Chegar em casa e tirar os sapatos pode parecer só um costume de algumas pessoas. Mas esse gesto simples faz mais do que parece. Evita sujeira, preserva o piso e até contribui para a saúde da casa e seus moradores. Entenda os impactos e veja como incluir esse cuidado na rotina do seu lar.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista especialista no cultivo de plantas em casa e com experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Sapatos na porta: as vantagens para o lar
Deixar os sapatos na entrada pode parecer simples, mas traz uma série de vantagens que vão muito além da limpeza. O hábito ajuda a proteger a saúde, facilita a manutenção da casa e ainda melhora o conforto de quem vive ali. Veja o que sua casa, e você, ganham com essa pequena mudança no dia a dia.
Mais higiene e saúde no seu dia a dia
Tirar os sapatos antes de entrar não é só uma mania boba. Poeira, sujeira, poluição, bactérias e outras coisas nada bem-vindas dentro de casa se acumulam nas solas dos calçados. Pense por onde seus sapatos passam todos os dias: calçadas, banheiros públicos, corredores de hospitais, entre outros. Ao deixar os calçados na entrada, tudo isso para ali também. Uma pesquisa liderada pelo Dr. Charles Gerba, microbiologista da Universidade do Arizona, revelou que os calçados podem conter mais de 421 mil unidades de bactérias, incluindo E.coli e outros agentes causadores de infecções respiratórias, de pele e gastrointestinais.
Adotar esse hábito simples é uma forma eficaz de proteger os ambientes internos e reduzir contaminações. Em casas com crianças pequenas, idosos ou pessoas com imunidade mais sensível, esse cuidado faz ainda mais diferença para garantir um espaço seguro e saudável.
Publicidade
Casa mais limpa, menos trabalho
Evitar o uso de sapatos dentro de casa também deixa a hora da faxina muito mais prática. Com menos sujeira entrando, o chão fica limpo por muito mais tempo e aspirar a casa se torna mais rápido. Além disso, tapetes, carpetes, pisos e rodapés acumulam menos poeira, sofrem menos desgastes e ficam livres de manchas e riscos causados por calçados de usos externos.
Ritual que traz acolhimento
Chegar em casa e tirar os sapatos ajudar a aliviar o cansaço, especialmente depois de um dia longo ou de um calçado apertado. Isso funciona como um convite ao descanso e uma forma de se desligar do exterior e se reconectar com o seu espaço. A sensação de conforto dentro de casa também é reforçada ao andar descalço ou de chinelos.
Sinal de cuidado com o lar e respeito
Em culturas, como a japonesa e a árabe, tirar os sapatos antes de entrar é um gesto de respeito pelo espaço e pelas pessoas que vivem na casa. Tirar os sapatos na entrada de casa também é uma forma de comunicar que ali é um lugar especial. Um espaço acolhedor e com regras próprias.
relacionadas
Mude aos poucos: como incluir esse hábito no dia a dia
A melhor forma de transformar esse hábito em parte da rotina da casa é começar aos poucos, com jeitos simples e práticos, que façam sentido para a casa e para quem mora nela. Veja dicas:
- Um tapete na porta: coloque um tapete ou capacho do lado de fora da porta da sua casa. Isso ajuda a sinalizar um local de troca e facilita para que as pessoas possam limpar os sapatos antes de tirá-los.
- Crie um espaço para os sapatos: reserve um cantinho visível próximo a entrada para deixar os sapatos, pode ser uma sapateira, um cesto ou até um banco. O importante é deixar os calçados organizados e fáceis de serem calçados caso precise sair de novo.
- Deixe chinelos ou pantufas à vista: isso facilita a troca e torna a transição mais natural, principalmente se você não gosta de andar descalço. Vale até deixar um par extra para convidados se sentirem acolhidos e demonstrar o seu cuidado.
- Use um banco ou banqueta baixa: o banco ajuda na hora de tirar e colocar os sapatos, traz um toque aconchegante e dá charme ao hall de entrada. Também é uma forma de facilitar o hábito para crianças e idosos.
Publicidade
Para começar, seja você um exemplo e demonstre o hábito de tirar os sapatos para que as outras pessoas da casa e convidados o sigam. Quando o ambiente convida, o costume vira parte da rotina sem esforço. Cada passo conta — e esse, literalmente, começa na porta. Aproveite e veja modelos de sapateira de madeira que podem facilitar e embelezar a organização dos seus calçados.