Assim como os demais moradores da casa, as crianças também merecem um espaço decorado exclusivamente para elas. Dotadas de grande energia, sede de conhecimento e diversão, elas precisam de estímulos para sua criatividade, além de inspirações para um melhor desenvolvimento.
Devido a estes fatores, decorar um quarto infantil merece cuidados especiais. Adicionar objetos e móveis com design modernos e funcionais, ou outros elementos que colaborem no momento das brincadeiras e aprendizado é uma boa opção, indo de acordo com os gostos pessoais da criança e estimulando sua imaginação.
É possível optar por uma decoração temática, escolhendo um hobby da criança, destacando um elemento, ou ainda elegendo um dos personagens favoritos para dominar o espaço. O uso de cores vibrantes e luzes pode ajudar a complementar o visual do ambiente, despertando o interesse dos pequenos. Confira a seguir uma seleção de lindos quartos infantis decorados com os mais variados estilos e inspire-se:
relacionadas
1. Marcenaria planejada como aliada
Para tirar melhor proveito do espaço disponível e ainda garantir um visual único e exclusivo, os móveis planejados se tornam um aliado – tanto para uma decoração personalizada quanto para uma maior funcionalidade do ambiente.
Publicidade
2. Com poucos detalhes é possível criar um tema
Este ambiente com o tema surf demonstra que poucos detalhes, aliados a uma grande criatividade, podem decorar o quartinho com um tema específico, sem a necessidade de muitos elementos ou alto investimento.
3. Focar na decoração da parede é uma boa pedida
Para comprovar que não é preciso muito para trazer mais encanto à decoração do quarto infantil, este adesivo de parede se mostra o elemento ideal para trazer mais diversão, além de ter uma função educativa para as crianças.
4. Que tal uma cabeceira diferenciada?
Esta aqui ainda vem acompanhada de uma prateleira no mesmo tom de amarelo brilhante, espaço ideal para manter os livros de histórias sempre à mão. Outro destaque no ambiente é a grande coleção de bonecos dispostos junto à parede.
Publicidade
5. Apostar em uma paleta de cores harmoniosa é sucesso garantido
Com os móveis planejados pintados em branco, os tons de lilás são aplicados na roupa de cama, nos bonecos e no painel fixado sobre a escrivaninha, garantindo um espaço alegre e relaxante ao mesmo tempo.
6. Uso de nichos e animais de pelúcia
Além do mobiliário na cor branca e em tom de madeira natural, este quarto ainda ganha inúmeros nichos com iluminação dedicada para destacar os elementos decorativos, como os bichos de pelúcias variados.
7. Com espaço de sobra para reunir a garotada
Com uma apresentação pouco usual, este quarto acomoda duas camas térreas instaladas sobre um tablado de madeira e um berço suspenso no meio das camas. A parede pintada com elementos gráficos em cinza e branco complementa o charme do local.
8. Que tal incrementar o espaço de descanso e brincadeiras?
Com a intenção de permitir muitas brincadeiras em um ambiente cheio de surpresas, aqui a marcenaria planejada garante um beliche fora do comum, onde a escada conta com gavetas para ajudar na organização do espaço.
9. Prateleiras para ajudar na organização
Ideais para acomodar brinquedos e elementos decorativos, em um quarto infantil as prateleiras tornam-se um item indispensável, mantendo tudo no seu devido lugar.
10. Tons claros e nichos divertidos
A opção por cores claras ajuda a ampliar o espaço. Os nichos que simulam blocos de aprendizado com letras do alfabeto foram empilhados uns sobre os outros, garantindo um visual descontraído para o cantinho.
11. Visual retrô com cores sóbrias
Se você deseja fugir dos quartos coloridos e temáticos, este é um ótimo exemplo. O uso do papel de parede listrado e móveis pintados em um tom de verde escuro garantem um visual atemporal, podendo permanecer igual com o passar dos anos.
12. Garantindo momentos de diversão
Com a necessidade de acomodar duas crianças no momento de receber visitas, o beliche ganhou novo visual ao contar com uma cama suspensa acompanhada de uma rede de proteção.
13. Quanto mais planejado, melhor
Um belo exemplo de como um móvel planejado pode ser belo e funcional ao mesmo tempo. Como o quarto infantil normalmente acomoda brinquedos e bonecos, nada melhor do que uma estante repleta de nichos e portas, para ocultar determinador elementos.
14. Muita cor para um ambiente alegre
Enquanto o ambiente trabalha com o duo de cores branco e lilás, a roupa de cama e os elementos decorativos possuem tons vibrantes, trazendo mais alegria ao espaço.
15. Funcionalidade de acordo com a idade
Se a criança já necessita de um espaço reservado para os estudos, um home office integrado ao quarto é uma boa opção. Aqui os gaveteiros na cor amarelo vibrante chamam a atenção, possuindo espaço reservado para guardar a coleção de carrinhos do garoto.
16. Com poucos elementos infantis
Neste quarto neutro, os únicos elementos que entregam a idade de seu ocupante é os banquinhos em formato de cubo mágico e alguns bichos de pelúcia. Visual ideal para manter por muitos anos – e garantir a economia no bolso dos pais.
17. Que tal uma cama para descansar e brincar?
O destaque deste ambiente fica por conta da cama suspensa em formato de casa, a qual possui espaço para os momentos de brincadeiras e com direito até a uma cortina, simulando uma cabana, além do querido escorregador.
18. Que tal um prateleiras no quarto?
Ideal para ambientar a temática da decoração do quarto, optar pelas prateleiras ou até mesmo nichos para quartos ou até mesmo desenhos é superválido.
19. Em tons de azul e branco
Em um ambiente com espaço de sobra, a cama acaba tomando a função de sofá nos momentos de lazer, permitindo o relaxamento enquanto o pequeno assiste TV. As prateleiras são ótimas aliadas da organização, acomodando tanto os livros quanto os bichos de pelúcia.
20. Um céu estrelado para embalar os sonhos
Com o espaço planejado de modo a acomodar duas camas e uma escrivaninha para os estudos, este belo quarto ainda conta com a utilização de luzes embutidas no gesso do teto, assemelhando-se a estrelas.
21. Duas camas e escrivaninha
Para acomodar os gêmeos e deixar o visual mais divertido, a decoração dos espaços individuais de cada um deles é a mesma, com os mesmos tons e mobiliário. A escrivaninha conta com espaço de sobra para acomodar os dois simultaneamente.
22. Um charme de prateleira
A prateleira suspensa ganhou a companhia de cordas para fixar e mantê-la suspensa, simulando uma espécie de balanço e ajudando a organizar os brinquedos da menina. Destaque especial para a iluminação embutida na cabeceira e escrivaninha.
23. Toda a neutralidade da cor branca
Com design especial, este quarto acomoda uma jovem garota que não deseja a temática infantil na decoração. Para incrementar o visual, tapete e almofadas em tons de rosa suave, trazendo delicadeza ao ambiente.
24. Mix de rosa, amarelo e cinza
Apesar de ser um quarto de uma garota, os meninos também se sentirão confortáveis neste espaço, cheio de detalhes em tons vibrantes, mesa reservada para atividades e um confortável sofá para descanso.
25. Luzes para todos os cantos
Criando um visual diretamente dos sonhos, este quarto foi revestido com painéis na cor branca, e que ainda ganharam pequenas luzes embutidas para criar a atmosfera ideal para qualquer criança. O tom de rosa ajuda a quebrar o excesso de branco, garantindo mais vida ao ambiente.
26. O diferencial está na cabeceira
Aqui, este item não apenas enfeita a cabeceira da cama, mas a engloba parcialmente, na forma de um amplo painel de madeira, sendo utilizada, inclusive, como o expositor ideal para a coleção de bonecos.
27. O mobiliário pode ajudar na criatividade
Uma boa opção no momento de escolher o material a ser utilizado na decoração do quarto é optar por elementos que permitam que a criança solte a imaginação. Aqui a porta do armário serve como um quadro para os pequenos criarem seus desenhos à vontade.
28. Tudo ao alcance dos pequenos
Tanto para facilitar o acesso das crianças aos livros e brinquedos quando para estimular a autonomia dos pequenos, uma boa opção é apostar em prateleiras baixas e organizados dispostos no chão, como indica o método montessoriano.
29. Delicadeza e minimalismo
Em um ambiente com a cor branca reinando, a temática infantil é abordada de forma discreta, com o auxílio de aplicações de ursinhos na cortina e almofadas. A prateleira mostra-se novamente como um elemento indispensável para organizar o ambiente.
30. A importância do uso do espelho
Este elemento, além de auxiliar a criança no seu desenvolvimento, ainda ajuda a ampliar o ambiente. A parede pintada de rosa vibrante ganha a companhia de prateleira e simpáticos bichos de pelúcia.
31. Para se aventurar em alto mar
Seguindo a temática náutica, este quarto conta com o trio de cores branco, vermelho e azul, típicos deste tipo de decoração. Elementos que rementem ao navio também se fazem presentes, como a rosa dos ventos e as boias salva-vidas.
32. A penteadeira como elemento de destaque
É comum as crianças se inspirarem em seus pais, por isso, a jovem menina desejar uma penteadeira semelhante a observada no quarto da mãe é esperado. Com design lúdico, esta ainda cumpre a função de mesa de atividades.
33. Tons de rosa e pequenas borboletas
Com uma decoração predominando em tom rosa claro e branco, ainda é possível visualizar como o uso dos espelhos enriquece o visual do ambiente. Destaque especial para as luzes no teto e as delicadas borboletas estampadas nas paredes.
34. Móveis belos e funcionais
Utilizando duas estantes com funções diferentes, porém designs semelhantes, este quarto disponibiliza toda a organização necessária para os livros e brinquedos da pequena.
35. Especialmente para o pequeno craque
Com a temática de futebol, este quarto conta com tapete que simula o campo das partidas, além de uma imponente bola fixada no teto, no centro do ambiente. Para amante de futebol nenhum botar defeito.
36. Para viver em um conto de fadas
É impossível entrar neste quarto e não se encantar com a cama de design feito especialmente para a pequena princesa. Com marcenaria personalizada, a cama ganha armação em formato de castelo, propiciando muitos momentos de brincadeiras.
37. Um painel feito especialmente para os pequenos
Enquanto a cama ganha estrutura feita a partir da reutilização de pallets, para deixar a parede mais bela, um painel com uma linda pintura de árvore é pendurado em meio as duas camas.
38. Lindo quarto em tons pasteis
Os tons claros ajudam a relaxar, além de causarem a impressão de um ambiente mais amplo, já que não poluem o visual. Aqui a mistura de lilás e verde é feita com maestria. Destaque especial para a cortina personalizada.
39. Uma cama diferenciada pode mudar a visual
Atualmente existem muitas opções de camas com formatos diferenciados no mercado, abrangendo os mais variados gostos e orçamentos. Vale apostar neste tipo de móvel para incrementar a decoração deste espaço.
40. Linda combinação de amarelo e azul
Estas duas cores dão o tom na decoração, estando presente desde as roupas de cama até elementos decorativos e no próprio mobiliário. Destaque para a disposição inusitada das duas camas.
41. Funcionalidade e estilo em pouco espaço
Com a escrivaninha ajudando a delimitar o espaço reservado à cama e uma pequena escada de acesso à ela, este quarto possui sua área útil em um pequeno espaço. Ideal para quem busca praticidade e beleza, mas que conta com medidas reduzidas.
42. Móveis clássicos e um papel de parede cheio de vida
Para as meninas mais românticas, uma boa ideia é apostar em móveis com design mais clássico para deixar o ambiente ainda mais encantador. O papel de parede enriquece o visual, e o lustre pendente garante charme ao espaço.
43. Muita cor e diversão
Utilizando roupas de cama e tapete multicoloridos, este quarto ganha mais chame nos pequenos detalhes da cortina e nas listras pintadas somente na parte superior das paredes.
44. Espaço bem aproveitado
Apesar de possuir medidas discretas, este quarto infantil conta com espaço reservado para a cama, nichos para dispor a coleção de bonecos e uma escrivaninha com tampo em acrílico cheia de estilo.
45. Que tal uma decoração campestre?
O destaque deste quartinho ficou por conta da estilosa prateleira fixada aos pés da cama. Contando com uma parte que simula cercas para guardar os livros, o móvel ainda possui um visual todo especial típico de casa de campo, incrementando a decoração.
46. Uma cabeceira cheia de charme e estilo
Aqui a cabeceira é substituída por um painel de madeira fixado à parede. Este conta com pequenos nichos recostados e pintados de cores variadas, que ainda ganharam iluminação dedicada, destacando os objetos em seu interior.
47. Flores e ursos na decoração
Utilizando tons de rosa, este ambiente ganha a companhia de simpáticos ursos com os mesmos tons visualizados no restante do ambiente. Para uma decoração harmônica, tanto o papel de parede quanto a roupa de cama ganham padrões floridos semelhantes.
48. Design futurista para uma decoração temática
Utilizando o tema de futebol, este quarto ganha tapete que simula o campo, painel com uma foto da arquibancada, além do destaque do espaço: uma cama em formato inusitado para marcar presença.
49. Delicadeza em tons de rosa
Outro estilo de decoração mais romântico, o uso do rosa associado com a cômoda e o lustre com visuais mais clássicos ajudam a manter o tom. Destaque especial para a iluminação embutida nas prateleiras.
50. Com temática de coroas
Ao falar sobre decoração temática, é importante frisar que qualquer elemento pode ser utilizado, como por exemplo coroas, ou até nuvens. Aqui as coroas foram fixadas à parede, além de figurar nas almofadas, roupa de cama e objetos decorativos.
51. Um papel de parede para entrar no clima
Como a decoração é predominantemente na cor branca, nada como um papel de parede com cores e estampas para adicionar vivacidade ao ambiente. Seguindo o mesmo estilo, nichos em formatos de casinhas.
52. O pequeno amante de Lego irá amar este quarto!
Com os móveis de formato personalizado que remetem às peças deste jogo de encaixar, o visual incrível desse quarto ainda é arrematado pelo amplo painel com o pôster do filme da franquia.
53. Uma estante para organizar e embelezar
Tons de rosa e branco são vistos em todo o ambiente, desde os móveis até o papel de parede. Além do mosquiteiro fixado acima da cama, outro elemento que incrementa a decoração é a estante em formato de casinha.
54. Um teto de tirar o fôlego
Para quem deseja uma decoração diferenciada, uma boa ideia é apostar em um teto decorado, deixando as paredes e móveis com um visual mais básico. Aqui o planeta Terra ganha ainda mais destaque devido às luzes embutidas na sanca.
55. Um quarto dos sonhos, com detalhes em azul
Fugindo da tradicional preferência das meninas em apostar em uma decoração em tons de rosa, aqui a decoração é baseada na cor azul. Destaque para o cortinado ao redor da cama e pelo belo lustre fixado acima da escrivaninha.
56. Ambientado em um castelo de sonhos
Além do céu azul com pequenas nuvens presente nas paredes e no teto, a cama ainda foi posicionada entre uma armação de madeira em formato de castelo, para embalar os sonhos das pequenas princesas.
57. Uma selva para o pequeno desbravador
Aqui uma estrutura de madeira garante espaço reservado para a cama, mesa de atividades e prateleiras. O uso do verde e marrom ajudam a manter a temática. Destaque especial para a escada simulando cipó com bichos de pelúcia.
58. O uso de painéis facilitam a organização
Como o espaço é amplo e permite divisões, o uso de painéis facilita a organização do espaço. Com uma peça central repleta de nichos e luzes funcionando como divisória, a parte do dormitório é separada da área de higiene.
59. Para levar a imaginação às nuvens
Com a temática de nuvem, este quarto utiliza este elemento na decoração de diversas formas, como pendente, decoração de teto e móveis neste formato. Com cantinho reservado para a brincadeira, permite que sua dona solte a imaginação.
60. A cortina como parte da decoração
Ao contar com paredes revestidas com papel de parede listrado e teto pintado em tom de cinza com luzes embutidas, a cortina em tom claro compõe a decoração, quebrando o reinado do papel de parede.
61. Cantinho de atividades e cama multifuncional
Contando com uma paleta de cores que engloba tons de amarelo e lilás, este quarto possui um painel de madeira fixado à parede, com um rolo de papel destinado aos momentos de atividades e aprendizado. Destaque especial para o formato inusitado da cama, que também serve como prateleira.
62. Beliche com nichos e papel de parede colorido
Apesar de possuir o design bem semelhante ao das clássicas beliches, esta versão possui uma estrutura repleta de nichos, com cores diversas, ideal para guardar bonecos e bichos de pelúcias.
63. Cada coisa em seu lugar
Com espaço amplo, este quarto conta com uma divisão realizada através de um painel de madeira, separando a área do dormitório com a área de estudos e atividades. Para um visual descontraído, papeis de parede mixam diferentes padronagens.
64. Tons de branco e vermelho, para um visual contemporâneo
O mix destas duas cores garante um visual contemporâneo ao quarto. Com espaço amplo e disposição planejada dos móveis, é possível agrupar duas camas e uma escrivaninha de forma organizada e sem dificuldades.
65. Para encantar os fãs de super-heróis
Contando com um painel com as características e uniforme dos super-heróis favoritos do dono do quarto, o ambiente ainda recebe mobiliário em tons vibrantes, assim como elementos que rementem ao tema de decoração.
66. Duo azul e verde para uma decoração simplista
Sem muitos elementos e utilizando a mistura das duas cores para decorar o ambiente, este quarto usa a pintura em tecido de forma a deixar o visual da parede mais interessante, sempre seguindo a paleta de cores utilizada.
67. Decoração em rosa e armário espelhado
Mais uma vez o espelho é utilizado como recurso para ampliar o ambiente. O papel de parede com listras rosa é complementado com a prateleira com detalhe no mesmo tom, local onde as bonecas têm espaço reservado.
68. Listras utilizadas de formas diferentes
Enquanto a parede que acomoda a cama ganha papel de parede com listras horizontais na cor azul, a parede contralateral ganha um sofá utilizando a mesma padronagem, porém de forma vertical.
69. Uma cama de visual único e personalizado
Feita através da marcenaria personalizada, a cama fica situada no andar superior, onde a parte de baixo fica reservada para acomodar parte da escrivaninha e se tornar uma prateleira com gavetas coloridas.
70. A beleza da simplicidade
Sem muitos detalhes, este quarto conta com móveis neutros e tons padrão. Para remeter à infância, quadros com pinturas lúdicas foram fixados acima da cabeceira.
71. Papel de parede bem colorido
Quarto de irmãs com camas lado a lado em um espaço bem colorido e divertido
72. Mistura de três tons para alegrar o ambiente
A paleta de cores escolhida para este quarto engloba os tons de rosa, lilás e verde, trazendo alegria e diversão ao ambiente. Estes podem ser visualizados na parede, nos nichos e nas roupas de cama.
73. Um visual clássico, com a temática de ursos
Apesar de possuir uma parede com visual rústico e tijolos aparentes, os elementos restantes deste quarto possuem o estilo clássico, desde os móveis até o uso de dourado e o papel de parede.
74. Ideal para os fãs deste amado e atrapalhado cachorro
Contando com um papel de parede no tema do Scooby-Doo e sua turma, este quarto ainda conta com beliche diferenciada, com a cama superior tendo seu acesso através de uma escada camuflada e painel especial para a coleção de carros.
75. Toques de azul e amarelo para um ambiente mais alegre
O mix destas duas cores pode ser visualizado tanto no mobiliário quanto na roupa de cama. O destaque especial deste ambiente vai para o tapete, que possui visual semelhante a um tabuleiro de jogo e deixando o espaço mais divertido.
Com um pouco de planejamento e muita imaginação, é possível transformar qualquer quarto em um ambiente propício para a diversão e desenvolvimento da criatividade dos pequenos. Seja seguindo uma temática como nuvens, videogames ou futebol, ou contando com camas infantis de visual diferenciado, basta escolher uma das inspirações acima e mudar a decoração do espaço reservado especialmente para as crianças.