Os tapetes são considerados extremamente versáteis na decoração, principalmente de salas de estar. Independente do tamanho do seu cômodo, o uso desse artigo decorativo é sempre bem-vindo. Seus tamanhos diversos, cores, estampas e materiais, fazem com que a escolha do modelo ideal seja tão difícil quanto a de qualquer outro mobiliário da casa.
São muitas as funções ser atribuídas aos tapetes: eles podem separar ambientes, deixá-los mais acolhedor, esconder algum defeito no piso, além de proteger de riscos causados por móveis ou sapatos. É muito comum que em países de invernos mais prolongados seu uso seja constante, uma vez que esse artigo além de aquecer o ambiente, deixa a sala de estar com muito mais personalidade. Existem, também, inúmeras opções voltadas aos países tropicais, permitindo que mesmo em pleno verão sua sala fique estilosa.
Uma dica interessante, e que pode facilitar a escolha de um modelo de tapete dentre inúmeros no mercado, é deixar para adquiri-lo durante as fases finais da decoração. O ideal é que após escolher aquele que melhor se adeque à sua sala reste apenas a escolha dos demais objetos decorativos.
relacionadas
Dessa forma, a harmonização dos elementos será muito mais espontânea. No entanto, a escolha errada de um tapete pode resultar na ilusão de uma sala de estar disforme e menos atrativa, o que dependerá de fatores como a forma com que foi posicionado, seu tamanho, cor e estampa. Procure levar em consideração também a funcionalidade e necessidade do tapete para o cômodo.
Para garantir que sua sala reflita o seu estilo da melhor forma possível, confira dicas e inspirações que auxiliarão na busca pelo tapete perfeito.
Publicidade
Como escolher o tapete da sala
Escolher o melhor tapete que valorizará ainda mais a sua sala de estar pode não ser uma tarefa muito fácil. Depois de definir o estilo geral da sala, o passo seguinte é escolher se os demais elementos seguirão a mesma paleta de cores e estilo.
Os tapetes ornam com praticamente todos os tipos de pisos (com exceção do carpete), por isso, o fato do seu piso ser amadeirado ou de cimento queimado, por exemplo, não afetará em sua escolha por aderir ou não um tapete. Além disso, para os que amam esse acessório e querem ousar, é possível adicionar mais de um tapete no ambiente, combinando estampas distintas. Para auxiliar na escolha e integração do tapete com o espaço, as arquitetas Cynthia Sabat e Daiane Antinolfi compartilharam dicas para solucionar todas as possíveis dúvidas sobre o assunto.
Tamanho
O primeiro item a ser considerado é o tamanho do seu tapete, é importante que seja proporcional ao tamanho da sala. “Pense sempre que é necessário que o tapete cubra a área de conversação da sala. Isso significa que ele precisa ser em torno de 20 a 30cm maior na bordas, para que elas fiquem abaixo do sofá e poltronas laterais. Caso você tenha alguma estante ou móvel de TV, o tapete precisa ficar rente ao móvel e não abaixo”, explica Antinolfi.
Sabat argumenta que em todos os casos procura alocar o tapete na sala, junto ao sofá, e nunca na mesa de jantar. Para ela, colocar tapete na mesa de jantar significa deixar sempre um espaço para que quando puxemos a cadeira, sobre tapete. E, mesmo que o tapete seja mais curto, o movimento de sentar e voltar a cadeira costuma enrolar o tapete e causar incômodo. Ela também afirma que os ambientes cada vez mais reduzidos contribuem para que o tapete ganhe função apenas na sala de estar.
Publicidade
O tapete não precisa ter, necessariamente, medidas exatas. Em alguns casos deixar que o tapete passe do tamanho do sofá não é nenhum problema. Use medidas básicas para que seja mais fácil encontrar o seu tapete em qualquer loja, assim, evita-se ficar preso em lojas que trabalham apenas com tapetes de medidas especiais.
Cor e estilo
Seu tapete será apenas um coadjuvante no cômodo? Ou será a peça de destaque? Com base em sua resposta, a cor e o estilo já poderão ser definidos. Se a intenção é atribuir uma função de complementaridade a outros elementos decorativos, busque por cores neutras, com texturas, como o tapetes felpudos ou feitos de sisal.
No caso de desejar que todos os olhares se voltem a esse ornamento, prefira cores fortes, que contrastem com as demais cores presentes. Antinolfi afirma que “o primeiro ponto a ser analisado é o estilo e cores que se adequam melhor ao ambiente. Você pode optar por um tapete sóbrio com alguma interferência de cor que já está utilizando na decoração ou uma cor complementar para um contraponto. Caso ainda esteja na elaboração do projeto deste ambiente, o tapete pode ser a obra de arte principal, e todo restante será colocado de acordo com as cores utilizadas nele”.
Os tapetes de diferentes formatos, como os redondos, podem ser uma boa opção para quem gosta do estilo mais moderno. Esses se caracterizam por serem mais difíceis de serem usados, em cômodos grandes é interessante que a mobília fique toda sobre ele, já em áreas menores é indicado utilizar vários tapetes redondos de tamanhos menores.
Atente-se a alguns fatores como, se há alérgicos na casa, como deverá ser feita a manutenção dessa peça e qual seria a principal funcionalidade do tapete. As respostas a essas questões guiarão o processo de escolha do tapete ideal. “Geralmente gosto de usar cores claras ou com algum tipo de detalhe. Quando opto por piso de porcelanato claro, uso um tapete um pouco mais escuro. Já em piso de madeira, por exemplo, costumo usar tapetes mais claros. O tapete de sisal é o meu favorito, pois é neutro e fica bem tanto com pisos de cores claras quanto mais escuras. No meu ponto de vista, os tapetes mais lisos trabalhados costumam aparecer mais em uma decoração, em relação aos tapetes mais felpudos, além de serem clean e higiênicos”, diz a arquiteta Cynthia Sabat.
Antinolfi fala em 3 estilos diferentes possíveis para você aderir em sua sala. O primeiro é o estilo clássico, que abrange os queridinhos tapetes persas, caracterizados por serem formais e elegantes. Esse estilo com lavagens está em alta e remete a uma impressão visual de antiguidade. Já o estilo moderno contempla os tapetes mais coloridos em formato geométrico, relevos ou de cor única. Já os tapetes de estilo natural ou artesanal são encontrados em cores mais neutras, e feitos com os mais variados tipos de fios e tramas.
Publicidade
Hoje o mercado oferece uma variedade enorme de tipos de fios, e este é um ponto que também deve ser observado. Ainda de acordo com Daiane Antinolfi, os tapetes mais comuns podem ser feitos de lã, acrílico, poliéster, couro ou fibra sintética. A lã é mais durável e macio, costumam ser de qualidade e de fácil manutenção. “Possui grande variedade de cores pois a lã aceita bem a tintura, largamente utilizada em tapeçaria. No entanto, o valor é um dos mais altos comparado a outros fios”, explica.
Uma opção à lã é o acrílico, que imita muito bem a sua textura. Apesar de não serem tão duráveis resistem bem a manchas e marcas. Se a intenção é não investir muito, essa é uma ótima opção. “Já o poliéster, chamado também de ‘fio de seda’, ‘peludo e brilhante’, é utilizado muito em salas de TV”.
Para ambientes que pedem elementos naturais, utilize o tapete de couro, que pode ser encontrado em uma grande variedade de cores e formatos. Esse tipo de tapete também remete ao estilo Escandinavo, e é o preferido da arquiteta. E, por fim, a fibra sintética “Ideal para moradores com alergias, muitos possuem tratamento antiácaro e são bem resistentes”, completa Antinolfi.
70 Tapetes para sala para tirar ideias de decoração
De modo geral, é o ambiente que define o formato do tapete. Como a maioria das salas são retangulares, é muito comum que os tapetes também sigam esse formato. Mas, os modelos assimétricos estão ganhando chamando cada vez mais atenção e espaço na decoração contemporânea.
Se você quer inovar, mas está com medo de escolher um tapete que poderá estragar a sua decoração, confira a seleção abaixo e se inspire.
1. As cores sóbrias tomam conta dessa sala de estar
2. O uso de pontos de luz realça os tons escuros predominantes
3. Observe como o tapete estampado se caracteriza como o ponto focal do ambiente
4. A paleta de cores presente no tapete orna com os demais elementos decorativos
5. O cinza e o terracota combinam muito bem e trazem um aspecto mais moderno
6. A vantagem de tapetes de sisal é que o desgaste é menos aparente
7. O tapete junto aos detalhes dos móveis dá unicidade ao cômodo
8. Tons neutros são escolhas certeiras na decoração
9. O tapete dá um ar ainda mais contemporâneo à sala
10. É possível combinar estampas diferentes em um mesmo espaço
11. O tapete ajuda a quebrar a seriedade dos elementos da sala
12. A combinação pode se dar no uso da cor do tapete em diferentes artigos decorativos
13. A presença de cores e formas caracteriza um espaço moderno
14. A amplitude deste ambiente se dá pelo uso de uma mesma paleta de cor
15. Linhas longitudinais criam a ilusão de espaço
16. O preto pode ser uma cor amplamente usada sem deixar sua sala pesada
17. O minimalismo nos detalhes se justifica pela ousadia no tapete
18. O tapete pode dar um ar de luxo e requinte ao cômodo
19. A delimitação de espaço pode ser feita pelo uso de tapetes
20. O tapete chevron é um clássico na decoração
21. Mais uma vez podemos reparar na repetição de uso das cores nos diferentes elementos
22. Crie um espaço que reflita sua personalidade
23. Um estilo estampado traz alegria ao espaço
24. A não combinação dos elementos quebra o tradicional e revela uma harmonização irreverente
25. A estampa pied de poule saiu das peças de roupas para adentrar o mundo dos artigos decorativos
26. Divirta-se na escolha do tapete para sua sala
27. O uso de texturas, neste caso é visualmente atraente e refinada
28. Tapetes básicos que combinam com a cor das paredes
29. O piso amadeirado junto ao tapete cria a sensação de aconchego e acolhimento
30. São muitas as possibilidade de uso de tapetes
31. O tapete bege com textura desperta sensações e valoriza o espaço
32. Listras são atemporais e comumente encontradas em decorações
33. As listras deste tapete traz uma paleta de cores mais diversa e alegre ao cômodo
34. Os formatos de folha na estampa do tapete cria uma decoração mais descontraída
35. Apesar de ser uma cor que permite ver sujeiras com facilidade, o bege é ideal para pessoas com gostos mais minimalistas
36. Evite listras muito grossas para salas pequenas
37. A disposição das linhas dá a ilusão de amplitude para a sala
38. Podemos encontrar a paleta da sala nas cores presentes no tapete
39. O uso de diferentes texturas ajuda a delimitar ambientes
40. As listras ornam bem com as mais diferentes cores e texturas
41. A estampa contemporânea complementa o visual do ambiente
42. O zig zag ajuda a separar os dois ambientes da sala
43. Que tal um tapete arredondado para inovar na decoração?
44. Tapetes grande são os ideais, quanto maior, melhor
45. Tons terrosos ornam bem com pisos amadeirados
46. A cor bege é versátil e ótima para compor ambientes sofisticados
47. Se deseja sair do óbvio, o tapete listrado pode ser uma boa escolha
48. O contraste de cores valoriza os diferentes elementos
49. Apesar do uso de um tapete estampado, o ponto focal da sala continua sendo a parede com patchwork
50. O preto junto ao metálico remete à sofisticação
51. O tapete belga sempre surpreende com desenhos incríveis
52. A descontração deste ambiente ficou por conta das diferentes cores utilizadas
53. Neste caso a sala de cores neutras recebeu um tapete belga encantador
54. O sofá vermelho harmoniza muito bem com o tapete colorido
55. Faça testes, veja o que melhor combina com o seu cantinho
56. A estampa geométrica atrai olhares e se torna o centro das atenções nesta sala
57. Tons escuros caem muito bem em salas iluminadas
58. O sofá branco pode ser uma peça-chave para sua sala, principalmente quando unido a um tapete felpudo
59. Se você não sabe como dar destaque a sua sala, abuse na estampa de seu tapete, o resultado será incrível
60. O tapete reflete os tons utilizados na sala de estar
61. A parede de tijolinhos a vista estão em alta e combinam muito bem com as mais diferentes cores
62. As estampas das almofadas, apesar de diferentes, ornaram muito bem com o tapete listrado
63. Uma sala neutra merece um tapete diferente e cheio de personalidade
64. A rusticidade do cômodo ficou por conta dos elementos decorativos
65. A sobreposição de tapetes de diferentes estampas é uma ideia interessante e diferente
66. O tapete imita tons da madeira e casa muito bem com os demais elementos em branco
67. Para um efeito mais clean, utilize um tapete claro com poucos detalhes
68. Não tenha medo na hora de abusar de padrões em seu tapete
69. Invista em cada detalhe principalmente se for uma sala de estar pequena
70. As listras estão sempre presentes na decoração
Caso, existam idosos e crianças em casa, é possível tomar medidas de segurança, a fim de evitar acidentes. A dica é colar fitas adesivas nas bordas do seu tapete, evitando-se assim tropeços. Se você possui animais de estimação, sabe o trabalho que dá conservar móveis, sofás e tapetes, principalmente os de cores claras. Por isso, opte por um tapete que não desfie com facilidade, como os de material sintético. E, escolha uma cor de tapete que acompanhe a cor da pelagem do seu bichinho, assim, quando o seu animal estiver em fase de troca de pelo, não será tão evidente.
Daiane Antinolfi também dá dicas para a manutenção, “para uso diário, utilize o aspirador de pó, no entanto tenha um cuidado extra para os aspiradores a vácuo. É recomendado de tempos em tempos mudar a disposição para evitar que o peso dos móveis marque o tapete. Para lavagem, que acontece de 4 meses a 1 ano, dependendo do fio e trama, as lavanderias especializadas pedem de 4 a 10 dias de prazo , que contam a partir da retirada em sua residência”, explica. Ela também chama a atenção para a possível impermeabilização da peça. Pergunte ao fornecedor se o tapete escolhido permite esse serviço, apesar de ser um custo extra, acaba compensando no dia a dia, já que você terá uma proteção a mais quanto a sujeiras e líquidos.
Depois de todas as dicas e inspirações, chegou a hora de você colocar seu conhecimento em prática e partir para a escolha do seu tapete. Lembre-se de criar critérios para a escolha, assim, você não se perderá nos inúmeros modelos disponíveis. E se quiser soltar a criatividade na decoração, aposte nos divertidos tapetes coloridos.