A rosa-do-deserto, é uma planta do gênero adenium. É uma espécie de clima desértico, com caule robusto e lenhoso e considerada uma linda suculenta com flores. Sua floração pode ser de diferentes cores, é normalmente encontrada em uma mistura de rosa e branco, até tons mais escuros, como a rosa do deserto preta. Plantada no solo, pode chegar até 4 metros, mas é muito cultivada em vasos e como bonsai. Sua flor representa gentileza e amor, por isso, é considerada uma ótima opção para presente. Confira como cultivar e encante-se!
Como cultivar rosa-do-deserto: dicas para começar
Cultivar uma linda rosa-do-deserto ou Adenium Obesum pode parecer uma tarefa complicada, mas com as dicas de jardinagem abaixo, você vai conseguir facilmente. Veja:
- Iluminação: o local ideal para a rosa-do-deserto é uma área com sol pleno, na varanda ou jardim. Você também pode cultivá-la dentro de casa próximo a uma janela. O segredo para uma floração intensa é escolher um espaço que receba ao menos 6 horas de sol diariamente. De preferência escolha um local que receba a luz solar pela manhã.
- Clima: por ser uma planta de origem desértica, a rosa-do-deserto aprecia altas temperaturas, locais bem arejados e com pouca chuva. Em períodos de temperaturas mais frias, pode entrar em dormência.
- Regas: em períodos mais quentes, como o verão, é indicado fazer a rega de 2 a 3 vezes na semana, mas somente se o solo estiver seco. No inverno, reduza a frequência para 1 vez por semana.
- Vaso: os vasos de barro são os melhores tipos para cultivar a rosa-do-deserto. Garanta que o recipiente tenha furos no fundo para a saída de água. A rosa do deserto fica linda cultiva em bacias.
- Floração: a floração das rosas-do-deserto geralmente ocorre na primavera, podendo também florescer no verão ou no outono.
- Adubação: use adubos específicos para rosa-do-deserto que sejam ricos em cálcio, potássio e fósforo. Faça a adubação a cada 15 dias durante a primavera e o verão.
- Replantio: caso sua rosa do deserto esteja em um vaso e cresça bastante, pode ser necessário fazer o replantio em um recipiente maior. Deixe a base do caule um pouco mais para cima, deixando a parte superior das raízes aparentes. Isso vai garantir que a planta continue crescendo.
- Podas: para que a rosa do deserto floresça intensamente, é necessário a realização do corte de galhos. Quanto mais pontas ela tiver, mais florida ficará! A melhor época para realizar a poda é durante a primavera e o verão. Use tesoura esterilizada e luvas para fazer os cortes, pois sua seiva é tóxica. Você pode reaproveitar ramos cortados para fazer novas mudas.
- Como plantar mudas: preencha o fundo de um vaso com pedras e uma manta de drenagem por cima. Coloque um pouco de areia e, depois, húmus de minhoca. Para finalizar, misture 2/3 de areia grossa com 1/3 de terra vegetal e complemente o vaso até a borda. Faça um pequeno buraco no centro e acomode a mude.
- Sementes: abra um pequeno buraco no substrato e enterre as sementes. Molhe bem após o plantio. Regue levemente nos próximos dias se o solo estiver seco e deixe em local de sol pleno até germinar.
O preço da rosa-do-deserto com tamanho médio e flores é cerca de R$ 150,00. O valor pode variar dependendo do seu tamanho. Já pequenas mudas possuem um valor mais acessível de cerca de R$ 15,00. Você pode adquirir mudas ou sementes facilmente em viveiros e garden centers. Agora que você já sabe como cultivar e cuidar da sua rosa do deserto, veja ideias para cultivar a flor em seu jardim.
relacionadas
Rosa-do-deserto na decoração ou jardim
Seja na cor rosa, branca, amarela ou até mesmo preta, confira ideias para cultivar a rosa-do-deserto na sua casa. Aposte nesta flor e complemente o seu jardim com mais charme, cor e beleza!
Publicidade
Deslumbrantes! Aproveite as dicas para escolher o melhor lugar da sua casa para cultivá-la e faça a sua coleção! Agora que você já se apaixonou, vá até uma floricultura mais próxima de você e adquira a sua muda ou sementes para cultivar no seu jardim. É importante ressaltar mais uma vez o uso de luvas quando for manusear o seu plantio ou podar, pois a seiva dessa planta é tóxica e pode prejudicar a sua saúde. Aproveite e veja também mais opções de flores para jardim que você pode cultivar.
Lindas elas