Monte uma sala de jantar incrível com dicas profissionais

Mauricio Arruda


Com revisão da
Atualizado em 12.04.24

A sala de jantar sofreu drásticas mudanças com o passar dos anos. Se antes ela era um espaço formal e isolado para receber os convidados com maior privacidade, hoje ela tem sido cada vez mais integrada à cozinha e às áreas de convívio. Segundo o arquiteto Alan Godoi, do Studio Panda, é um erro afirmar que a sala de jantar também é uma copa, pois a segunda opção serve somente para refeições rápidas, enquanto a primeira é um espaço importante de socialização da residência. A seguir, saiba como planejar uma sala de jantar acolhedora e cheia de personalidade.

Quais móveis usar na sala de jantar?

A vida moderna trouxe diversas mudanças na sociedade. Com esses novos hábitos, as pessoas perceberam que é mais prático unir a cozinha com a sala de jantar, pois você cria oportunidades para passar mais tempo ao lado de pessoas queridas. Para Alan, a integração da sala de jantar com outros ambientes é cada vez mais comum em projetos residencias, pois “além de um design que represente a identidade de seus moradores que conjuguem com o entorno, é necessário oferecer praticidade e conforto para as refeições de longa duração”. Para isso, o arquiteto sugere os seguintes itens para esta composição:

Mesa de jantar

A mesa é o item primordial de uma sala de jantar e precisa ser escolhida conforme a frequência de uso e do espaço que será instalada. Para Alan, pensar na praticidade é um item fundamental durante a compra. Por isso, ele explica que “mesas retangulares ocupam menos espaço que as mesas circulares, porém as circulares proporcionam uma melhor interação entre as pessoas, além de se compactarem melhor a cantos”. Por isso, antes de escolher o tipo de mesa, pense no espaço e nos objetivos do ambiente.

Publicidade

Cadeiras

Por ser um ambiente onde as pessoas ficarão acomodadas por um longo tempo, pensar em uma cadeira que proporcione conforto é fundamental. “Neste quesito, sempre recomendo a escolha de cadeiras estofadas, pois além de confortáveis, elas são clássicas. Há quem prefira estilos diferenciados, para adicionar dinamismo à composição, mas uma bela peça acolchoada também pode atender bem à estética sem abrir mão do aconchego”, sugere Alan.

Cristaleira

Se o espaço permitir, uma boa cristaleira garante uma valorização na decoração da sala de jantar. Para esta escolha, Alan dá a sua aposta: “uma peça de antiguidade ou feita sob medida garante uma elegância única ao espaço, principalmente se ela estiver bem-posicionada”. Para a mobília com portas de vidro, vale fazer uma curadoria de louças e aparelhos de jantar para ficarem expostas.

Aparador

“Um móvel aparador é um item muito importante para a criação de uma sala de jantar, principalmente se a mesa for pequena. Ele é fundamental para o apoio de pratos e bebidas servidos durante as refeições”, sugere o arquiteto. O móvel também pode servir como um armazenador de pratos, copos, toalhas de mesa e outros objetos que precisam estar mais a mão. Para este item, aposte em modelos variados e que combinem com a sala de jantar, podendo ser mais rústicos ou mais moderno.

Publicidade

Adega e/ou frigobar

Um item precioso que oferece praticidade na hora de receber os convidados é a adega e o frigobar. Eles podem ser colocados juntos ou individualmente na sala de jantar, e a escolha entre eles pode ser feita de acordo com o gosto pessoal de cada morador. “Esses utensílios garantem que as bebidas consumidas durante as refeições fiquem à disposição de maneira prática e com a temperatura ideal, evitando andar até a cozinha o tempo todo para reabastecer a mesa”, completa o arquiteto. Por isso, aposte em um modelo de adega ou escolha um frigobar que combine com o ambiente.

Espelho e quadros

Para compor uma estética agradável e funcional, adicionar um espelho e quadros em uma sala de jantar interna pode ajudar a construir uma decoração mais pessoal. Para Alan, “o espelho não só colabora para a sensação de amplitude em ambientes pequenos, como também facilita ainda mais a comunicação entre os convidados”. Além disso, você pode colocar sua personalidade nesses itens, tudo depende das suas escolhas.

Dentre os itens primordiais listados, você ainda pode incluir outras opções decorativas, como plantas, prateleiras com acessórios, lustres e outros objetos pessoais que colaboram para contar a sua história, adicionando sua identidade no ambiente.

Como decorar uma sala de jantar

O principal ponto a ser considerado na missão decoração da sala de jantar é respeitar as metragens, pois você precisa respeitar o espaço para criar um ambiente perfeito. Para isso, Alan pontua dicas práticas na execução do seu projeto, para que o resultado seja recompensador. Veja:

  • Escolher uma bela mesa de acordo com o espaço disponível é fundamental. Por ser um móvel de grande destaque e volume, é preciso pensar com muito carinho antes de comprá-lo. “Se a sala de jantar for pequena e o orçamento permitir, opte por uma mesa feita sob medida, com estrutura delgada e linhas sóbrias”, sugere o arquiteto;
  • A escolha das cadeiras pode ser feita de acordo com sua proposta decorativa. Para criar uma estética dentro da sua proposta, Alan esclarece que “cadeiras iguais formam um ambiente mais clássico, enquanto a mescla de modelos que se conversam criam uma estética mais moderna. Se a ideia é criar estes dois universos, acomode cadeiras com braços nas extremidades da mesa e as sem braços ao meio dela”;
  • “Se possível, crie a sua sala de jantar próxima a uma janela. A iluminação zenital cria um aconchego a mais para as refeições durante o dia”, garante o profissional;
  • Para Alan, a iluminação influencia bastante na decoração. Se não é possível aproveitar a iluminação natural, evite lâmpadas em tons de azul. “O ideal é incluir uma iluminação quente na sala de jantar, pois ela cria aconchego e ainda valoriza a apresentação dos pratos”, explica;
  • Garanta que sua identidade esteja presente em sua decoração. Para isso, Alan é categórico: “o que vale no final é o seu estilo impresso na sala de jantar. Viver em um ambiente ditado por modismos ou regras, sem a personalidade do morador, é algo triste de ver”.

Seja na varanda de um apartamento ou em uma ampla área de uma residência, a sala de jantar merece toda atenção durante a sua criação. Dessa forma, os momentos entre a família ou receber os convidados serão sempre acolhedores, cheios de conforto e boas memórias.

Publicidade

15 fotos de sala de jantar para o seu deleite

Inspire-se em 15 projetos de salas de jantar dos mais variados tamanhos e estilos decorativos, que comprovam que o segredo de uma boa decoração é conhecer o seu gosto pessoal a fundo:

1. A pequena cristaleira e prateleiras acrescentaram uma história a esta sala

2. Para garantir a sensação de amplitude, aposte em espelhos

3. Para espaços reduzidos, o banco baú ganha múltiplas funções

4. Integrada à cozinha, esta sala de jantar manteve o design nos ambientes

5. O nicho do armário lateral serve como aparador durante as refeições

6. Mas para esta sala de jantar na varanda, as plantas garantiram conforto

7. As poltronas aconchegantes marcaram presença nesta elegante sala clássica

8. Para este ambiente clean, a mesa de vidro conversa com o espelho

9. O espaço se tornou acolhedor com tons escuros na decoração

10. Você pode setorizar a pintura para segregar os ambientes da casa

11. A espaçosa mesa ganhou um pendente à sua altura

12. A mesa redonda garante mais espaço para acomodar os convidados

13. Uma mesa extensível pode garantir mais espaço na rotina diária

14. O aparador pode acomodar objetos decorativos durante o dia a dia

15. E servir como um bom cantinho do café

Independentemente do orçamento disponível, a sala de jantar pode ganhar identidade com pequenas escolhas que fazem toda a diferença – seja adicionando cores nas paredes, nos quadros ou adicionando objetos que fazem sentido para sua história.

Onde você pode comprar móveis para sala de jantar sem sair de casa

As lojas a seguir disponibilizam os mais variados modelos e itens para compor uma sala de jantar dentro das suas proporções orçamentárias e estilos decorativos. Confira:

  1. Mobly
  2. Homedock
  3. Madeira Madeira

Para sala de estar e jantar integradas, vale frisar que os ambientes juntos podem criar um visual ainda mais valorizado ao espaço, fazendo com que diferentes momentos entre família e recepção se tornem algo ainda mais intimista e acolhedor.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments