Ícones decorativos bastante utilizados antigamente, os sofás-cama são ideais para ambientes pequenos que buscam comodidade. Sua versatilidade é um grande atrativo para a recepção e acomodação de pessoas, ganhando versões cada vez mais bonitas, modernas e confortáveis.
Indicados para cômodos diversos (como quartos, salas e escritórios), os sofás-cama mudam a composição desses ambientes mantendo todos os requintes que eles exigem, contribuindo também com a otimização dos espaços disponíveis.
Com versões para solteiros, casais e também apresentado em tamanho família, é interessante que se observem características como tamanho, espessura do estofado e tecido de composição, para que fiquem visualmente bem dispostos e confortáveis no ambiente e temperatura em que serão utilizados.
relacionadas
Para locais quentes, prefira composições com mais algodão (o couro e outros tecidos com menos algodão retém umidade e contribui com altas temperaturas). A espuma com espessura D33 é a mais adequada para os sofás-cama, acomodando pessoas entre 71 a 100 quilos.
5 dicas para acertar na escolha do sofá-cama
Acertar na escolha do sofá-cama é simples, basta seguir as dicas a seguir que sem dúvidas você vai encontrar um bom modelo que seja confortável para suas visitas e também útil para você no dia a dia.
1. Tenha as medidas do cômodo
Para um bom posicionamento são necessárias as medidas exatas do ambiente em que o sofá-cama será colocado, restando uma sobra de no mínimo 70 cm para circulação quando aberto.
2. Analise os tipos de abertura
Com diferentes aberturas, é importante que se teste o mobiliário em sua função como cama, isso porque na abertura bipartida a fresta presente entre o assento e encosto gera desconforto. Nos com aberturas retráteis a cabeça volta-se para o encosto, enquanto o corpo fica acomodado no assento.
3. Experimente mesmo: sente, abra, deite
Apresentados com estofados bastante confortáveis, é interessante que teste o produto em suas diversas funcionalidades (fechado ou aberto, sentado ou deitado), confirmando se ele realmente atende suas necessidades.
4. Analise bem os tecidos e materiais
É importante que se considere a frequência de uso do mobiliário para escolhas certeiras e confortáveis. Para usos regulares, aposte em modelos com facilidade de montagem e desmontagem, assim como um bom estofamento, também prefira estruturas em ferro articulado ou madeira maciça e tecidos em algodão, para controle de temperatura e umidade.
5. Escolha o design que combina com o cômodo
Empregados em diferentes ambientes, os desenhos e acabamentos se adequam à decoração do espaço escolhido. Modelos robustos são indicados para salas mais amplas, enquanto espaços menores pedem designs mais leves, com sofás-cama sem braços e com pés em aço escovado.
Quais modelos de sofá-cama existem por aí?
Coringa na mão de arquitetos e decoradores quando precisam deixar um ambiente multifuncional, os sofás-cama são hoje apresentados em diversos modelos e destinados a variados ambientes (sala que acomode hóspedes, escritório que vire quarto, casas de veraneio que precisam de espaço para visita, lofts, entre outros).
Publicidade
Sofá-cama tradicional
Muito utilizado em quartos de bebês e casas de veraneio, é uma cama com encosto para almofadas. Segundo a arquiteta Alessandra Rodrigues, acomoda de forma confortável uma pessoa para dormir e pode até ter bicama. “Como sofá acomoda até quatro pessoas, mas invista em almofadas grandes para um encosto confortável”.
Sofá-cama retrátil
De acordo com Alessandra Rodrigues, esse é um ótimo modelo para a acomodação de duas pessoas como cama e três pessoas como sofá, se adequando para ambas opções, entretanto, a arquiteta recomenda que se atente às suas medidas, isso porque alguns vem com braços e encosto mais largos, podendo apertar o ambiente.
Sofá-cama não retrátil
Compridos, são mais baixos e ficam próximos ao chão. Em dias frios, aposte na inserção de um tapete embaixo do mobiliário, criando uma barreira contra o piso gelado. Almofadas e travesseiros deixam tudo mais despojado e com ares confortáveis.
Sofá-cama reclinável
É a opção mais prática e que ocupa menos espaço, sendo geralmente pensados para a acomodação de apenas uma pessoa. Confira os melhores fabricantes, isso porque vem com uma espuma bastante fina, marcando a estrutura e ficando desconfortável. “Esse modelo precisa ser arrastado para deitar o encosto, então, proteja os pés do móvel para não estragar o piso” complementa a arquiteta.
Sofá-cama poltrona
Apresentam a mesma proposta dos sofás-cama, mas em tamanho reduzido. “É adequado para quarto de criança, para uma leitura e ainda pode se tornar uma cama à noite para o amiguinho”, comenta Alessandra Rodrigues.
Sofás-camas futon
Prático e moderno, apresenta aspectos rústicos e confortáveis. “O futon pode ser produzido em várias medidas, dobrado e é ótimo para quem curte um estilo zen. Apenas se atente a usar um tecido firme (como a lona) e teste antes de comprar, pois podem ser pesados dependendo do tamanho escolhido” comenta Alessandra Rodrigues.
20 sofás-camas confortáveis e bonitos para se inspirar
Participando e complementando a decoração dos ambientes em que são inseridos, abaixo uma lista com diversos modelos em diferentes cômodos, provando a versatilidade dos sofás-camas.
1. Decoração elegante em ambiente com sofá-cama
Sala de televisão com sofá-cama em versão com braços e encosto. A decoração em cores neutras e suaves (presente nos mobiliários, cortina e papéis de parede) é complementada pelos detalhes com aplicação de espelhos, resultando em sofisticação.
2. Sofá-cama combinado com decoração rústica
Perfeito para a otimização dos espaços, sofá-cama aconchegante com linhas suaves e pés em madeira maciça, combinando com a pequena estante decorativa também em madeira, decoração complementada pela parede em acabamento rústico.
3. Sofá-cama como mobiliário no home office
Sofás-cama não retráteis trazem flexibilidade e multifuncionalidade aos ambientes em que são utilizados. As almofadas contribuem com sua comodidade, assim como os nichos e a bancada de trabalhos complementam como mobiliários necessários para um bom home office.
4. Cores contrastantes em sofás-cama modernos
Fugindo das combinações mais tradicionais, cobreleitos estampados são uma boa pedida para modernização de um ambiente com sofá-cama. Ênfase para a combinação de cores contrastantes complementadas com mobiliários e decoração na mesma tonalidade.
5. Subtítulo criativo
Sofá-cama em modelo bicama, ideal para uma acomodação confortável de duas pessoas. Sua cor neutra e suas roupas de cama em tons suaves combinam com os mobiliários em madeira e a decoração também apresentada de maneira suave.
6. Escritório com sofá-cama moderno
Escritório com sofá-cama não retrátil e encosto com grande quantidade de almofadas. Com temática geométrica aplicada nas roupas de cama, quadros e luminária, sua decoração é também complementada pela iluminação embutida na região do encosto do sofá-cama.
7. Sofá-cama de paletes
Ideais para ambientes mais descontraídos, os sofás-cama feito com paletes permitem decorações mais criativas. Na presente sala, luminárias e capas de almofadas em modelos rústicos, combinando com a madeira reaproveitada para o móvel e o criado-mudo.
8. Sofá-cama para dormitório
Funcionais e ideias para a recepção de amigos, o sofá-cama é uma boa pedida em dormitórios masculinos ou femininos. Em versões não retráteis e compridas, acompanham o desenvolvimento dos donos do quarto, utilizados por mais tempo que uma cama convencional.
9. Sofás-cama em versões sofisticadas
Apesar de considerados como antigos mobiliários de decoração, os sofás-cama hoje são apresentados não apenas em modelos modernos, como também em versões mais sofisticadas, com acabamentos em couro e madeira.
10. Mistura de sala e quarto
Próximos ao chão, os modelos não retráteis de sofá-cama são ideais para ambientes multifuncionais, salas que se transformam em quartos e vice-versa. Ênfase na utilização de tapete embaixo do móvel para maior conforto.
11. Sala com sofá-cama modelo futon
Dobráveis, o modelo de sofá-cama futon permite a criação de um ambiente moderno e aconchegante, ficando bem combinados com pufes e móveis com designs mais minimalistas.
12. Home office decorado com sofá-cama
O home office também pode ser um cômodo multifuncional, recebendo hóspedes de maneira confortável. O ambiente com sofá-cama é complementado com decoração geométrica presente no tapete e papel de parede, ambos puxando as tonalidades do mobiliário em destaque.
13. Reaproveitamento de paletes
Indicados para decorações mais praieiras ou campestres e resultando em mobiliários em estilo rústico, os paletes são uma alternativa para a construção de sofás-cama confortáveis reaproveitando madeiras que seriam descartadas, assim como colchões em desuso.
14. O poder dos mobiliários multifuncionais
Ideais para espaços pequenos, os mobiliários multifuncionais podem ser apresentados como mesas e sofás-cama que dispõem de baús para a acomodação de objetos diversos.
15. Sofisticação no ambiente com sofá-cama
Para composições elegantes, aposte em capas de almofada e cobreleitos feitos em tecidos mais sofisticados, como o linho puro pré-lavado. Tonalidades semelhantes resultam em decorações visualmente mais aconchegantes.
16. Preto, branco e cinza na decoração
Para ambientes com mobiliários brancos a decoração realizada com cores como o preto e o cinza é interessante, isso porque resulta em espaços visualmente bonitos e minimalistas. As cores podem ser aplicadas em molduras de quadros, roupas de cama, capas de alfomada, além de luminárias.
9 sofás-camas para comprar pela internet
Também presentes em plataforma online, conheça abaixo alguns modelos modernos e confortáveis de sofás-cama (casal ou solteiro) disponíveis para compra.
1. Sofá-Cama Casal Pratic Suede Liso Turquesa
2. Sofá-Cama Casal Futon Sarja Dupla Face Listrado e Vermelho
3. Sofá-Cama Chaise Casal Versátil Veludo Liso Amarelo
4. Sofá-Cama Solteiro Futon Marina Suede Verde
5. Sofá-Cama Casal Retrô Suede Vermelho
6. Sofá-Cama Casal Nancy Preto Linoforte
7. Sofá-Cama Casal Legro Suede Cinza Claro
8. Sofá-Cama Casal Mission Natural/Azul Marinho Futon
9. Sofá-Cama Futon Solteiro Patricia Suede Violeta
Faça seu sofá-cama em casa
O modelo DIY usa paletes ou deck como base de apoio para um colchão. Prático e de baixo custo, com poucos materiais você pode aproveitar um colchão que não utilizaria mais para fazer um sofá, mas pense na ergonomia, se achar o modelo baixo, acrescente mais um palete ou pé para adequar sua altura.
Passo a passo para fazer um sofá-cama de palete:
- Proteja o local de trabalho com jornais;
- Proteja as mãos com luvas e o rosto com uma máscara;
- Para paletes usados, use lixa 60 para madeira para a remoção de sujeiras e farpas;
- Arrume as imperfeições aplicando uma massa para madeira nos vãos abertos dos paletes;
- Enquanto seca, reforce os pregos com um martelo e retire seus grampos;
- Depois de seco, lixe os locais em que foram aplicados a massa para madeira;
- Com um pano úmido, retire toda a poeira dos paletes e espere secar;
- Para cores vibrantes pinte primeiramente de branco e após a secagem, aplique a colorida de sua preferência (tinta esmaltada à base d’água);
- Com tudo seco e pronto, empilhe os colchões e finalize com algumas almofadas decorativas.
O conforto é um dos aspectos mais importantes para a escolha de um bom sofá-cama para ambientes que recepcionam pessoas. Modelos diferentes valorizam a decoração, mas a qualidade é o aspecto que predomina para escolhas inteligentes e sem arrependimentos.
Independente do modelo, lembre-se: leve em consideração que o sofá será também cama e tecidos que não respiram podem trazer dificuldades. Escolha tecidos macios e resistentes e não deixe de impermeabilizar para ter maior duração e proteção do produto.