A sanca de gesso é um elemento que garante um visual bonito e sofisticado aos ambientes. Uma ótima opção, por exemplo, para salas modernas, pois complementa a decoração com luxo. Confira os modelos mais populares no mercado de interiores.
Tipos de sanca de gesso
Com um ótimo custo-benefício, a sanca de gesso ganha espaço na decoração de interiores. O acabamento é ideal para trabalhar cores e iluminação nos cômodos. A seguir, conheça os principais tipos dessa moldura.
Sanca de gesso aberta
A sanca aberta consiste em um rebaixo linear ao teto, formando um recuo na parede. Além de ser popular e versátil, é ideal para incluir uma iluminação embutida com spots ou fitas de LED. O modelo é indicado para salas de estar e quartos. Uma ótima alternativa para disfarças pequenas imperfeições no teto, além de esconder vigas e tubulações.
Sanca de gesso fechada
A sanca de gesso fechada é o modelo mais barato. Como o nome sugere, possui uma continuidade entre o teto e a parede, criando uma moldura fechada. Indicada para salas, cozinhas e quartos, a estrutura fica linda em ambientes minimalistas, pois oferece um visual clean. A iluminação precisa ser direta, por exemplo, com spots espalhados pelo teto.
Sanca de gesso invertida
A sanca invertida é perfeita para compor quartos e salas de estar. A iluminação indireta, refletida na parede, cria um efeito íntimo e acolhedor. O modelo possui aberturas nas laterais, o que é ótimo para embutir cortinas ou persianas. O rebaixo invertido no teto permeia todo o cômodo.
Sanca de gesso em ilha
A sanca em ilha traz um design mais elegante ao ambiente. Seja no quarto, sala de jantar ou estar, a “ilha” é o espaço demarcado no teto, geralmente, destacando um móvel ou objeto, por exemplo, a mesa de jantar. O modelo é muito usado em decorações clássicas e luxuosas, mas também supercombina com o estilo moderno.
O valor da sanca de gesso varia entre R$ 50 e R$ 120 por metro quadrado. O preço depende muito do fabricante, da região e da aplicação do elemento arquitetônico. Para escolher o melhor modelo, considere as preferências dos morados e o efeito visual desejado – se mais robusto ou minimalista, com iluminação direta ou indireta.
relacionadas
30 fotos de sanca de gesso em diferentes ambientes
Você pode revistir o ambiente inteiro com a sanca de gesso ou escolher um ponto de destaque. Se o espaço for baixo, prefira cores neutras, pois, uma vez que reduz a altura do cômodo, o uso da sanca cria a sensação de estreiteza. Abaixo confira ideias para aplicar no seu projeto:
1. A sanca de gesso faz toda a diferença no acabamento decorativo
2. Ela oferece um visual moderno
3. E destaca o teto
4. Fitas de LED e spots são anexadas à estrutura
5. Para criar uma iluminação direta
6. Ou indireta, que deixa o ambiente mais confortável
7. Como é possível observar neste projeto
8. Cada tipo de sanca oferece um efeito visual
9. A sanca de gesso aberta é uma moldura lindíssima
10. Veja como ela valoriza o teto
11. Esta sanca fechada possui rebaixos e curvas
12. Aqui, os tons amadeirados equilibram o teto e a decoração
13. Sancas de gesso ajudam a camuflar pequenas imperfeições
14. Também são usadas para esconder tubulações
15. Resultando em um acabamento lindo e uniforme!
16. Você pode optar por um modelo robusto
16. Com mais camadas e desenhos
17. Ou por um elemento estrutural simples
18. Com detalhes minimalistas
19. Para embutir cortinas, escolha a sanca invertida
20. O revestimento possui ótimo custo-benefício
21. E transforma um ambiente sem gastar muito
22. Escolha um ponto de destaque para instalar a sanca
23. Se o cômodo for muito alto
24. A estrutura ajuda a reduzir a altura
25. Porêm cuidado com espaços baixos
26. Pois pode criar o efeito de achatamento do teto
27. Para acertar na escolha
28. Contrate um profissional qualificado
29. A sanca de gesso faz a diferença em cada detalhe
30. E valoriza o imóvel
Por ser um material frágil de trabalhar, o gesso exige uma mão de obra qualificada. A instalação correta é essencial para a fixação e durabilidade das pesas. Outra opção para o teto de sua casa é sanca de isopor – você mesmo pode instalar!