Integrar ambiente interno e externo, permitir a entrada de iluminação natural e deixar seu imóvel mais charmoso e moderno, essas são algumas das vantagens do telhado de vidro.
Seja em formato de placas, telhas ou mesclando vidro com outros materiais, esse tipo de cobertura vem ganhando força e se tornando uma das queridinhas dos arquitetos. E não poderia ser diferente! Vidro traz leveza e fluidez, ajuda a economizar na conta de energia e ainda é capaz de deixar qualquer ambiente mais bonito. E para quem está na dúvida se deve ou não investir em coberturas de vidro por que tem medo dos raios solares, já existem películas protetoras com proteção térmica e contra raios UVA/UVB.
Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a arquiteta Nathércia Queiroz e separamos algumas dicas, além de 50 modelos de telhado de vidro para servirem de inspiração. Confira:
relacionadas
Claraboia X telhado de vidro
Muitas vezes feitas de vidro, em uma rápida análise, é possível confundir clarabóias com telhados de vidro. Mas ao analisarmos com cuidado percebemos que não é bem assim!
Publicidade
Clarabóias são aberturas na cobertura das edificações que tem como objetivo permitir a entrada de iluminação e ventilação. Esse tipo de estrutura é muito utilizada em cômodos internos que não permitem o uso de janelas. Podem ser de qualquer formato, com estruturas móveis ou fixas, de vidro, policarbonato ou acrílico.
Já o objetivo dos tetos de vidro é igual ao de todo telhado: proteger o ambiente interno das intempéries externas.
Vantagens e desvantagens
O uso de telhados de vidro apresenta muitas vantagens. Eles proporcionam grande incidência de iluminação natural, ajudando a diminuir o consumo de energia elétrica. Além disso, não criam barreiras visuais, permitindo maior fluidez e integração entre área externa e interna e ampliando espaços. Por fim, existem vários tipos de vidros, que podem ser utilizados nos mais diversos formatos e combinados com diferentes materiais, garantindo um ambiente original e único.
Como não poderia deixar de ser, tetos de vidro também possuem desvantagens. O custo desse tipo de cobertura é mais alto do que os telhados tradicionais de cerâmica. Fora isso, os telhados de vidro devem ser bem projetados e pensados para evitar que o ambiente interno fique muito quente ou que o excesso de iluminação incomode os moradores ou atrapalhe no seu dia-a-a-dia.
Cuidados e manutenção
Vidros precisam de manutenção e limpeza periódica. A frequência vai depender do tipo de vidro e do estado do telhado. O ideal é que esse tipo de cobertura não fique mais de um ou dois anos sem limpeza.
Jamais utilize materiais abrasivos no seu telhado, pois podem danificar o vidro. Apenas água e sabão são suficientes para remover a sujeira. Por se tratar de estruturas altas e de difícil acesso, o ideal é contratar profissionais especializados em limpezas de coberturas, assim você evita acidentes e preserva o seu telhado.
50 projetos com telhados de vidro para te inspirar
Telhados de vidro fazem toda a diferença na decoração e arquitetura de uma casa. Na hora de escolher o modelo ideal, é possível combinar o vidro com outros materiais ou apostar em placas ou telhas de vidro. Confira algumas ideias:
1. Espaço gourmet com telhado de vidro
O uso de telhado de vidro em espaços gourmet permite aproveitar a luz do Sol dentro de casa. Perfeito para quem quer reunir os amigos e aproveitar o dia, independente do clima que está lá fora!
2. Teto ou piso?
Nesse projeto inusitado, a sala de estar ganhou um teto de vidro que serve como piso para o pavimento superior. Original, moderno e bonito.
Publicidade
3. Combinação de deck com varanda gourmet
Aqui, a cobertura de vidro permitiu criar um ambiente que mistura as características de um deck com as facilidades de uma varanda gourmet.
4. Para integrar varanda e jardim
Quem não gosta de descansar aproveitando a natureza e olhando para o céu? Essa varanda com telhado de vidro compõe um ambiente coberto totalmente integrado com a área externa.
5. Criando espaços contínuos
O uso de telhado de vidro com pergolados transformou essa sala em um ambiente de ligação entre a varanda e os demais cômodos.
6. Deixe a luz entrar
A escolha por tetos de vidro em corredores e escadas ajudam a espalhar a iluminação natural pelos demais cômodos das casa.
7. Cobertura de vidro no apartamento
Quem disse que telhados de vidro só podem ser usados em casas? A varanda desse apartamento ganhou um pergolado de madeira com vidro e ficou super charmosa.
8. Telhado de vidro na cozinha é possível
Para diminuir a incidência da luz solar sem abrir mão do telhado de vidro, a opção foi mesclar dois tipos de materiais: a madeira e o vidro.
9. Telhado de vidro amplia espaços
Telhados de vidro podem ser usados para dar amplitude a espaços pequenos ou estreitos. Um exemplo é essa casa, que ficou mais espaçosa por causa da cobertura escolhida.
10. Jardim externo com cobertura
As placas de vidro justapostas ficaram super leves e fluídas, garantindo proteção sem criar barreiras visuais.
11. Telhado de vidro com estrutura de madeira
Mesclar materiais é sempre uma ótima ideia para destacar a arquitetura de um lugar. A combinação do telhado de vidro com a estrutura de madeira criou um efeito incrível. Criativo e original!
12. Iluminação e plantas naturais
Imagine aproveitar uma hidromassagem olhando para o céu? Aqui o jardim vertical e a cobertura de vidro dão a sensação de que você está tomando banho do lado de fora de casa.
13. Vidro em todo lugar
A combinação da parede de vidro com o telhado e guarda-corpo de mesmo material garantiram leveza e amplitude ao lugar, além de permitirem uma ampla visão da paisagem externa.
14. Corredor minimalista
A passarela e os degraus de madeira ganharam leveza com o guarda-corpo e corrimão simples e vazado. O telhado de vidro trouxe amplitude e ajudou a completar a composição.
15. Interligando ambientes
Telhado, parede e porta de vidro criam um efeito de continuidade e, nesse projeto, ajudaram na integração dos ambientes interno e externo.
16. Telhado xadrez
Essa cobertura mescla madeira e vidro e cria um divertido efeito xadrez, dando mais originalidade e charme ao lugar.
17. Janelas e teto de vidro
A combinação de janelas de vidro com o telhado no mesmo material priorizam a ventilação e o uso da iluminação natural.
18. Vidro para dar leveza
O teto de vidro ajudar a dar leveza ao espaço gourmet da casa e deixar o ambiente muito mais iluminado.
19. Caminho de luz
O caminho de vidro na parede e teto criam um foco de iluminação natural, dá mais suavidade ao local decorado com pedras e ainda ajuda a ampliar o espaço.
20. Vidro na área gourmet
Aproveite a iluminação na natural e proteja a sua área do churrasco das chuvas. Uma ótima opção para curtir sempre que quiser.
21. Pátio dentro de casa
A cobertura de vidro no corredor evitou barreiras visuais e criou a sensação de que existe um átrio dentro de casa.
22. Parede e teto de vidro para apreciar a vista
A escolha pelo telhado e teto de vidro em toda a extensão da sala de estar permite aproveitar a vista de diversos pontos do apartamento.
23. Madeira e vidro no telhado e na decoração
Madeira e vidro formam um par perfeito! O telhado de vidro com vigas de madeira garante proteção, leveza e conforto.
24. Telhado de vidro em estilo rústico
O telhado de palha já era super bonito e original. Para proteger contra as intempéries climáticas, recebeu placas de vidro e, além de lindo, ficou confortável e original.
25. Pergolado de madeira e vidro
Pergolados são ótimos para áreas externas! Para proteger das intempéries climáticas, é possível adicionar placas de vidro, aumentando o conforto sem criar barreiras visuais.
26. Sala de estar ou jardim?
E essa mistura de sala de estar com jardim? As plantas e o telhado de vidro com pergolados permitiram a criação de um ambiente que mistura a proteção da sala de estar com o aconchego de um jardim.
27. Harmonia e discrição
Esse espaço gourmet descolado e charmoso precisava de um telhado que não disputasse atenção com as cores vibrantes. Por isso, a opção foi apostar no telhado de vidro: discreto e harmônico.
28. Telhado de vidro simples e acolhedor
Varandas são excelentes para descansar e aproveitar a natureza. O pergolado de madeira com placas de vidro ficou simples e ao mesmo tempo aconchegante.
29. Pergolado de metal com vidro
O uso do pergolado metálico com telhado e parede de vidro cria um ambiente de integração entre área externa e interna. Excelente para varandas e áreas de lazer.
30. Vidro na cobertura do apartamento
A varanda desse apartamento recebeu um telhado de vidro para proteger das intempéries climáticas sem perder a iluminação natural.
31. Conforto e suavidade
Madeira e vidro é sempre uma ótima combinação! Enquanto a madeira cria uma sensação de aconchego, o vidro traz leveza e suavidade. Ideal para qualquer tipo de ambiente!
32. Corredor externo também combina com vidro
Para quem procura uma cobertura para corredores externos, telhados de vidro são uma ótima ideia! Além de bonitos, protegem sem criar a sensação de que está dentro de casa.
33. Área de lazer com telhado de vidro
Piscinas internas são perfeitas para não sofrer com mudanças climáticas. Para deixar a área de lazer mais agradável, aposte em telhados de vidro e no uso de plantas naturais.
34. Telhado de vidro em qualquer lugar
Não tenha medo de inovar! Nessa casa, o telhado de vidro criou um efeito moderno e descontraído, além de dar amplitude ao lugar.
35. Em estilo discreto
Essa cobertura de vidro com estrutura de metal ficou super discreta, garantindo o conforto, sem abrir mão da fluidez.
36. Ideal para áreas de lazer
Varandas, espaços gourmet, salão de festas e outras áreas de lazer formam uma combinação perfeita com telhados de vidro. Além de trazer conforto, esse tipo de cobertura mantém características de ambientes externos.
37. Paisagem interna e externa integradas
A piscina ganhou portas e telhado para garantir o conforto térmico. O vidro garantiu continuidade e comunicação entre área interna e externa.
38. Gazebo de vidro e metal
Por mais simples que sejam, gazebos são encantadores e acolhedores. Esse modelo, todo de vidro e com estrutura metálica, ficou ainda mais aconchegante e único.
39. Piscina com teto de vidro
Telhados de vidro são excelentes para serem usados nas áreas com piscinas. Protegem das intempéries climáticas e permitem aproveitar mais a luz do Sol.
40. Vidro no banheiro é uma boa pedida
Utilizar iluminação natural em banheiros evita mofo e deixa o lugar mais agradável. Nessa composição, a banheira foi cercada por estruturas de vidro, compondo um espaço diferente e acolhedor.
41. Cercado por vidro
A sala de jantar e o jardim interno receberam coberturas e portas de vidro, compondo um efeito de continuidade e dando a sensação de que é tudo um único cômodo.
42. Telhado de vidro no jardim interno
Jardins internos são lindos e deixam qualquer ambiente mais agradável. Para garantir que as plantas recebam iluminação natural sem sofrer com as mudanças climáticas, aposte no telhado de vidro.
43. Fachada com telhado de vidro
Nesse projeto, o telhado de vidro garantiu proteção à entrada da casa, sem pesar nem interferir no estilo da fachada.
44. Combinando com a paleta de cores
O pergolado de metal combinou com a paleta de cores do ambiente, enquanto o vidro ajudou a compor o estilo moderno e descontraído da decoração.
45. Aumentando a sala de jantar
Teto de vidro também pode ser usado na sala de jantar! Nesse projeto, o vidro ampliou o ambiente e trouxe leveza e requinte.
46. Telhado de vidro colorido
Para quem procura uma cobertura de vidro que permita pouca incidência de iluminação, basta escolher um vidro translúcido ou colorido e um modelo de estrutura com pouca distância entre as vigas.
47. Telhado discreto e neutro
O telhado de vidro nesse espaço gourmet ficou discreto e deu amplitude ao lugar. Além disso, combinou perfeitamente com a paleta de cores neutras do piso, paredes e móveis.
48. Varanda protegida
A estrutura de ferro com cobertura de vidro permitiu criar uma proteção discreta e funcional. Perfeita para varandas e áreas externas.
Depois de tantos modelos inspiradores, basta escolher aquele que mais gostou e que fica melhor na sua residência, adequar ao seu estilo e começar o seu projeto! Veja também como usar claraboias para iluminar os ambientes.