Com o tamanho físico das residências diminuindo e a preocupação em se ter um lar confortável e funcional aumentando cada vez mais, a busca por ambientes planejados é mais do que necessária. Desta forma, com a ajuda de um profissional capacitado, é possível planejar os móveis, sua disposição no espaço disponível e até os itens decorativos, de modo que o ambiente corresponda às expectativas dos residentes, unindo funcionalidade e beleza.
No quarto, este cuidado não é diferente. O local tem a função de proporcionar bons momentos de relaxamento e tranquilidade, normalmente desfrutados ao final do dia, para recarregar as energias. Por isso, o ideal é que o ambiente conte com uma confortável cama, uma iluminação adequada e o espaço livre para trânsito – e tudo isso deve estar em harmonia, para garantir o descanso adequado.
A possibilidade de planejar os móveis do quarto não se limita ao quarto de casal, estendendo-se ao quarto infantil e de solteiro e até de hóspedes, devendo atender as necessidades específicas de cada morador. Confira a seguir uma seleção de lindos quartos planejados com grande diversidade de estilo, espaço disponível e funções e inspire-se:
relacionadas
1. Com todos os recursos necessários

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde
Neste projeto, é possível comprovar como um móvel bem planejado pode fazer a diferença. O guarda-roupas, além de acomodar as roupas pessoais, ainda armazena roupa de cama, tem lugar reservado para o frigobar, painel de tv e mesa extensível possibilitando o uso do computador.
Publicidade
2. Com uma “passagem secreta”

Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Aqui, o recorte na marcenaria do armário, além de oferecer amplos espelhos, facilitando o momento da troca de roupas, ainda esconde a porta que dá acesso ao banheiro, aproveitando a parede por completo e aumentando o espaço de armazenamento do armário.
3. O papel de parede faz a diferença
Recurso decorativo democrático, ao aplicar um papel de parede é possível transformar a aparência de um cômodo, trazendo mais informação visual à ele. A dica é optar por uma cor neutra ou subtons de cores já utilizadas na decoração do ambiente.
4. Marcenaria planejada para um ambiente mais funcional

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro
Aqui, como o foco é adicionar os recursos necessários para que o quarto se transforme em um home office, atendendo as necessidades da jovem moradora, a arquiteta contou com a ajuda de uma marcenaria personalizada, onde a espaçosa mesa garante um espaço de trabalho e estudo.
Publicidade
5. Beleza até nos menores espaços

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa
Apesar de ter medidas mais singelas, este quarto planejado de solteiro garante espaço de sobra para momentos de lazer e descanso. O móvel personalizado inclui uma estrutura para a cama, com ampla gaveta e painel para tv, além de nichos e uma mesa, garantindo espaço para os estudos.
6. Solte a imaginação

Foto: Reprodução / Leonardo Muller
No caso de um quarto infantil, quanto mais cor e formas variadas, mais alegre e criativo se tornará o ambiente. Aqui, com a paleta de cor baseada em azul e amarelo, o formato dos móveis e o contraste entre os objetos encanta e estimula os pequenos.
7. Espaços compartilhados, mas com privacidade

Foto: Reprodução / Patrícia Kolanian Pasquini
Como este quarto foi projetado para acomodar duas meninas, tanto a interação quanto a necessidade do espaço individual foram levadas em consideração. As camas acomodadas nas extremidades do cômodo divide o espaço de cada uma, e a mesa proporciona os momentos de união.
8. Ambiente com a cara do dono
Esta é outra vantagem em se optar por um quarto planejado: permitir que as características e interesse de seu morador seja visualizada a cada vislumbre. Aqui o móvel personalizado garante espaço garantido para os instrumentos musicais e a ampla coleção de CDs.
9. Espaço garantido para cada item

Foto: Reprodução / HS Arquitetura
Este é um belo exemplo de como um quarto planejado se torna a opção ideal para quem dispõe de pouco espaço neste cômodo. Aqui, a cama foi posicionada no meio, cercada por pequenos, porém funcionais, criados-mudos. Com o guarda-roupas de um lado e o espelho de outro, as trocas de roupas tornam-se mais eficientes.
10. Apenas um móvel pode ser o diferencial do quarto

Foto: Reprodução / Adriana Fontana
Neste projeto, a ampla estante com recortes e belos desenhos mostra-se a estrela do ambiente. Além de acomodar itens decorativos e garantir espaço reservado para a TV, ainda é multi-função: faz as vezes de divisória, dividindo harmonicamente o ambiente integrado.
11. Não é preciso de muitos detalhes

Foto: Reprodução / Studio BR Arquitetura
Quem prefere um ambiente com poucos móveis, mas não abre mão de um ambiente funcional, vai se encantar com este projeto. Aqui a cabeceira foi substituída por um amplo painel de madeira com espelho em seu centro, ligado à mesa de home office. Os nichos complementam o visual.
12. Também fica ótimo para quem espaço de sobra

Foto: Reprodução / Roberta Devisate
Neste ambiente, espaço não era problema. Aqui, o objetivo era aproveitar as dimensões do quarto, integrando seus espaços através da marcenaria planejada. Desta forma, a mesma madeira visualizada na estrutura da cama também está presente no painel de TV e na mesa de estudos.
13. Lindo projeto com madeira em seu tom natural

Foto: Reprodução / Izabel Lessa
Buscando planejar um ambiente que tivesse espaço o suficiente para o jovem menino brincar, o móvel utilizado como estrutura da cama estende-se por toda parede, resultando em um belo espaço para brincar. O projeto ainda conta com um lugar reservado para acomodar os livros de histórias.
14. Um sonho de quarto!

Foto: Reprodução / Marlon Gama
Como na infância o quarto é o local destinado não somente ao descanso, mas também aos momentos de lazer, brincadeiras e descobertas, nada mais justo do que ser um ambiente que estimule a criatividade e encanto nas crianças. Aqui, as luzes de led simulam um céu estrelado.
15. Simplicidade e bom aproveitamento do espaço

Foto: Reprodução / Bianchi e Lima Arquitetura e Interiores
A cama foi posicionada ao centro, cercada por amplos armários e um pequeno criado-mudo, garantindo um cantinho específico para itens de decoração. O uso do espelho é um recurso inteligente para garantir a impressão de que o espaço disponível é maior do que a realidade.
16. Aposte em móveis amplos e espelhos

Foto: Reprodução / Braccini+Lima Arquitetura
Ao solicitar um projeto de guarda-roupas planejado, é interessante apostar em um modelo que tenha a altura exata do pé direito do quarto. Deste modo, passará a impressão de ser embutido, garantindo um ambiente mais amplo.
17. Quanto mais gavetas, melhor

Foto: Reprodução / Stanys de Almeida
Apesar de muitas vezes deixadas de lado nas opções de guarda-roupas disponíveis no mercado, as gavetas cumprem papel importante na organização de um quarto. Aqui elas possuem tamanho diferenciados, permitindo acomodar os mais variados objetos em seu interior.
18. Guarda-roupas, o móvel mais funcional do quarto

Foto: Reprodução / Gabriela Herde Arquitetura e Design
Este é o item que demanda mais planejamento, já que possibilita funções variadas e possui presença marcante no espaço. As portas de correr garantem a praticidade de acesso ao seu conteúdo sem a necessidade de muito espaço disponível, e os espelhos aplicados em seu exterior colaboram para ampliar o ambiente.
19. Aposte em tons claros e iluminação suave

Foto: Reprodução / Patricia Azoni
Os tons de bege, branco e suas variações garantem um ambiente mais tranquilo e acolhedor. Focos de luzes localizadas e pendentes proporcionam uma luz mais suave, ajudando a induzir ao relaxamento nos momentos que antecedem o sono.
20. Em espaços reduzidos, use espelhos estratégicos
21. Aposte em um projeto luminotécnico

Foto: Reprodução / MeyerCortez
Como o quarto é um ambiente que tem por função proporcionar tranquilidade e relaxamento, ao buscar um projeto de iluminação personalizado, é possível alterar o clima do ambiente ao lançar mão de recursos como focos de luzes e fitas de led.
22. O tapete é peça fundamental

Foto: Reprodução / Noura Van Dijk
Buscando trazer a unidade e harmonia ao ambiente, além de torná-lo ainda mais aconchegante, o amplo tapete proporciona um deslocamento mais confortável através do cômodo. Aposte em cores neutras, texturas macias e cuide com o tamanho escolhido: não deve sobrar, nem faltar.
23. Luzes embutidas possuem função dupla

Foto: Reprodução / Casa 2 Arquitetos
Na hora de elaborar o projeto dos móveis para o quarto, adicionar luzes embutidas garante funcionalidade e beleza ao espaço. Além de destacarem os objetos armazenados em seu interior, ainda tornam-se uma alternativa para uma iluminação mais suave no cômodo.
24. Mescle materiais diferentes

Foto: Reprodução / LM Arquitetura
As possibilidades de matérias primas disponíveis para a confecção de móveis são variadas. É possível e enriquece o visual do ambiente mesclar opções diferentes. Neste espaço, os nichos confeccionados em acrílico transparente conferem ainda mais destaque ao objetos decorativos em seu interior.
25. Cada canto com sua função

Foto: Reprodução / ABHP Arquitetura
Neste quarto infantil, as funções de cada móvel são bem definidas, assim como o seu posicionamento: o guarda-roupas ao canto, ligado à prateleira com nichos coloridos que armazena brinquedos, com a cama logo abaixo e o trocador e o berço no lado oposto.
26. Guarda-roupas multifuncional

Foto: Reprodução / Condecorar Arquitetura
Aqui, além de armazenar e organizar as vestimentas dos donos do quarto, este amplo móvel ainda possui superfície espelhada e com certa transparência, permitindo a visualização de seu interior e facilitando a locação das roupas, além do espaço reservado para a TV.
27. Espelhos e trilho de luzes

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura
Neste projeto, além do amplo e confortável tapete estendido por todo o cômodo, o guarda-roupas espelhado também garante a sensação de profundidade e amplitude ao ambiente. Para um visual diferenciado e mais tranquilo, trilho de luzes com focos direcionais.
28. Novamente o guarda-roupas é a estrela do quarto

Foto: Reprodução / Fabiana Rosello
Feito com marcenaria personalizada, ocupa duas paredes do cômodo, garantindo espaço de sobra para acomodar os pertences do casal. Suas portas de correr facilitam o acesso aos itens sem ocupar muito espaço, e ainda contam com espelhos com certa transparência, deixando-os com fácil visualização.
Veja mais algumas opções de quartos planejados
Como o uso de objetos decorativos e o estilo escolhido é algo pessoal, busque inspirar-se na disposição e funcionalidade dos móveis, paletas de cores e diferenciais nas composições dos quartos:
29. Cabeceira com design vazado e iluminação embutida

Foto: Reprodução / Iara Kílaris
30. Até o ar-condicionado ganhou um espaço especial

Foto: Reprodução / MeyerCortez
31. Aqui, o corredor se torna um closet

Foto: Reprodução / Actual Design
32. Com estante embutida e prateleiras de vidro

Foto: Reprodução / Marel
33. Apostar em madeira em seu tom natural sempre é uma ótima opção

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde
34. Com planejamento, é possível criar dois ambientes em um só espaço

Foto: Reprodução / Studio Scatena Arquitetura
35. Cores vibrantes para quem não tem medo de ousar

Foto: Reprodução / Juliana Lahóz Arquitetura
36. As portas com transparência facilitam a visualização do interior do guarda-roupas

Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura
37. O armário torna-se quase imperceptível com as portas espelhadas

Foto: Reprodução / Iara Kílaris
38. Com o planejamento, foi possível criar uma pequena estante junto à parede

Foto: Reprodução / Camila Chalon
39. A cama possui espaço para armazenar colchões extras

Foto: Reprodução / BYARQ Arquitetura & Design
40. O papel de parede substitui a cabeceira da cama

Foto: Reprodução / Meu App 22
41. Neste ambiente, a penteadeira azul turquesa é a estrela

Foto: Reprodução / My House Móveis Planejados
42. Aqui, o painel em laca ganhou lateral espelhada

Foto: Reprodução / Primattus Design
43. Destaque para a ampla cabeceira e o aparador em madeira e vidro

Foto: Reprodução / TWB Arquitetura
44. O closet embutido funde-se com a parede lateral do quarto

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura
45. Tons amadeirados também têm seu charme

Foto: Reprodução / Ana Mähler
46. Guarda-roupa espelhado e painel com recortes na parede

Foto: Reprodução / Renata Basques
47. Aqui, o papel de parede complementa o visual

Foto: Reprodução / Gabriela Herde
48. A prateleira ainda possui a função de separar os ambientes

Foto: Reprodução / Personal Interiores
49. Tons claros e espaços bem aproveitados

Foto: Reprodução / Camila Chalon
50. A cabeceira de cor escura gera um belo contraste com o guarda-roupa claro

Foto: Reprodução / Serra Vaz Arquitetura
51. O uso do espelho tamanho reduzido deixa o móvel mais acessível

Foto: Reprodução / Letícia Araújo
52. Planejamento inteligente, trazendo funcionalidade ao quarto

Foto: Reprodução / Karla Silva Arquitetura e Interiores
53. Cabeceira até o teto para um visual diferenciado

Foto: Reprodução / Érica Salguero
54. A divisória personalizada permite o direcionamento da tv

Foto: Reprodução / Luciana Latorre Interiores
55. Aqui, até o teto possui acabamento personalizado

Foto: Reprodução / Karla Oliveira
56. Os tapetes e os armários diferenciados ajudam a demarcar os ambientes
57. Portas com acabamento fosco deixam o guarda-roupas mais discreto

Foto: Reprodução / MM18 Arquitetura
58. O painel com iluminação embutida garante mais charme ao espaço do bebê

Foto: Reprodução / Square Arquitetura
59. O painel de madeira garante mais personalidade ao ambiente

Foto: Reprodução / Vanja Maia
60. Armários para todos os lados

Foto: Reprodução / Camila Chalon
61. Cabeceira diferenciada, com espelhos laterais

Foto: Reprodução / Marilia Zimmermann
62. Vigas de madeira e painel adesivo

Foto: Reprodução / Iara Kílaris
63. Com prateleiras planejadas para acomodar objetos decorativos variados

Foto: Reprodução / Join Arquitetura
Apesar de poder despender de um orçamento mais avantajado, é inegável que o ambiente ganha mais funcionalidade e beleza ao ter um projeto personalizado. Com possibilidades para todos os gostos e bolsos, basta buscar um profissional capacitado para garantir o quarto dos sonhos. Com um espaço para cada coisa, é possível até planejar um closet, veja ideias!