Para quem se identifica com projetos manuais e artesanatos em geral, basta uma boa ideia, os materiais a serem utilizados e deixar a imaginação correr solta. Além de ser terapêutico, apostar em projetos de “faça você mesmo” ou diy pode garantir momentos agradáveis, exercitando a criatividade e garantindo belos resultados, com peça únicas e cheias de personalidade.
Aqueles que acreditam ter pouca habilidade para este tipo de projeto já podem ficar tranquilos. Existem opções simples e fáceis, basta se divertir e se dedicar às novas criações. Dentre as alternativas de fácil execução, a string art se destaca, resultando em lindos quadros para mudar o visual de qualquer ambiente.
Consistindo em uma técnica em que pregos demarcam a madeira com a silhueta da figura desejada, as linhas coloridas traçam belos desenhos, garantindo mais estilo e cor para o lar. Confira inspirações para o uso de peças e string art e aprenda a fazer seus próprios projetos:
relacionadas
1. Cores fortes e madeira estilizada
Para garantir um resultado mais belo, cores vibrantes alegram o ambiente. Já quem busca sair do quadro tradicional, vale apostar em uma madeira trabalhada, com cores variadas ou um compensado estilizado.
Publicidade
2. Presente também no lavabo
Assim como qualquer outro quadro, a peça elaborada com string art pode estar presente em qualquer ambiente da residência, alegrando ou mantendo a temática utilizada na decoração do local.
3. Passo a passo: Frase motivadora
Ideal para quem adora decorar as paredes com frases inspiradoras, este projeto utiliza duas palavras em latim que podem mudar o dia: “Carpe Diem”. Reaproveitando duas placas de madeira, bastam pregos, linhas, tesoura e martelo para esta bela peça.
4. Que tal um quarto temático?
Como esta técnica permite executar desenhos variados com o auxílio de molde, pregos e linhas, vale utilizar uma composição com quadros de desenhos diferentes, seguindo a temática do ambiente.
Publicidade
5. Delicadeza e alto relevo
Uma boa dica para deixar o visual da peça ainda mais especial é apostar em elementos em alto relevo na hora da montagem, como flores artificiais. Esta peça deixa o quarto ainda mais encantador.
6. Uma homenagem para o pet da casa
Aqui os amados gatinhos também ganham uma homenagem especial. Com o auxílio de um molde com a silhueta do pequeno animal em pose estratégica, basta escolher sua cor favorita para criar o desenho.
7. Passo a passo: Quadro com flores
Além da string art, esta peça ainda ganha o trabalho em alto-relevo proporcionado pelo uso de flores artificiais pregadas junto à madeira. Para garantir a silhueta exata de um pote de vidro, vale utilizar um molde impresso em papel sulfite.
8. Como elemento decorativo para festas
Versátil, além de poder ser utilizado para decorar qualquer parede no lar, este elemento pode compor lindas decorações em eventos especiais. Basta apoiá-lo sobre a mesa, juntamente com outras peças temáticas.
9. Como símbolo de fé e devoção
Assim como outros objetos de decoração, esta peça deve corresponder aos gostos pessoais e à personalidade dos moradores do lar. Em forma de terço, torna-se elemento destaque no pequeno altar.
10. Quanto mais preenchido, melhor
Apesar da praticidade e beleza nesta simpática flor utilizando linhas vazadas, ao optar pelo uso de um pouco mais de materiais e dedicação é possível criar verdadeiras obras de artes.
11. Para nunca mais perder as chaves
Este simpático cacto com laço cor de rosa tem papel importante na dinâmica da casa: garante lugar reservado para as chaves, evitando que elas se percam ou que, na correria do dia a dia, os moradores esqueçam de levá-las.
12. Passo a passo: Quadro de super-herói
https://youtube.com/watch?v=PzjzF_EPu-g
Opção ideal para decorar o quarto do menino, esta arte simula o escudo colorido do Capitão América. Utilizando três tons de linhas, o quadro com fundo preto garante destaque para as cores.
13. A riqueza mora nos detalhes
Outro exemplo de como a técnica pode ser utilizada para preencher por completo os espaços entre os pregos, aqui as listras pretas da zebra são feitas com o auxílio de linhas, enquanto as brancas são resultado do fundo do quadro.
14. Que tal um contorno destacado?
Ideia especial para quem gosta de pequenos detalhes na peça, aqui o trevo possui contorno em linha branca, enquanto é preenchido com a cor verde escuro. A madeira utilizada como fundo do quadro garante ainda mais destaque à peça.
15. Que tal um flamingo, com toda sua beleza?
Animal em alta na decoração, esta peça conta com o uso de cores variadas para representar o verdadeiro animal. Destaque para a asa em tom de rosa mais escuro do que o corpo da ave.
16. Um detalhe faz toda a diferença
O diferencial desta peça se dá pela opção por uma linha que brilha na luz negra. quanto exposta à este tipo de luz, a peça ganha características em neon, se destacando no ambiente em que é utilizada.
17. Passo a passo: Quadro de coração
Traduzindo o amor pelo lar, este quadro possui figura de tamanho avantajado, totalmente preenchido. Apesar do tutorial utilizar a cor azul para fazer a peça, o coração pode ser elaborado com outros tons, como vermelho ou rosa.
18. Geometrismo e cores vibrantes
Apesar desta técnica ser muito comum para gravuras bem delimitadas, utilizar cores variadas geometrismo também garante um resultado fora do comum. Basta soltar a criatividade.
19. Para uma decoração de conto de fadas
Um dos personagens mais amados dos contos de fadas também ganhou sua versão em string art. Aqui o unicórnio ganha ainda mais charme e beleza graças ao uso de linhas com cores variadas.
20. Uso de contraste e cores vibrantes
Ideal para representar todos os tipos de crenças, aqui as linhas escolhidas garantem os contrastes necessários para que o quadro possua riqueza de detalhes, transmitindo a beleza da fé.
21. Que tal ter seu ídolo na parede?
Vale para personalidades ou até personagens de desenhos ou histórias em quadrinhos. Para um visual ainda mais interessante, vale dividir a obra em quadros menores, criando uma galeria com o resultado final.
22. Passo a passo: String art de cacto
Sugestão ideal para os amantes desta planta, é possível utilizar o molde do cacto sozinho, ou ainda acompanhado de um vaso, garantindo mais elementos e cores para a bela peça.
23. Utilizando as linhas como fundo do quadro
Apesar da maioria dos projetos utilizarem as linhas para preencher o desenho, vale deixar a área livre da gravura ou palavra e preencher o fundo da arte. Utilizar cores variadas é uma boa sugestão.
24. Demonstrando todo o amor pela música
Uma boa sugestão para embelezar as paredes de qualquer ambiente é apostar em figuras que remetam aos hobbies ou o amor pela música. Para isso, vale escolher um instrumento musical específico ou notas musicais.
25. Para embalar sonhos e aventuras
Pode ser o esporte favorito, um elemento que remeta à aventuras ou qualquer outra aspiração dos pequenos: tudo serve para elaborar quadros com desenhos que possam estimular as crianças a realizar seus sonhos.
26. Para os amantes de Star Wars
O temido vilão da famosa trilogia ganha sua versão de quadro elaborado com string art. Ideal para decorar o quarto dos grandes fãs da franquia ou ambientes temáticos.
27. Passo a passo: Palavra decorativa
De forma bem simples, este tutorial apresenta a possibilidade de confeccionar um quadro com letras para decorar o lar. Como um diferencial, vale utilizar lã multicolorida, garantindo mais vivacidade à peça.
28. Comemorando datas especiais
Que tal uma peça cheia de personalidade e estilo para manter uma decoração temática em datas especiai? Aqui, a cena do nascimento de Jesus é reproduzida com a técnica, garantindo um belo resultado para a decoração de Natal.
29. Degradê para diferentes profundidades
Novamente um modelo para agradar os fãs de ficção científica, aqui o quadro ganha maior riqueza de detalhe devido ao uso de linhas em tons degradê e moldura em alto relevo.
30. Garantindo a devoção
Rico em detalhes, esta opção garante uma bela arte sacra. O destaque especial fica por conta do contraste entre as cores claras e escuras, além do uso de meias-pequenas pérolas na cabeça dos pregos que fazem o contorno da imagem.
31. Um belo centro de mesa
A placa de MDF foi substituída pelo uso de um tronco natural. Utilizando a técnica, a palavra escolhida foi elaborada em linha azul na cor chumbo, ideal para decorar sem pesar o visual do ambiente.
32. Passo a passo: Quadro torre Eiffel
Simulando a famosa torre, esta peça rica em detalhes muito se assemelha ao monumento original, graças a sua estrutura metálica. Uma bela opção para uma decoração mais romântica.
33. Para uma decoração personalizada
É possível fazer uma bela composição de quadros adicionando um pequeno exemplar com a técnica de string art. Em formato quadrado, a peça conta com o nome do pequeno morador, deixando a decoração ainda mais exclusiva.
34. Que tal compor cenas ricas em detalhes?
Uma das vantagens desta técnica é a possibilidade de soltar a imaginação e utilizar elementos diferentes em uma mesma peça. Aqui a torre Eiffel e a bicicleta com balões garantem o efeito multicolorido.
35. Vale criar composições com desenhos variados
Vale postar em uma arte que mescle diferentes tipos de técnicas, cores e elementos, adicionando o toque manual no conjunto como um todo. O pompom de lã ganha destaque se utilizado junto com a string art.
36. Cenas divertidas deixam o ambiente mais leve
Pode ser uma peça com cores variadas, é possível criar personagens se movimentando ou “contando” uma história. Quanto mais divertida for a figura escolhida, mais descontraído ficará o ambiente.
37. Passo a passo: Quadro do Mickey
Os apaixonados pelo famoso ratinho irão amar esta sugestão. De forma simples, este tutorial ensina a fazer o quadro utilizando cores variadas, de acordo com a temática do personagem.
38. Como uma homenagem ao melhor amigo
Que tal deixar o amor pelo companheiro canino expresso em uma obra de arte? Aqui, não só o retrato do pet foi feito com a técnica, mas também seu nome, eternizando a parceria.
39. Vale brincar com uma paleta de cores
Para um resultado mais harmônico, eleger cores que se assemelham é uma boa opção. Aqui, os tons de rosa e lilás são visualizados nas linhas e no complemento das flores artificiais posicionadas na cesta da bicicleta.
40. Para os fãs do super-herói
Possuindo apenas duas cores marcantes, o símbolo do homem-morcego garante diversão e admiração graças à referência ao personagem, podendo agradar desde as crianças até os adultos apaixonados pelo mundo geek.
41. Um toque de rock’n roll
Figura símbolo do movimento rock, este quadro possui cores marcantes, ideal para alegrar e conferir mais personalidade a qualquer ambiente. Os amantes do rock irão adorar a referência.
42. Passo a passo: String art de abacaxi
Este simpático e colorido abacaxi é a opção ideal para uma decoração mais alegra e descontraída. Podendo ser utilizado em qualquer local da casa, inclusive na cozinha, pode ser elaborado em tamanhos variados.
43. Com temática neutra, garantindo versatilidade
Apesar do desenho remeter à temática náutica, este tipo de figura em string art se mostra um curinga na decoração, podendo ser utilizado em qualquer ambiente do lar.
44. Para personalizar o quartinho
Além de alegrar o quadro do pequeno graças à escolha de linhas com tons fortes para a confecção das letras que formam o nome da criança, ainda garante um toque mágico ao utilizar nuvens em sua decoração.
45. Alternando cores e direções
Para deixar o visual mais interessante, a dica é variar os sentidos das linhas de cada letra, assim como as cores utilizadas para preencher cada um dos elementos do quadro.
46. Reproduzindo um retrato
Pode ser em preto e branco ou colorido, de forma integral ou somente a silhueta das pessoas, esta ténica garante um efeito incrível para quem deseja reproduzir a fotografia de alguém.
47. Como lembrança de uma data especial
Além de se tornar um elemento que ajuda na decoração do evento, relembrar uma data especial através de um quadro com string art irá deixar o ambiente com mais significado e amor. Vale adicionar a data ou descrição do evento na obra.
Para quem se identifica com trabalhos manuais, esta técnica de “faça você mesmo” garante belos e estilosos resultados. Podendo variar em tamanho, cor, estilo e desenhos, é uma boa alternativa para decorar qualquer ambiente do lar. Aproveite e aprenda também como fazer tricotin.