O uso do talco na limpeza de casa pode ser surpreendente e inusitado, indo muito além dos cuidados com a pele. Afinal, este produto clássico é encontrado facilmente como talco de bebê, com a finalidade de evitar assaduras nos pequenos. Mas este mineral bruto que pode encontrado na natureza também possui funcionalidades incríveis – e que você nunca pensou – nos cuidados com a casa. A explicação para isso é que o talco possui características de absorção e de adsorção. Enquanto a absorção literalmente absorve outra substância em contato com o talco, na adsorção a substância fica retida ou fixada na superfície de sólidos, neste caso, do pó.
Portanto, para fazer desse mineral um super aliado na limpeza, manutenção e beleza da casa, até mesmo de utensílios, basta seguir nossas dicas espertas. A Personal Organizer, Dilsa Cintra ainda dá sugestões interessantes para o uso do talco. “O pó de talco pode ser o braço direito em detalhes no lar. É importante saber como usar e, sempre que possível, fazer pequenos testes antes de aderir totalmente ao produto”, comenta a profissional. Elaboramos uma lista repleta de dicas úteis e práticas para o seu dia a dia na limpeza e manutenção da casa. Vamos nessa?
1. Xô, mancha de gordura
Caiu óleo na sua roupa preferida? Basta colocar um pouco de talco em um algodão e aplicar no local manchado até que ela seque. Faça isso o quanto antes e, se for necessário, esfregue com cuidado.
Publicidade
2. Caindo como uma luva
Você já deve ter passado poucas e boas na hora de colocar as luvas de borracha para fazer faxina, não é mesmo? A Personal Organizer dá a dica: coloque um pouco de talco dentro das luvas para que elas escorreguem e… tcharãn! Nada de estresse!
3. Calor demais para dormir? Problema resolvido!
O truque inusitado é a melhor dica para o verão. Nos dias de calor extremo, aplique um pouco de pó nos lençóis de cama antes de se deitar. O resultado? Uma sensação geladinha e refrescante para dormir melhor em dias quentes.
4. Pisos e móveis que querem falar
Todo mundo já deve ter tido pisos de madeira ou móveis que rangiam o tempo todo e a qualquer movimento, não é mesmo? Para melhorar o problema, aplique o talco no assoalho e varra. O pó irá ajudar a diminuir os ruídos. Aplique também em móveis que possuem as mesmas características.
Publicidade
5. Refresque seus armários
Nada pior do que armários com mofo ou cheiros estranhos, certo? A solução, nestes casos, é deixar um pouco de talco dentro do móvel. “Se possível, coloque um sachê do pó dentro do guarda-roupa por alguns dias e retire. Deixe arejar e repita se necessário”, Dilsa dá a dica.
6. Livre-se da gordura nos livros de receitas
Se você adora manter seus livros de receitas por perto enquanto cozinha, saiba que esses queridinhos estão sujeitos a absorverem a gordura de seus pratos, mãos e ambiente. Quando isso acontece, as páginas podem grudar e sofrer outros danos. Para solucionar esse perrengue, polvilhe o talco entre as páginas e deixe agir por uma hora. Depois, basta retirar o pó e verificar a limpeza. Faça sempre que for necessário!
7. No combate às formigas!
As formigas não costumam gostar muito do pó de talco. Então, utilize essa estratégia para combater as formigas em sua casa. Coloque o talco no local onde há concentração e elas não se espalharão!
8. Odores na caixa de areia do gato
Espalhar talco na caixa de areia dos gatinhos também pode ser uma ótima opção para evitar que o odor se espalhe pela casa. O pó ajuda na absorção da urina e impede que o cheiro fique por aí! Não exagere na quantidade e retire em seguida.
9. Nada de areia por todos os lados
Foi à praia e voltou cheio de areia? Bem… O talco também é aliado nessa tarefa. Para retirar a areia do corpo, espalhe o pó pela região. A umidade presente na areia será absorvida pelo talco, facilitando a limpeza!
10. Aliado nas manchas de sangue
Tenha em mãos: água e talco. Mexa até formar uma pasta, mais espessa mesmo. Com um pano, aplique a misturinha sobre a mancha de sangue, esfregando, e deixe agir por um tempinho. Depois, basta aspirar o pó do local!
11. Insetos longe de suas flores
Suas lindas flores andam sofrendo com a invasão de insetos? A dica, nesse caso, é a utilização de talco como repelente. Isso mesmo! Separe cinco ou seis mudas e coloque-as em um saco com três colheres de talco. Em seguida, chacoalhe o saco por alguns segundos. Prontinho! A absorção do pó do talco pelas folhas vai garantir que as pragas fiquem longe. Esse truque garante o crescimento saudável e livre de pragas!
12. Tapetes com cheirinho de novo
Com o tempo, os tapetes de casa podem apresentar um odor típico que se espalha por todo o seu lar. Nada agradável, não é? Por isso, a Personal Organizer dá a dica do talco para tapetes mais limpos e livres de mau cheiro. “Para isso, espalhe o talco no tapete, deixe agir por um tempinho e em seguida escove o tapete. Se quiser, ainda é possível varrer ou aspirar”, ela explica. O uso pode ser feito, pelo menos, uma vez na semana.
13. Sofá de couro brilhante, sempre!
O couro pode perder um pouco o brilho com o tempo e dependendo de seus cuidados com o material. Mas é possível dar vida novamente para o sofá de couro com o uso desse produtinho mágico que é o talco. Pano e talco em mãos, basta então aplicar o pó e lustrar o tecido. Assim, você garante mais brilho e mais vida em sua sala de estar!
14. Quando o cheiro forte de perfume não é bom…
Perfume é mesmo uma delícia, não é mesmo? Mas nem sempre o cheiro pode agradar e, além da fragrância, quando acontece um acidente e o vidro quebra, espalhando o cheiro por toda a casa, parece que o perfume impregnou! Nesses casos, mesmo o melhor perfume se torna enjoativo. Por isso, para acabar com o cheiro forte, umedeça a área com concentração do perfume e, em seguida, coloque talco no local. Deixe agir até que o local fique seco e, por fim, varra ou passe o aspirador de pó.
15. Dicas para eliminar o odor do chão
Algumas ações do dia a dia podem influenciar nos odores da casa. E, claro… O chão é o que mais recebe os impactos da sujeira. Por isso, algumas dicas espertas podem ajudar na eliminação dos odores. Primeiro, limpe o chão como de costume. Só então, polvilhe o talco e deixe agir por, no mínimo, 45 minutos. Depois, basta retirar o pó varrendo ou aspirando. A segunda dica é uma misturinha caseira interessante. Coloque uma xícara de chá de água e uma colher de sopa cheia de talco em um recipiente. Misture bem e coloque em um borrifador. Por fim, realize a limpeza normalmente no chão e borrife a misturinha em um pano seco. Passe sobre o chão já limpo e sinta o frescor de um ambiente livre de odores desagradáveis!
16. Adeus cheirinho no sofá!
Assim como a dica para deixar o sofá de couro sempre brilhoso, o talco também é um aliado na luta contra o cheiro ruim – como podemos ver nas dicas, não é mesmo? Por isso, se o seu sofá sofreu com algum acidente que o deixou com cheiros estranhos, polvilhe o talco e deixe agir por algumas horas. Depois retire o excesso escovando ou aspirando. Repita a ação sempre que achar necessário e mantenha o ambiente sempre com cheirinho de limpeza apenas ao adentrar!
Utilizar o talco na limpeza de casa é uma maneira prática e eficiente para otimizar o tempo nas tarefas, além de possuir utilidades bastante surpreendentes, não é? Siga nossas dicas e coloque a mão no talco para limpar e fazer a manutenção de sua casa, deixando-a mais cheirosa, limpa, longe de insetos e com ar de frescor!