Uma fachada bem projetada é uma pequena amostra de todo charme que será encontrado dentro da casa. É um “boas vindas” com estilo, e demonstra a preocupação de seu morador com os detalhes, mesmo que esses sejam simples.
Independentemente do tamanho da casa, a fachada é e sempre será o cartão de visitas do imóvel e, por conta disso, não deve ser deixada de fora do orçamento de seu projeto. Hoje, há um leque de opções de estilos para todos os bolsos, basta escolher um que corresponda ao seu gosto e expectativas, como favorecer a iluminação natural do interior da residência, ou criar uma sensação de amplitude ao terreno.
Outro ponto que deve ser levado em conta é a estrutura do imóvel: se há muros por motivos de segurança, uma varanda ou uma garagem que merece uma atenção especial, ou qualquer outro detalhe que deve ser incluído no projeto e ressaltado de alguma forma, sempre levando em conta o estilo dos moradores. Apesar de não ser uma regra, seguir os padrões do interior da casa valoriza ainda mais o imóvel.
7 revestimentos para fachadas mais utilizados
Dentro de cada estilo de fachadas há também os tipos de revestimentos que serão usados em seu projeto. E, para escolhê-los, deverá ser levado em conta alguns fatores como clima, durabilidade, umidade entre outros pontos. Os mais usados atualmente são:
Publicidade
1. Pintura
A pintura é o recurso mais barato e prático para usar em uma fachada, porém ela exige maior manutenção, devido à exposição a chuva e sol. A aplicação deve ser feita com tinta acrílica à base de água, com acabamento texturizado. Não indicado para casas com muita umidade.
2. Madeira
Apesar de parecer frágil, a madeira, quando bem instalada, é um dos revestimentos mais duradouros para uma fachada. Geralmente são combinadas a outro tipo de material, e os valores são dos mais diversos. Deve ser impermeabilizada e/ou envernizada para não apodrecer e evitar pragas como cupins.
3. Concreto (blocos ou inteiro)
Há uma infinidade de opções a serem feitas com a fachada de concreto. É um recurso barato, que não exige muitos cuidados e dura uma vida inteira. Ideal para estilos industriais e contemporâneos.
Publicidade
4. Tijolo
Outro recurso bastante utilizado em estilos industriais é o tijolo aparente. Ele também pode ser combinado com um ou mais tipos de materiais, ou revestir uma fachada inteira em grande estilo. Os cuidados são básicos para maior durabilidade e sua instalação deve seguir um padrão para um visual harmonioso.
5. Porcelanato
Para quem sofre com a umidade do ar, o revestimento de porcelanato é ideal. Ele é impermeável, resistente, ajuda a manter a temperatura interna mais agradável e oferece um acabamento muito bonito, sóbrio e elegante.
6. Aço corten
A aparência enferrujada do aço corten é a responsável por proteger o material da ação do tempo e, por conta disso, é perfeito para ser usado em uma fachada. Além de ter uma boa durabilidade, também dá um efeito bem moderno à estrutura.
7. Pedra
Do rústico ao moderno, a fachada de pedra abrange diversos estilos e há centenas de opções orgânicas diferentes no mercado. O material oferece economia a longo prazo, pois não exige muita manutenção além de limpeza. Os tipos mais usados são caxambú, miracema, São Tomé e pedra madeira.
20 fachadas com revestimentos bonitos para se inspirar
Depois de conhecer alguns materiais comumente usados, é hora de se inspirar em projetos que podem ajudar na hora de sua escolha. Confira as opções abaixo:
1. Um toque de modernidade com resistência
Toda a grandiosidade de uma fachada feita com aço corten.
2. Misturando revestimentos
A pintura predominante neste imóvel ganhou uma faixa com outro revestimento para valorizar as varandas.
3. Um realce a mais na construção
As pedras deram um enorme contraste junto aos vidros, valorizando assim o pé direito alto da casa.
4. Tijolinhos são atemporais
E super versáteis! Combinam com quase tudo e oferecem praticidade quanto à manutenção.
5. A estrutura foi devidamente aperfeiçoada
… com um projeto arquitetônico muito bem elaborado, apostando em porcelanato, madeira, vidro e pontos de luzes evidenciando o belo acabamento dos materiais.
6. Uma iluminação projetada valoriza ainda mais o revestimento
E falando em luzes, veja a perfeição do mesmo projeto visto na luz do dia e da noite.
7. Todo o charme do rústico
Ressaltado por dois tipos diferentes de pedra.
8. A madeira para fins contemporâneos
Os filetes instalados em frente a janela deu um toque pessoal ao projeto.
9. Uma fachada bem projetada vale por duas
E ficam ainda mais imponentes com um belo jardim!
10. As pedras aquecem a estrutura
E podem ser usadas em diversos estilos diferentes.
11. Moderninha e estilosa
Pedras instaladas em filetes são super modernas e perfeitas para realçar grandes colunas.
12. O tijolinho exige uma boa projeção de seu desenho
… para um acabamento estético bem mais harmonioso.
13. E a madeira um tratamento especial para aumentar a sua durabilidade
Para evitar a deterioração do material, é necessário impermeabilizá-lo.
14. Dois materiais que se casam em perfeita harmonia
O concreto e a madeira ficam incríveis juntos, não acha?
15. Pedra, cimento e pintura
O cimento queimado é o mais novo queridinho do momento e, junto com a pedra orgânica, quebrou a sobriedade do exterior da casa.
16. Quando a fachada dá continuidade ao seu interior
… e mostra com categoria a personalidade de seus moradores.
17. Criando um ponto focal com duas cores
Você não precisa misturar dois revestimentos para criar uma sobreposição: basta utilizar uma cor mais escura do que a predominante.
18. Sóbrio e sofisticado
Não tem coisa mais linda do que uma cor bem escolhida.
19. Pedra Caxambu Branca
O grande mosaico feito de pedras deu um efeito precioso a parte externa
Aproveite e veja também ideias de casas modernas para inovar na sua construção. Boa reforma!