A relação de Amanda com a casa é longa, são vários anos morando no mesmo lugar, várias fases da vida e muitas lembranças. Ainda criança, ela se mudou para a residência em que vive hoje e, apesar de ser o mesmo lugar, o espaço sofreu muitas mudanças e adaptações ao longo dos anos. Com pouco investimento e muita força de vontade, Amanda transformou sua casa em um verdadeiro lar, confira:
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Tipo de residência: casa
Cidade: Rio de Janeiro, RJ
relacionadas
Moradores: atualmente, Amanda mora com seu marido Henrique e o filho do casal, Miguel de 8 anos. No início, a residência era de seus pais, mas com o tempo e circunstâncias da vida, acabou ficando para ela e seus irmãos. A casa tinha 3 andares e após a divisão, Amanda ficou com o segundo andar.
Diferencial: com um espaço só para ela, Amanda começou sua história com a decoração. Por um tempo não foi nada fácil, conta: “com um bebê, falta de grana e sonhos altos demais, fiquei durante anos querendo coisas que eu não tinha condições financeiras de ter”. Em razão das adaptações, tudo estava muito improvisado e o esforço para transformar um pequeno pedaço era grande, “e aí eu percebi que não era um porcelanato que me faria feliz, e isso revolucionou a minha maneira de enxergar a beleza em um lar”. Então, com uma nova visão, criatividade e muita coragem e esforço, ela recomeçou.
Publicidade
A casa de Amanda e Henrique:
Sobre o início da reforma, Amanda relembra, “a grana era curta, ainda é… compramos aquele piso que cabia na nossa realidade e colocamos nós mesmo na cozinha, na lavanderia, no quarto de casal. Fizemos nossos próprios móveis, fazemos tudo”. E complementa, “se você me perguntar qual é o estilo da nossa decoração, eu te digo que é a decoração possível, decoração com afeto, com personalidade. Aquela em que usamos o que temos, compramos o que podemos, damos novos usos para velhas coisas”.
Reinvenção na decoração
No quarto de casal, Amanda destaca o quadro de pallet feito e pintado por ela. Reinvenção e criatividade são palavras-chave na decoração: caixote de feira virou mesa de apoio e grades de berços se transformaram em uma cabeceira para a cama.
Objetos afetivos
Itens afetivos e recordações também compõem o ambiente. Amanda conta que a colcha de crochê foi feita por sua mãe e o passarinho que decora a parede foi desenhado pelo seu marido Henrique.
Publicidade
Quarto para o filho
O filho Miguel tem um quarto só para ele. O espaço ganhou vida e muita diversão com a pintura na parede feita pelo casal.
Diversão com organização
Toda a decoração do ambiente foi feita pelo casal. Amanda priorizou a organização do espaço com a instalação de um cabideiro e colocou uma estante e caixas para Miguel armazenar seus brinquedos.
Um espaço para os estudos
A dupla também fez um escrivaninha para o filho. “Usamos um berço para a mesinha de estudos”, revela Amanda.
Hall de entrada
Ao lado da porta, Amanda fez um pequeno hall de entrada. Inventou uma sapateira com blocos de concreto, adicionou um grande espelho e colocou uma painel para itens como chaves, óculos e máscaras de proteção.
Frescor e verde no ambiente
O espaço ganha vida com vários exemplares de plantinhas, entre elas: palmeira-ráfia, rosas, ixoras e espada-de-São-Jorge.
Mudanças constantes na decoração
Devagar e sem pesar no bolso, o casal vai fazendo alterações. “Minha casa ainda não está finalizada…estou sempre mudando, pintando paredes, criando novos móveis, comprando plantas”, diz Amanda.
Parede de tijolinho e recordações na sala
Sobre o espaço da sala, ela conta: “a parede de tijolinhos foi feita com massa corrida, o rack de madeira foi feito por nós, nas fotos – meu pai com o violão e meus pais no casamento”.
Economia e simplicidade guiam as escolhas
Para Amanda, decoração, simplicidade e economia andam juntas. “Tento sempre mostrar que o simples também é lindo, que não precisamos de objetos caros e nem da moda para ter uma casa feliz”.
Ideias criativas para os móveis
E complementa: “acredito que todo lar tenha sua beleza e confesso que amo um lar cheio de personalidade e simplicidade!” Na foto, uma estante de vergalhão feita pelo casal.
Cores e alegria na cozinha
A cozinha é cheia de alegria e cores com desenhos nas paredes, e também foi toda feita pelas mãos dos dois.
Cortinas ao invés de armários
A janela foi pintada de azul e deu outra cara para o espaço. Na pia, a solução adotada foi uma prática cortina, e Amanda revela que adora esse item na decoração.
Prateleiras de madeira
As prateleiras guardam temperos em potes reciclados e exibem diversos exemplares de plantinhas. Os utensílios ficam sempre à mão e trazem mais praticidade no dia a dia.
Transformação total na lavanderia
Na lavanderia, mais plantinhas trazem frescor. Os dois também fizeram praticamente tudo e até assentaram o piso no ambiente. Eles também organizaram o local com um antigo armário de cozinha, “dividi no meio e fiz 2 armários, sendo um para passar roupa”, explica Amanda.
Varanda aconchegante
A varanda ainda tem o piso antigo e partes no cimento, mas as paredes já ganharam cores. O casal garante que tinta é sempre uma ótima opção para transformar os espaços.
Cantinho da música e plantas
Muitas plantas, antigos discos e uma vitrola decoram um cantinho na área externa e exibem o apreço que a família tem pela música.
Espaços cheios de personalidade
Plantas não faltam e itens simples e coloridos decoram todos os espaços. “Acredito que todo lar tenha sua beleza e confesso que amo um lar cheio de personalidade e simplicidade”, diz Amanda.
Um lar para uma família feliz
Sobre compartilhar a transformação e a decoração da sua casa, ela afirma: “minha principal intenção é motivar pessoas simples, assim como eu, a colocar a mão na massa, sabe? Se arriscar seja pintando uma parede, fazendo um móvel ou simplesmente pendurando algo na parede”.
Apesar do orçamento curto, Amanda e seu marido Henrique não deixaram de inovar e redecoraram a casa com muita alegria e estilo. E se você procura outras ideias para decorar com economia e criatividade, confira também sugestões de decoração sustentável.