As suculentas pendentes levam esse nome, pois, ao contrário dos outros tipos, não crescem em direção ao sol. Elas são plantas consideradas resistentes e que gostam da luz solar. Ou seja, são ideais para serem colocadas em locais mais altos, já que suas folhas crescem rumo ao chão. Conheça a seguir lindas espécies!
Crassula muscosa
É uma planta de crescimento rápido, chegando até 30 centímetros de comprimento. Possui folhas bem pequenas que parecem escamas. Durante a primavera e o verão produz pequenas flores esverdeadas com cheiro de mofo.
Como cuidar
Essa suculenta tolera sombra, mas é aconselhável cultivá-la com sol direto. Assim sua cor ficará melhor e seu crescimento, mais saudável. A rega deve ser feita sem exagero e é importante observar se a terra está seca antes de colocar mais água. O solo deve ser rico em matéria orgânica e fértil de maneira moderada.
relacionadas
Kalanchoe uniflora
Está entre as suculentas pendentes e atinge até 45 centímetros de comprimento. Possui flores cor de rosa, pequenas e delicadas. Acredita-se que essa planta traz felicidade para quem a recebe como presente.
Como cuidar
Não é necessário ficar exposta ao sol, baste receber iluminação natural por algumas horas diariamente. Ela é resistente a seca e devem ser regadas somente quando não estão úmidas. No inverno as regas devem acontecer raramente. É necessário um o solo escorra muito bem para evitar o acúmulo de água e apodrecimento da raiz.
Colar de Jade
A colar de Jade chama atenção pelo formato diferente das suas folhas. É preciso paciência para cultivá-la, já que seu crescimento é lento. Seu tamanho pode atingir entre 15 a 20 centímetros.
Como cuidar
A rega deve ser realizada somente quando o solo estiver seco. Gosta muito de claridade, por isso deixe a planta no sol entre 4 a 6 horas por dia. Além disso, ela aprecia altas temperaturas, mas é resistente ao inverno desde que seja mantida em local seco.
Rosinha de pedra
Com sua origem no Japão, chama atenção de quem a vê! As suas folhas arredondadas se juntam e formam uma rosa, por isso o nome. Se for bem cuidada, a planta fica incrivelmente linda!
Como cuidar
O solo pode ser simples, mas precisa ser bem drenado. Deve-se regar sem muito exagero e preferencialmente pela manhã. É importante se atentar em não deixar a planta encharcada para não apodrecer da raiz. Quanto a iluminação, pode permanecer na sombra desde que receba bastante luz natural.
Dedo-de-moça
Originária do México, essa é uma das suculentas pendentes mais comuns. Possui folhas claras e delicadas, que chamam atenção pelo seu volume e formato semelhante a dedinhos.
Como cuidar
Essa planta gosta de bastante luminosidade, mas o sol deve chegar até ela de forma indireta. Prefere solo arenoso e bem drenável. Já as regas podem ser feitas com frequência, porém é preciso cuidado evitar o acúmulo de água e, consequentemente, apodrecimento da raiz.
Corações emaranhados
Os corações emaranhados levam esse nome pois suas folhas possuem formato de coração. Conforme o crescimento, uma folha vai se enroscando na outra, formando um emaranhado. É uma suculenta pendente que cresce rápido.
Publicidade
Como cuidar
Para o bom desenvolvimento dessa planta, é necessário muita claridade. Pode ficar exposta a luz solar somente em períodos que o sol esteja fraco. Em locais quentes, deve-se regar de três a quatro vezes por semana. Já se o ambiente for fresco, duas vezes é suficiente.
Colar de pérolas
Ideal para fazer parte de jardins suspensos. Ela possui esse nome, pois suas folhas são em formato de bolinha, que lembram pérolas. É uma boa opção para ambientes que não recebem muita luz solar.
Como cuidar
É necessário que seja regada com frequência e o solo deve ser bem drenado. Não é preciso contato direto com o sol, mas dê preferência a locais iluminados, como por exemplo, perto de janelas e portas. Assim, seu crescimento será melhor!
Crassula pellucida
É um arbusto que pertence à família das suculentas. Nativa da África do Sul, ela é ideal para quem procura uma planta para cultivar na sombra, dentro de apartamento e locais onde não possui muita luz solar.
Como cuidar
O solo para o cultivo deve ser bem drenado, fértil e arenoso. É recomendado que seja adubada mensalmente entre a primavera e o verão. As regas devem ser feitas apenas nessas estações também, durante o inverno não é necessário.
Boldinho suculento
De fácil cultivo, porém essa espécie é mais difícil de ser encontrada. Suas folhas podem apresentar variações de cor de acordo com a luminosidade que receber. Formam um lindo arranjo pendente com seus ramos, que enfeitam o ambiente.
Como cuidar
As regas devem ser feitas de duas a três vezes por semana apenas para umedecer a terra. O solo não precisa ser rico em adubo, a terra simples já é o suficiente. É uma planta resistente que pode ficar exposta ao sol pleno, mas também sobrevive a meia sombra.
Colar de rubi
Bastante utilizada em arranjos para decoração, tem esse nome devido sua cor e formato. Pode chegar a 40 centímetros de comprimento. Se cultivada da maneira correta, ela produz lindas flores amarelas.
Como cuidar
Para o crescimento saudável é necessário que receba sol pleno e direto. Deve ser feita a rega aproximadamente quatro vezes por semana ou sempre que o solo estiver seco. Essa planta adora clima quente, por isso o sol e calor são fundamentais para seu cultivo.
Bálsamo pendente
Apesar do nome, essa planta não possui propriedades medicinais. Suas folhas são verdes e brilhantes, que até parecem serem artificiais. Produz flores entre o outono e inverno.
Como cuidar
A exposição ao sol deve ser direta e por pelo menos cinco horas por dia. É recomendado que a rega aconteça somente quando a terra estiver seca. Já o solo precisa ter boa drenagem de água.
Barba de Moisés
É uma planta que não cresce muito e pode ser colocada em um vaso junto com outra espécie. Propaga-se facilmente e é de fácil cultivo. Em vaso, seus ramos ficam pendentes, mas se no chão, ela se alastra e forma um tapete de folhas.
Como cuidar
Recomenda-se que seja mantida na sombra, pois o sol acaba queimando suas folhas. Em ambientes úmidos, as regas devem ocorrer a cada dois dias. Já no verão é necessário que regue diariamente. O solo pode ser simples, sem muitos componentes.
Rabo de macaco
Produz lindas flores avermelhadas, que aparecem no verão e na primavera. Seus ramos pendentes podem chegar até 1,20 metros de comprimento. Não possui folhas e sim espinhos brancos muito finos que lembram fios de cabelo.
Como cuidar
As regas devem sem feitas moderadamente, procurando não deixar a planta encharcada. Pode ser cultivado em meia sombra ou luz solar indireta. Caso a região seja fria, pode deixá-la exposta ao sol. Entre a primavera e o verão é recomendado o uso de fertilizante líquido.
Colar de golfinhos
Uma das suculentas pendentes mais delicadas. Deixa todos encantados com o formato de suas folhas, que parecem golfinhos. Sua origem é por conta da polinização cruzada entre a suculenta colar de pérolas e o cacto cachorro-quente. Além de linda, essa espécie é muito rara.
Como cuidar
Não é recomendada exposição direta ao sol, pois pode sofrer queimaduras. As regas devem ser feitas somente quando terra já estiver seca. O solo precisa ter alta capacidade de drenagem e é importante evitar fertilizantes.
Rabo de burro
Muitas vezes acaba sendo confundida com a planta dedo-de-moça, pois são bem parecidas. Seus ramos pendentes atingem até 60 centímetros de comprimento. No verão produz flores com cores rosa e avermelhada.
Como cuidar
Assim como grande parte das suculentas pendentes a rega deve ser moderada e feita somente quando a terra estiver seca. O solo deve ser bem drenável e rico em matéria orgânica. Além disso, é recomendado apenas o sol da manhã e é preciso manter a planta longe de correntes de ar.
Além de serem lindas, as suculentas pendentes possuem fácil cultivo. Ou seja, em poucos passos, é possível mantê-las belas e saudáveis. Essas espécies são ótimas opções para um jardim suspenso. Gostou? Aproveite e confira também suculentas de sombra!