
Foto: Reprodução / Fernanda Abs e Fred Benedetti
A fase de ter brinquedos passou, e agora o menino virou um verdadeiro rapazinho; aquele que passará boa parte do seu tempo em casa no quarto estudando, navegando na internet, conversando ou jogando vídeo game com os amigos ou assistindo suas séries favoritas no conforto de seu refúgio.
E para representar bem essa transição de fases, a decoração do quarto do garoto deve atender bem, não só as suas necessidades, como também seus gostos e expectativas.
Por ser uma época longa, que possivelmente durará até a sua saída de casa, a decoração de um dormitório de rapaz deve ter uma pitada de maturidade, mas sem perder a jovialidade. Ele deve ser divertido, e ao mesmo tempo, demonstrar o quanto o seu morador cresceu e já é alguém cheio de opiniões e personalidade.
Geralmente, eles preferem ter móveis sóbrios, e dão um toque pessoal com a escolha da roupa de cama perfeita, e também os objetos decorativos espalhados pelo ambiente, um papel de parede descolado ou algo que represente bem os seus gostos, como uma dock station, um instrumento musical e quadros.
Publicidade
A seguir você confere uma lista com 60 inspirações de quarto para jovens de cair o queixo, com dicas para deixar o espaço ainda mais com a cara deles:
1. Cama de casal SIM!

Foto: Reprodução / Celina B. Zappellini
Se tiver espaço sobrando, por que não adicionar mais conforto para eles? Para dar um toque masculino a este projeto, foram adicionados móveis de madeira, um detalhe especial com tijolinhos em uma das paredes, cores sóbrias como o preto e cinza e quadros com referências esportivas.
2. Couro e listras

Foto: Reprodução / Débora Aguiar
Para o jovem moderno e dedicado aos estudos, o quarto foi projetado com uma cartela de cores bem madura, como o marrom do couro usado na cabeceira, o bege da roupa de cama, as listras da cortina e uma bancada de madeira. Na estante, algumas memórias representando bem a personalidade de seu morador.
3. O esportista descolado
Cores marcantes são sinônimo de alegria, e o espaço desse jovem morador representa bem este sentimento. As paredes ganharam um tom de cinza e uma enorme lousa, mas os itens decorativos vermelhos e amarelos contrastaram bem com o azul marinho escolhido para se destacar entre os armários.
4. O amante por viagens

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura
As paredes de cimento queimado ganharam mais destaque com o quadro do mapa mundi.
5. Bora surfar?

Foto: Reprodução / Renata Amado e Rodrigo Picolo
Quem gosta de praticar este esporte também costuma ser um verdadeiro amante da natureza, e para esta decoração, diversas referências a nossa maior riqueza brasileira compõe um ambiente despojado, aconchegante e acolhedor.
6. Uma decoração atemporal

Foto: Reprodução / Débora Aguiar
Para o rapaz mais velho, uma decoração que o acompanhe por muitos anos, se não a vida inteira, é super bem vinda. A madeira é predominante na composição, e claro que não podia faltar uma área de trabalho e estudos para acomodá-lo a qualquer hora do dia.
Publicidade
7. Viciado em futebol

Foto: Reprodução / BYARQ
A paixão pelo futebol o acompanha por toda vida, certo? Para o seu dormitório, esta referência não podia ficar de fora, e as camisetas autografadas de sua coleção pessoal foram devidamente emolduradas para representar bem esta paixão.
8. Um quarto masculino e luxuoso

Foto: Reprodução / Letícia Hammerschmidt
Todos os componentes deste ambiente representa bem o que o recanto do rapaz deve ter: conforto, sofisticação, objetos decorativos que correspondem aos seus gostos pessoais e tudo o que atenda seu estilo de vida, como o saco de areia para a prática de boxe enquanto ele assiste a algo na televisão.
9. Não se esqueça da área de estudos

Foto: Reprodução / Letícia Hammerschmidt
Do outro lado do mesmo dormitório, um cantinho especial predestinado somente para o estudo e/ou trabalho, com nichos para comportar os livros, iluminação adequada para a ocasião, e claro, toques pessoais para adicionar personalidade ao ambiente.
10. Veja por outro ângulo os detalhes descritos

Foto: Reprodução / Letícia Hammerschmidt
Para reforçar as características masculinas desta composição, o chão de porcelanato imitando cimento queimado, juntamente com a mobília escura, deram um equilíbrio perfeito entre o requinte e o intimismo.
11. Música, viagens e quadrinhos

Foto: Reprodução / Célia Beatriz
Todos as paixões do morador foram incluídas na decoração de forma equilibrada e divertida: o papel de parede feito com pôsteres vintage (as almofadas coloridas super combinaram com os desenhos!), a guitarra destacada em meio ao nicho acima da cama, e as bandeirinhas de diversos países, fazendo o casamento entre os objetos decorativos com as cores dos países de sua preferência.
12. Use móveis inteligentes para otimizar espaço

Foto: Reprodução / Karla Oliveira
Como opções instaladas na parede, nichos, painéis e prateleiras. Todos estes itens foram usados neste projeto, que também aproveitou a parede irregular do espaço para instalar uma escrivaninha sob medida, e de quebra adicionou bastante charme à composição.
13. Emoldurando a janela

Foto: Reprodução / Priscila Koch
Outro recurso para aproveitar bem o espaço é instalar prateleiras não só acima, mas também em torno da janela. Para um colecionador nato, esta é uma saída perfeita para acomodar com muita organização e beleza as suas relíquias e deixá-las expostas como parte da decoração.
14. Um toque de cor em meio a sobriedade

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design
A roupa de cama é, de uma maneira muito funcional, a principal responsável por caracterizar o estilo da decoração de um dormitório. Ela pode acompanhar a neutralidade de todo o ambiente, ou adicionar um toque de cor, deixando tudo mais alegre e descontraído.
15. O quarto meio tradicional, meio urbano

Foto: Reprodução / Tiakkanen Arquitetura
Poderíamos dizer que este é um dormitório tradicional, se não fosse pelo detalhe adicionado acima da cama, super urbano e moderno. Os garotos adoram incluir o grafite em sua decoração, e ele sozinho já garante bastante personalidade ao quarto.
16. Dois garotos, uma proposta

Foto: Reprodução / Chris Silveira e Arquitetos Associados
Para acomodar perfeitamente os dois irmãos, este projeto contou com móveis planejados para aproveitar cada centímetro do local, e como prova disto, veja que máximo ficou o resultado deste encaixe da escrivaninha na beliche.
17. Eliminando a bagunça

Foto: Reprodução / Passo 3 Arquitetura
Em vez de uma cama com um vão para ele deixar seus calçados jogados e escondido dos nossos olhos, porque não pensar em uma peça que incentivará que ele recolha os pares sem muito trabalho? Neste exemplo, a mobília além de servir como um estiloso futon, contou com gavetas para armazenar não só os tênis, como qualquer outra coisa que precisa ficar de fácil alcance.
18. Um cantinho cheio de paz

Foto: Reprodução / Estúdio Barino Interiores
Se ele prefere um quarto clean para relaxar e buscar tranquilidade, ou simplesmente não gosta muito de fugir do tradicional, a decoração pode ter cores claras e neutras, e para dar um atmosfera mais jovem ao espaço, inclua pequenos pontos de cor (preferencialmente uma ou duas) e poucos objetos.
19. Ele prefere tudo preto!

Foto: Reprodução / Romero Duarte & Arquitetos
E isso não significa que o ambiente não terá personalidade. Perceba como itens divertidos foram incluídos sutilmente nesta decoração, como os objetos das prateleiras, o colorido das almofadas e o abajur parecendo um copo despejando líquido acima do criado-mudo.
20. Música por todos os lados

Foto: Reprodução / Estúdio HL
Este cantinho todo estiloso de um amante da música acolheu com muito conforto esta proposta. O pequeno e multifuncional espaço não acomoda somente uma cama, mas também um confortável canto de leitura, já que a arandela logo abaixo da janela oferece iluminação direta para o jovem, e também um local ideal para praticar guitarra, já que tudo está ali a mão para ele colocar pra fora os seus dotes artísticos.
21. Garoto de Ipanema

Foto: Reprodução / APM Interiores
A pintura adicionou mais alegria e modernidade para o quarto tradicional do menino adolescente. Perceba como as cores usadas na arte também corresponde a cartela utilizada no restante da decoração, como a mobília, a roupa de cama e as almofadas.
22. Aconchego em primeiro lugar

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design
Os tons terrosos, combinados a iluminação quente, garantiu que o ambiente ficasse com uma atmosfera acolhedora e confortável. Somente uma luz direta foi redirecionada para a escrivaninha para garantir uma área de estudos mais adequada.
23. Valorizando a visão para o paraíso

Foto: Reprodução / Sadala Gomide
Com esta vista para o mar, impossível querer investir em cortinas ou em qualquer coisa que atrapalhe este momento de admiração à natureza. Para manter o jovem inspirado, a escrivaninha foi instalada logo ao lado, aproveitando também a luz natural garantida pela grande vidraça.
24. Mantendo algumas lembranças da infância

Foto: Reprodução / Sadala Gomide
Apesar de já ser uma fase desgarrada das brincadeiras de infância, alguns brinquedos podem carregar ainda um valor sentimental ao jovem rapaz, e podem ser muito bem mantidos para enriquecer a decoração de seu cantinho, como é o caso deste projeto que incluiu uma prateleira só para acomodar essas relíquias.
25. Amarelo, azul e cinza

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design
Não hesite em escolher as cores preferidas do garoto para compor a decoração. Elas podem estar presentes também nas paredes e móveis, de forma espontânea e bem pessoal, sem perder a harmonia e maturidade.
26. Cores delicadas também são bem vindas

Foto: Reprodução / Ricardo Braga & Inês Sobreira
Tons pastel e outras cores delicadas não são exclusividade para quanto de meninas. Elas podem e devem ser usadas na decoração masculina também. Apostar em elementos delicados não tira a masculinidade do lugar, só adicionam mais aconchego e neutralidade.
27. Cinza: a cor preferida deles

Foto: Reprodução / Annelise Franco
O cinza, sem dúvidas, é a cor queridinha dos garotos. Mas não é pra menos, já que além de ser atemporal, combina com tudo e oferece bastante aconchego para o cômodo.
28. Apaixonado por carros

Foto: Reprodução / Andrea Pinheiro
Mesmo com um papel de parede delicado, o dormitório ganhou uma atmosfera vintage e aconchegante com a escolha de cores e materiais utilizados na composição. Os nichos iluminados com espelhos ao fundo deu uma sensação de profundidade e recheados com objetos decorativos ao gosto do morador.
29. Nem muito nem pouco: na medida certa

Foto: Reprodução / Inês Cavalcante & Monica Albuquerque
Adicionar somente o essencial na decoração é garantia de que tudo será mantido em ordem. Na decoração, o menos sempre foi mais, e quando se trata de um jovem que estuda, trabalha e sai com frequência, este quesito é fundamental.
30. A idade já pede por móveis sóbrios

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design
Nada de mobília temática ou cortina de personagem favorito: aquele menino cresceu e precisa de um espaço mais sofisticado, equilibrado, masculino e bastante confortável. Para isso, invista em uma bela cortina e uma roupa de cama irresistível ao toque.
31. Amarelo e formas geométricas para quebrar a seriedade

Foto: Reprodução / Susana Clark Fiuza
Não é preciso de muito para incluir personalidade e estilo em um ambiente: basta fazer as escolhas certas de cores e estampas em pontos estratégicos da decoração que tudo se resolve.
32. Sem monotonia

Foto: Reprodução / Láutia Feitosa
Garantir que este espaço preservará a história e estilo de vida do rapaz é fundamental para oferecer a ele um local onde ele se sinta bem instalado, acolhido e principalmente, com liberdade para aproveitar a sua juventude da melhor maneira possível.
33. Uma opção para o adolescente ou o adulto

Foto: Reprodução / Raquel Fechine | Sara Viana
Independentemente da idade, grande parte dos garotos preferem uma decoração mais urbana, como os antigos lofts americanos, com uma pegada meio industrial. A parede de tijolinhos é a queridinha do momento, e pode ser incluída com textura ou com papel adesivo.
Veja mais fotos de quartos de rapazes
Ainda não encontrou o modelo que mais combina com você? Confira mais fotos:
34. Funcional e sem frescuras

Foto: Reprodução / Inês Cavalcante e Mônica Albuquerque
35. A escolha das cores foram o grande destaque deste dormitório

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design
36. Quadrinhos garante mais descontração no ambiente

Foto: Reprodução / Sérgio Veras Arquiteto
37. O cantinho de estudos ganhou quadros com brasões de clubes esportivos e pufes confortáveis

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
38. Duas coisas que não podem faltar: itens pessoais do morador e uma bela iluminação

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
39. Se ele ainda é novo, garanta um espaço para que ele liberte a sua criatividade

Foto: Reprodução / Bee Arquitetura
40. E para os mais velhos, uma estante que acomode seus pertences é fundamental

Foto: Reprodução / Buster + Punch
41. Minimalismo para eles é funcional

Foto: Reprodução / Buster + Punch
42. Texturas e cores aquecem o ambiente bem iluminado

Foto: Reprodução / Buster + Punch
43. O cinza e tons terrosos também!

Foto: Reprodução / Buster + Punch
44. Este tom de verde ficou um espetáculo combinado ao cinza

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
45. Não se esqueça de incluir objetos que representem o seu estilo de vida

Foto: Reprodução / Ticiana Lopes
46. Poucos detalhes garantem um quarto 100% organizado

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design
47. … e também um ambiente mais prático e funcional

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista
48. Linhas retas e cores sóbrias compõem um ambiente sério e maduro

Foto: Reprodução / Viviane Loyola
49. Para o adulto solteiro, a decoração seguiu o mesmo estilo por todo o pequeno studio

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
50. Nichos iluminados com LED são super modernos

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
51. Não existe idade certa para ser nerd

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
52. Um quarto sofisticado vale mais que mil palavras

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
53. Com quadros inspiradores não tem erro

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
54. O pendente ao lado da cama é o destaque do dormitório

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
55. Ele gosta de rock britânico sim ou com certeza?

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
56. Para dar uma sensação de amplitude ao quarto, invista em um grande espelho

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
57. Este baú de ferro ficou um arraso como criado mudo

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta
Estes projetos inspiradores só comprovam que não é difícil criar um ambiente perfeito para o rapaz, independentemente dele ser adolescente ou um jovem adulto. Basta ter em mente que a identidade do morador é a peça chave para compor a decoração deste refúgio.