores necessários para o bom funcionamento da porta.
Publicidade
Tipos de porta de correr

Foto: Reprodução / Seferin Arquitetura
Atualmente existem diversas opções de portas de correr no mercado, variando conforme o mecanismo, material ou função a ser exercida. Em relação ao mecanismo utilizado, Stephany evidencia as opções com trilhos ocultos, proporcionando um resultado estético mais bonito, e a versão com trilhos aparentes, mais acessíveis, porém com seu mecanismo de abertura e fechamento aparentes. O mesmo ocorre com o sistema de roldanas, que pode ser instalada entre as paredes, ficando oculta, ou ainda instalada à vista.
“É possível encontrar materiais variados no mercado atualmente. Dentre eles, os mais utilizados são a madeira e o vidro, além do alumínio, PVC e outros metais”, exemplifica a profissional.
Ainda é comum encontrar portas com números diversos de folhas, onde seu modelo “depende do projeto desenvolvido, sendo as mais comuns com 1 a 2 folhas, e as mais utilizadas em projetos arquitetônicos, com 4 folhas, sendo 2 para cada lado, ideal para criar espaços integrados, conforme a necessidade do cliente”, revela Stephany.
Além destas variantes, existem ainda as possibilidades de revestimentos, contando com opções em fórmica, revestida com espelhos, papel de parede, revestimentos ultrafinos cerâmicos, com a opção de pintura, laqueada ou mesmo envelopada. Esta variedade se repete com os designs disponíveis, podendo ter versões com a folha lisa, sem desenhos, com entalhes ou desenhos, de acordo com a criatividade do fabricante.
relacionadas
Como funciona?
Em algumas situações a porta de correr praticamente realiza a função de uma parede móvel. Seu mecanismo funciona de maneira simples, necessitando apenas de um trilho e roldanas para que a movimentação seja possível. Como dito anteriormente, as opções no mercado variam, sendo que os mecanismos podem ficar aparentes ou escondidos.
Como deve ser feita a instalação

Foto: Reprodução / Daniel Carvalho
De acordo com a profissional, o momento ideal para fazer a instalação da porta de correr depende do modelo escolhido. “No caso de portas embutidas e/ou divisórias, a instalação deve ser feita necessariamente no inicio da obra, quando a parte estrutural está sendo executada, já que geralmente estas portas são trabalhadas com trilhos embutidos ou trilhos no chão”, esclarece. Ainda segundo Stephany, a portas com roldanas aparentes são instaladas já no momento final da obra, não necessitando mexer com estruturas, além de servirem muitas vezes como elemento arquitetônico, modificando o visual do ambiente.
Existe ainda a possibilidade de, no momento de uma reforma, haver a substituição de uma porta tradicional pela porta de correr. Pode-se inclusive reaproveitar a porta tradicional e transformá-la em uma porta de correr. “Nesse caso, basta remover as guarnições e batentes e criar um requadro menor, supondo que será uma porta que correrá para fora do vão”, orienta a arquiteta.
Para instalar este tipo de porta é necessário, primeiramente, a instalação do trilho por onde ela irá correr, seguido de um corte na base da porta, por onde o elemento passará, possibilitando que a folha corra sobre ele. A seguir, deverão ser instaladas as ferragens na parte superior da porta, que ficarão presas às roldanas. A partir daí, basta adicionar as rodas no trilho e no topo, com a função de controlarem o movimento que a porta irá executar. Então, as ferragens são encaixadas nas rodas do trilho e, para finalizar, seus puxadores devem ser instalados.
Manutenção e cuidados

Foto: Reprodução / Eliane Mesquita
O primeiro ponto a ser observado em relação aos cuidados necessários ao se optar por uma porta de correr é um estudo do ambiente, já que é muito importante levar em consideração o tráfego de pessoas no local em questão. Este tipo de porta é mais recomendável para ambientes de tráfego médio, onde ela não será aberta e fechada repetidamente.
Publicidade
Como esse tipo de porta necessita de ferragens para seu bom funcionamento, se ela for instalada em locais com contato com água ou umidade, é recomendável um tratamento especial de cada item, para evitar que enferrujem.
A profissional ainda ressalta a importância da limpeza do trilho, independentemente se ele ficará à vista ou embutido, pois a porta só poderá cumprir corretamente sua função se ele estiver limpo e livre de poeiras ou quaisquer outros tipos de sujeiras.
130 ambientes com portas de correr para aderir já à esta ideia
Apesar de muito comum em ambientes com tamanho reduzido, a porta de correr também pode ser utilizada em cômodos de tamanhos variados, já que tem a capacidade de conferir maior elegância e requinte e garantir a valorização do ambiente. Confira a seguir uma seleção com belos exemplos do uso da porta de correr e inspire-se:
1. Proporcionando visibilidade

Foto: Reprodução / Enzo Sobocinski
Aqui a porta de correr foi confeccionada em vidro, com moldura metálica que ganhou ares descontraído ao receber uma camada de tinta brilhante em tom roxo. Este tipo de porta é ideal para proporcionar visibilidade tanto para o interior quanto o exterior da construção.
2. Isolando o ambiente, sem ocupar espaço

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris
Este é um belo exemplo da funcionalidade garantida pela escolha deste tipo de porta. Com a função de isolar e conferir privacidade para quem ocupa o banheiro, devido a este espaço ter tamanho reduzido, uma porta convencional não seria viável, já que sua movimentação seria barrada pela bancada.
3. Integrando as áreas interna e externa

Foto: Reprodução / ARQdonini
Esta opção elaborada em vidro, sem a tradicional moldura metálica, é escolha ideal para aqueles que desejam aproveitar o dia, deixando a luz do Sol entrar e integrando o interior da residência com a parte externa, ou ainda separando-as quando necessário.
4. Madeira por todos os lados

Foto: Reprodução / SQ+ Arquitetos Associados
Ideal para conferir ares campestres à decoração, utilizar portas de correr de madeira integrará o ambiente com muito mais estilo e beleza. Aqui, o visual é trabalhado e seu tom combina perfeitamente com as madeiras também utilizadas no piso externo e nas vigas rústicas do pergolado.
5. Que tal adicionar um recorte?

Foto: Reprodução / ArchDesign STUDIO
De visual contemporâneo, possui as ferragens em um metal brilhoso, destacando-se junto ao tom da madeira. Para separar os ambientes, porém ainda permitir visibilidade entre eles, esta porta possui um recorte na vertical em suas folhas, deixando o visual ainda mais interessante.
6. Para encantar, adicione um pouco de cor

Foto: Reprodução / Codecorar
Apesar de ser fabricada em madeira, esta porta não permaneceu com o tom original da matéria prima. Em vez disso, recebeu uma bela camada de tinta fosca em tom azul vibrante, colorindo e encantando os ambientes. Destaque especial para os puxadores que foram entalhados na própria porta.
7. Presentes também na sacada

Foto: Reprodução / FCstudio
Opção ideal para proporcionar acesso à sacada, neste projeto é possível perceber como a escolha por portas de correr em madeira fez a diferença. Com um estilo moderno, linhas retas e vidro em abundância, o contraste proporcionado pelo material da porta conferiu charme à fachada.
8. Possibilidades diversas

Foto: Reprodução / Iago Patucci
Aqui, as portas de correr de vidro utilizadas para separar os ambientes internos e externos não possuem folhas fixas. Seguras devido ao seu encaixe sobre os trilhos, permite inúmeras possibilidades e posicionamento, dando liberdade e facilitando o acesso ao interior da casa.
9. Quase não dá para perceber

Foto: Reprodução / Daniel Carvalho
Para deixar esta sala de TV com visual singular, uma das paredes recebeu como revestimento um painel de madeira. A madeira utilizada foi a mesma escolhida para a fabricação da porta de correr, que fica quase imperceptível, já que foi embutida no painel.
10. Deixando o ambiente mais iluminado

Foto: Reprodução / Illa
Planejado de modo a aproveitar a luz proporcionada naturalmente, este terraço ganhou amplas janelas e ainda teve uma de suas paredes substituída por portas de correr de vidro. Tanto as portas quanto as janelas ganharam molduras pintadas de preto, deixando o visual mais marcante.
11. Tom suave para separar ambientes

Foto: Reprodução / Andrea Murao
Com espaço amplo, este ambiente integrado pode ser dividido ou ampliado de acordo com as necessidades dos moradores. Para garantir um charme a mais, a porta de correr foi pintada em um tom de verde claro, com tinta fosca, a mesma utilizada na parede onde a porta foi embutida.
12. Possibilidades em vidro

Foto: Reprodução / Illa
Como o local em que a porta foi instalada é maior do que o comum, ela ganhou duas folhas largas, sendo uma fixa e outra móvel. Com moldura branca, a porta de correr foi confeccionada em vidro, porém conta com acabamento fosco, garantido privacidade e compondo o ambiente.
13. Linda combinação de vidro e madeira

Foto: Reprodução / David Guerra
Para evitar a sensação de excesso de madeira, as portas que separam os cômodos desta residência de conceito aberto foram confeccionadas em vidro transparente, contando com molduras em metais pintados em preto para garantir destaque.
14. Que tal um mix de materiais?

Foto: Reprodução / Casa da Madeira
Neste projeto, a porta de correr possui três folhas, sendo que a fixa é feita em madeira entalhada e as demais têm moldura em madeira e folham elaboradas em vidro fosco, permitindo a visualização parcial do interior da residência.
15. No tom original, dando charme à decoração

Foto: Reprodução / Marilia Ragnane
É indiscutível que a natureza é uma artista e que produz belas obras primas em suas criações. Por isso, para trazer requinte e mais beleza ao ambiente, que tal apostar no tom natural da madeira em uma porta de correr? Além de garantir personalidade, ela ainda terá um visual personalizado.
16. Toda a beleza do modelo embutido

Foto: Reprodução / Casa da madeira
Quer descrição? Então um modelo de porta de correr embutido é a melhor opção. Com a possibilidade de ser embutida em paredes, drywall, ou como neste projeto, em meio aos painéis de madeira, deixa o visual mais bonito e discreto.
17. Brinque com contrastes

Foto: Reprodução / Ana Alipio Arquitetura
Este studio recebeu uma porta de correr para garantir o máximo aproveitamento de espaços, que não ocorreria caso uma porta tradicional fosse utilizada. Para um ambiente mais jovial, apesar da porta ser confeccionada em madeira escura, a parede em que ela foi instalada ganhou tinta para quadro negro em tom verde vibrante.
18. Porta de correr ou porta articulada?

Foto: Reprodução / FM Arquitetura
Apesar de possuir suas folhas trabalhadas de modo a se assemelhar com uma porta articulada, esta porta de correr foi utilizada para separar ambientes. O tom de cinza escolhido é ideal para combinar com as cadeiras na mesma cor, além de contrastar belamente com o branco em abundância no ambiente.
19. No mobiliário também, porque não?

Foto: Reprodução / Bia Pupo
Apesar de serem muito utilizadas para separar ambientes, nada impede que este tipo de porta adicione charme e funcionalidade ao mobiliário de seu lar. Neste exemplo, portas ripadas de correr foram adicionadas para esconder parcialmente os itens acomodados na ampla estante.
20. Integrando-se à parede

Foto: Reprodução / Mayra Munhoz
A cor branca para as folhas de madeira trabalhadas foram a escolha ideal para que as portas de correr se integrassem perfeitamente à parede de mesmo tom. Para adicionar um certo destaque, tanto seus puxadores quanto seu trilho e roldanas possuem um belo tom metálico.
21. Tons suaves, mas que alegram o visual

Foto: Reprodução / In House
Como o branco é utilizado amplamente, para adicionar um pouco de cor, porém sem pesar no ambiente, a porta de correr com folhas duplas ganhou pintura fosca em tom azul claro, o mesmo visualizado no vaso acomodado no móvel feito em bambu.
22. Espelhos e madeira: dupla requintada

Foto: Reprodução / In House
Com a função de separar a sala de jantar da cozinha, estas grandes portas de correr possuem visual elegante. Suas folhas ganharam revestimento inusitado, alternando placas horizontais de madeira em tons escuro com espelhos, que ajudam a ampliar o ambiente.
23. Muito brilho e personalidade

Foto: Reprodução / Villa Arquitetura
Com a necessidade de separar ambientes e garantindo privacidade para quem faz as refeições na área da mesa de jantar ou para quem relaxa assistindo TV, a porta de correr ganhou acabamento em laca pink nas suas duas folhas, alegrando e deixando o ambiente com mais ousadia.
24. Com grande número de folhas

Foto: Reprodução / Movelaria Studio Mobili
Se o ambiente é extenso e o método escolhido para integrar ou dividir ambientes foi a instalação de portas de correr, se faz necessária a instalação de um número maior de folhas para que ela cumpra sua função. Aqui, o tom de madeira escolhido é semelhante ao utilizado na bancada da cozinha.
25. Mantendo todos reunidos

Foto: Reprodução / FM Arquitetura
Outro projeto em que a porta de correr é utilizada para separar ou integrar sala de jantar com a cozinha. Estas portas possuem trilho aparente e foram confeccionadas com revestimento laqueado gelo, ideal para manter o tom que predomina no ambiente.
26. Garantindo acesso aos fundos e à sacada

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura
Enquanto a porta de correr que dá acesso à sacada foi elaborada em folha dupla, confeccionada em vidro e moldura preta, a porta que dá acesso aos fundos da casa possui a mesma matéria prima, porém suas quatro folhas garantem visibilidade e amplo espaço para passagem.
27. Que tal um visual cheio de história?

Foto: Reprodução / Bia Pupo
Apesar de não parecer, esta porta foi recém confeccionada. Sua pintura artística simula uma porta envelhecida e reaproveitada, conferindo mais personalidade ao item. Destaque especial ao seu puxador, no estilo gancho, que ajuda a contar uma história de porta antiga.
28. Quanto maior, mais estilo

Foto: Reprodução / Arq. Sun
Esta porta não possui o tamanho tradicional: ela ganhou medidas amplas, que simulam uma parede ao ser fechada. O tom de vermelho é ideal para combinar com o painel de madeira em tons degradê, e seu puxador de tamanho avantajado alonga deixa a porta com aparência ainda maior.
29. Para os amantes do estilo industrial

Foto: Reprodução / Bia Pupo
Esta residência possui grande influência do estilo industrial em seus ambientes, indo desde o uso de cimento queimado como revestimento do piso, vigas de cimento degastadas aparentes, até a bela e imponente porta de correr confeccionada em um metal pesado.
30. Para quem gosta de ousar

Foto: Reprodução / Arquitetando Ideias
Esta é a prova que um elemento com visual diferenciado transforma a aparência de um ambiente. Complementando uma parede já cheia de estilo com tijolos aparentes, a porta de correr possui design único, cheio de ousadia e personalidade, embelezando o cômodo.
31. Com três folhas e embutida no painel

Foto: Reprodução / AH!SIM
Novamente integrando ambientes e conferindo charme à decoração, esta porta de correr possui três folhas de madeira, confeccionadas na mesma madeira utilizada no painel fixado à parede. Destaque especial aos puxadores: círculos entalhados na própria madeira.
32. Separando sala de estar da sala de tv

Foto: Reprodução / Pilar Hernandez
Mesmo em ambientes amplos, as portas de correr possuem utilidade ao separá-los de acordo com as funções de cada um. Enquanto a visita é recebida na sala de estar, quem desejar pode isolar-se na sala de TV para acompanhar seu programa favorito, sem atrapalhar a conversa.
33. Delimitando um novo cômodo

Foto: Reprodução / Studio W.E.
Aqui fica por conta do morador decidir se compartilha sua intimidade e seus programas de TV favoritos com os outros residentes da casa. As portas de correr foram confeccionadas em madeira pintadas de branco e delimitando um cômodo à parte na residência.
34. A privacidade necessária para um bom trabalho

Foto: Reprodução / ACE Arquitetura e Interiores
Como o home office fica localizado no interior desta suíte máster, ele foi planejado de modo a isolar-se do restante do cômodo ao contar com o auxílio de uma porta de correr com folhas duplas, facilitando a concentração necessária para um trabalho bem executado.
35. Com tamanho considerável

Foto: Reprodução / Ana Paula Japur
Tendo ampla passagem para outros cômodos, o home theater ganhou a privacidade necessária para isolá-lo ao reproduzir um bom filme. Ao contrário da maioria dos projetos, apesar do espaço de sobra, apenas uma folha foi utilizada na confecção desta porta de correr.
36. Visual vazado, permitindo plena visualização

Foto: Reprodução / Júnia Andrade
A cozinha possui tímidas proporções e, se for integrada com outros ambientes, ganha a impressão de amplitude. É exatamente esta a função proporcionada pela porta de correr elaborada com ripas de madeira, que permite que o morador decida quando integrá-la ou separá-la.
37. Espelho sempre é uma boa opção

Foto: Reprodução / Vanessa de Mani
Em um ambiente de cores claras, a estreita porta de correr foi elaborada em madeira branca com revestimento espelhado, refletindo o restante do cômodo e deixando a folha mais discreta. Aqui, tanto o puxador quando o trilho e roldanas possuem acabamento metálico, complementando o visual.
38. Separando o living do home theater

Foto: Reprodução / Laura Rocha
Nada melhor do que silêncio e integração ao receber convidados. Para promover um ambiente favorável à uma boa conversa, portas de correr foram adicionadas na divisória da sala de estar com a sala de TV, garantindo que o barulho não seja um incômodo.
39. Ainda mais bela com madeira de demolição

Foto: Reprodução / Vanessa Pagliuca
Apesar de muitas vezes deixado de lado no momento da decoração do lar, o corredor merece um visual caprichado. Este ganhou parede de tijolos aparentes ao fundo, com ampla escultura étnica. A porta de correr de madeira de demolição é um charme à parte, dando o toque final para o ambiente.
40. Integrando-se à decoração

Foto: Reprodução / Luana Gaspar
Quando fechada, esta porta de correr assemelha-se à um adorno fixado à parede, em meio aos painéis com revestimento em alto relevo. Seu acabamento brilhoso contribui para o embelezamento do local e o seu tom é muito parecido com o eleito para a pintura na parede.
41. Integrando o banheiro ao closet

Foto: Reprodução / Lucia Ravache
Que um closet com banheiro é uma boa escolha não há dúvidas, mas então como integrá-los e ainda manter a privacidade necessária? Aqui é exatamente esta função que a porta de correr irá cumprir. Com acabamento fosco, dificulta a visualização do interior do banheiro.
42. Destacá-la é uma boa opção

Foto: Reprodução / De Interiores
Já que essa porta cumpre tão bem seu papel, porque não dar uma atenção especial à ela e optar por materiais que se destaquem em seu ambiente? Aqui o tom claro de madeira destaca-se sobre a parede branca, e a porta ganha um charme especial ao ter suas ferragens pintadas de preto.
43. Divisão de ambientes e de estilos

Foto: Reprodução / Dulce Figueiredo Ferraz
Estas duas salas distinguem-se entre si não apenas pelo mobiliário e cores escolhidas, mas também pelo estilo de decoração seguido. Por isso, nada melhor do que uma bela porta de correr para separar os ambientes ou ainda integrá-los quando for necessário.
44. Ouse nos detalhes

Foto: Reprodução / Claudia Ramirez
A madeira é um material que permite soltar a imaginação no momento em que é trabalhada. Esta porta de correr ganhou pintura em tom branco fosco e recortes no formato de três círculos dispostos na vertical, adicionando personalidade à esta bela cozinha.
45. Recanto ideal para relaxar

Foto: Reprodução / arqMULTI
Existem momentos em que tudo o que se deseja é passar um tempo tranquilo, seja lendo um livro ou assistindo um bom filme em um ambiente acolhedor. É exatamente nesta sala íntima que o refúgio se instala, com o auxílio das portas de correr, isolando-o do restante da casa.
46. Madeira e branco, combinação de estilo

Foto: Reprodução / RBP Arquitetura e Design
Independente do tom escolhido, combinar madeira com a cor branca, seja ela aplicada ao ambiente ou ao mobiliário, é certeza de sucesso. Aqui a ampla porta de correr tem acabamento em ripas de madeira, deixando a decoração do cômodo ainda mais bela.
47. Duo branco e preto de estilo

Foto: Reprodução / S12 Arquitetura
A cozinha foi organicamente integrada à sala de TV, com uma bancada que possibilita a comunicação entre os dois cômodos. Para deixar a área íntima de dormitórios e banheiros isolada, a porta de correr em tom branco com espelhos cumpre bem o seu papel.
48. Um ambiente todo em branco

Foto: Reprodução / Splendore Marcenaria
Para o acabamento do buffet, o tom de branco laqueado foi o escolhido. A mesma cor ainda pode ser visualizada na porta de correr, harmonizando-a com o restante do ambiente. Para quebrar o império do branco, nada como toques de verde da natureza aqui e ali.
49. Ambiente elegante com madeira abundante

Foto: Reprodução / Lucia Ravache Arquitetura
No chão, o piso que imita madeira, e no ambiente, o tom de caramelo da poltrona Charles Eames. Essa combinação contribui para o predomínio da cor amadeirada. Enfeitando a parede lateral do quarto, um lindo painel de madeira, onde a porta de correr se integra. Destaque para os entalhes cheio de charme.
50. Mais espaço disponível

Foto: Reprodução / D2N Arquitetura
Antes da instalação desta porta de correr, os moradores se apertavam e tinham a movimentação limitada dentro do cômodo devido a porta tradicional. Com a mudança, além de espaço disponível, eles ainda conquistaram mais estilo e beleza à suíte.
51. Difícil até de se notar

Foto: Reprodução / Pura! Arquitetura
Quem olha de longe nem imagina que existe uma porta embutida neste painel de madeira branca onde o sofá foi posicionado. Integrando-se perfeitamente à parede, só deixa seu longo puxador à mostra, garantindo discrição e funcionalidade à sala.
52. Como elemento decorativo do ambiente

Foto: Reprodução / Claudia Ramirez
Enquanto uns tentam disfarçar seu visual, outros investem em detalhes e inovações. Esta porta de correr separa a cozinha da área de serviço e, visando ter ainda mais destaque, a peça ganhou dois círculos recortados, emoldurados com acabamento metálico, assim como os eletrodomésticos da cozinha.
53. Adicione cores e texturas

Foto: Reprodução / Kathya Calado
É possível que, ao optar por um modelo no tom tradicional da madeira, futuramente os moradores enjoem do visual da porta. Por isso, existem alternativas baratas para evitar o inconveniente, como adicionar uma camada de pintura, anexar um espelho ou ainda cobri-la com papel de parede, como no exemplo da foto.
54. O acabamento fosco fica lindo

Foto: Reprodução / Movelare
Se a técnica de laca garante uma aparência brilhosa à madeira, o gofrato adiciona uma textura semelhante a fórmica, porém com visual totalmente fosco. Ótima alternativa para quem gosta de ambiente discretos, aqui a técnica foi aplicada tanto na porta de correr quanto no painel fixado à parede.
55. Brinque com tons diferentes de madeira

Foto: Reprodução / Chiquirius
Não tem erro, madeira sempre irá combinar com madeira, independente do tom utilizado no ambiente. Aqui um tom escuro foi aplicado ao painel e à porta de correr, enquanto na parte interna do home office é possível observar o mobiliário pintado na cor branca.
56. Inspiração na cultura japonesa

Foto: Reprodução / Clarice Semerene
As tradicionais casas japonesas possuem proporções reduzidas, por isso, são utilizados os shojis, painéis corrediços feitos em papel de arroz para separar seus ambientes. Para esta cozinha a inspiração surgiu desta cultura, porém adaptando as portas ao utilizar vidros trabalhados em branco.
57. Laca fosca e ferragens em preto

Foto: Reprodução / Marcenaria Pimentel
Diferente do gofrato que é 100% fosco, a laca dita fosca ainda possui cerca de 5% de acabamento brilhante. Porém, a olho nu, o resultado é bem parecido, conferindo um certo requinte à madeira. Para enfeitar esta linda parede de tijolos aparentes, porta de correr branca com ferragens pintadas de preto.
58. Embutir é sempre uma boa opção

Foto: Reprodução / Marina Linhares
Para quem deseja um visual mais suave, é indicado embutir as portas de correr para que elas não fiquem pronunciadas no ambiente. Nesta sala de jantar, a parede ao fundo é na realidade um painel laqueado na cor branca, com porta de correr de folhas duplas.
Veja mais fotos de ambientes com porta de correr
Para esclarecer qualquer dúvida que questione o poder de embelezar qualquer ambiente conferido pela porta de correr, confira mais algumas opções a seguir:
59. A porta de correr divide a área da jacuzzi, com claraboia, da área externa

Foto: Reprodução / Ouriço Arquitetura e Design
60. Integrando a cozinha à área externa da cosntrução

Foto: Reprodução / Marília Zimmermann
61. Esse tipo de porta permite conectar ou desconectar os ambientes

Foto: Reprodução / Cacho Arquitetura
62. Não parece, mas tem uma porta atrás dos espelhos

Foto: Reprodução / Lar Tudo No Lugar
63. Aproveitando a luz natural com a porta vazada

Foto: Reprodução / Chá Arquitetura
64. Folhas finas e individuais

Foto: Reprodução / Taciana Assumpção Vaz
65. Com o batente interno em madeira no tom natural

Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores
66. E que tal um belo vitral?

Foto: Reprodução / Porta Nobre
67. Separando e destacando os ambientes

Foto: Reprodução / LR Arquitetura
68. Isolando o recanto de paz e tranquilidade

Foto: Reprodução / Fernanda Angelo
69. Aproveitando ao máximo a luz natural

Foto: Reprodução / Madelopes
70. Conferindo a privacidade que o dormitório demanda

Foto: Reprodução / Roberta Petillo
71. Trazendo um belo trabalho com frisos na vertical e horizontal

Foto: Reprodução / Esquadrias São Rafael
72. Integrada ao painel, com tom natural de madeira

Foto: Reprodução / Meire Zulian
73. Delimitando o espaço reservado à área de serviço

Foto: Reprodução / Carlos Rossi Arquitetura
74. Para mais sofisticação, revestimento em couro

Foto: Reprodução / Decouros Artefactos
75. Acabamento rústico com a porta de aço cortein

Foto: Reprodução / Claudia Ramirez
76. Circundando a residência

Foto: Reprodução / Fenstek Esquadrias de PVC
77. Com acabamento vermelho brilhante

Foto: Reprodução / Carmem L Talhari
78. Elaborada em painel de madeira de demolição

Foto: Reprodução / Decorart Acabamentos
79. Tons escuros para contrastar com o piso claro

Foto: Reprodução / Liliane Furlan Interiores
80. Instalada do chão ao teto, com visual de tirar o fôlego

Foto: Reprodução / Babi Teixeira
81. Presente também no banheiro

Foto: Reprodução / ACE Arquitetura e Interiores
82. Praticamente imperceptível

Foto: Reprodução / Mônica Acioli
83. Elaborada com três placas de espelhos

Foto: Reprodução / Clélia Regina Angelo
84. De visual simples e beleza sem igual

Foto: Reprodução / Auna Arquitetura
85. Que tal uma porta azul turquesa?

Foto: Reprodução / Maria Elvira Ila Rosete
86. O tom vibrante faz a diferença na parede branca

Foto: Reprodução / Gabriel Güths Arquitetura
87. Deixá-la vazada é uma boa opção para um ambiente mais iluminado

Foto: Reprodução / Lilian Simões Arquitetura
88. Quatro folhas trabalhadas, com janelas de vidro

Foto: Reprodução / Marcenaria Belém do Pará
89. Utilizada também para organizar o buffet

Foto: Reprodução / N+A Arquitetura
90. Trazendo mais elegância ao ambiente

Foto: Reprodução / Espaço Interiores
91. Um toque de cor é sempre bem-vindo

Foto: Reprodução / Mentô Arquitetura
92. Adicionar cortinas garantem privacidade para portas de vidro

Foto: Reprodução / Marcenaria Belém do Pará
93. Uma moldura azul faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Claudia Ramirez
94. Se tiver amplitude, garante um visual mais moderno

Foto: Reprodução / Caroline Gabriades
95. Deixando a natureza invadir o interior da casa

Foto: Reprodução / Rocco Arquitetos
96. Vale destacar como a visão do jardim enriquece o visual

Foto: Reprodução / Rocco Arquitetos
97. Visual de tirar o fôlego com ripas de madeira e espelhos

Foto: Reprodução / Carolina Rocco
98. Desenho incrível proporcionado pela natureza

Foto: Reprodução / Rocco Arquitetos
99. Cortinas leves garantem iluminação natural

Foto: Reprodução / Carolina Rocco
100. Visual rústico para um ambiente aconchegante

Foto: Reprodução / Gisele Taranto
101. Dividindo o dormitório da sala de TV com muito estilo

Foto: Reprodução / MARCOZERO Estúdio
102. Garantindo o acesso à ampla sacada

Foto: Reprodução / Giele Taranto
103. A moldura branca garante visual mais discreto

Foto: Reprodução / Equipe Lamas
104. O acesso à área de lazer está garantindo pelas portas de correr

Foto: Reprodução / Gisele Taranto
105. Com puxador entalhado na própria porta

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura
106. Moldura marrom também tem seu charme

Foto: Reprodução / Gisele Taranto
107. Madeira de demolição em ampla folha

Foto: Reprodução / David Guerra
108. O puxador no tom original da madeira garantiu o toque que faltava

Foto: Reprodução / Gisele Taranto
109. Separando ambientes na sala de banho

Foto: Reprodução / Ion Glass
110. Dois estilos em uma só porta: vidro e ripas de madeira

Foto: Reprodução / Gisele Taranto
111. Escondidas por cortinas brancas

Foto: Reprodução / Gisele Taranto
112. E porque não texturas diferenciadas?

Foto: Reprodução / BlackStones
113. Tão mesclada com o painel que é impossível dizer onde começa ou termina

Foto: Reprodução / Gisele Taranto
114. Elaborada com madeira sustentável

Foto: Reprodução / EKOa Empreendimentos Sustentáveis
115. Integrando a natureza e o interior da residência

Foto: Reprodução / Gisele Taranto
116. Para uma maior abertura, múltiplos trilhos e folhas de vidro

Foto: Reprodução / Habitat Arquitetura
117. Se for livre de molduras, fica quase imperceptível

Foto: Reprodução / Arabesco Arquitetura
118. Ripas justapostas deixam a porta com um visual único

Foto: Reprodução / Decorare Studio
119. Basta abri-la ou fechá-la para visualizar e integrar espaços diferentes

Foto: Reprodução / Estúdio Penha
120. Substituindo paredes e delimitando ambientes

Foto: Reprodução / Paula Godoy
121. Abuse da criatividade e desenhos possíveis

Foto: Reprodução / Espaço Móvel
122. Com trilho de embutido

Foto: Reprodução / Drika Palermo
123. Delimitando o jardim de inverno

Foto: Reprodução / Esquadro
124. Com lindo tom natural e roldana aparente

Foto: Reprodução / Madepal
125. Elaborada em branco, assim como o painel em que foi embutida

Foto: Reprodução / Nildo José
126. Lindo contraste com o papel de parede dourado

Foto: Reprodução / Bem-vindo ao Nosso Apê
127. Em vidro trabalhado, separando a área de serviço

Foto: Reprodução / Trato Feito Vidros e Serviços
128. Deixando a luz do sol invadir o quarto

Foto: Reprodução / Felipe Hess Arquitetos
129. Toda a sobriedade e beleza do revestimento de madeira com o charme das boiseries

Foto: Reprodução / Roberto Migotto
130. Portas de correr são as mais indicadas para o melhor aproveitamento de ambientes pequenos

Foto: Reprodução / Coutinho+Vilela
Seja para aproveitar melhor o espaço, trazendo funcionalidade para ambientes de medidas restritivas, ou ainda para uma decoração mais bonita e moderna, permitindo integração ou separação de ambientes, a porta de correr é, sem dúvida nenhuma, um item curinga na decoração de qualquer ambiente! E para abrir sua casa de diferentes formas e estilos, veja também modelos de janelas.