Com inúmeras espécies, as trepadeiras proporcionam toques verdes que acabam com a monotonia dos paredões e muros chapiscados. Percorrendo cercas, portões e treliças, preenchem os espaços disponíveis sendo uma das formas mais econômicas para a cobertura de muros.
Plantadas em vasos ou diretamente no solo, necessitam de terra orgânica e bem drenada para que se desenvolvam, agarrando-se em diferentes estruturas presentes, orientadas através de ramos presos com atilhos ou enrolados nesses suportes.
Com versões destinadas às diferentes estações, apresentam capacidade de disfarce de superfícies indesejáveis e geração de sombras, sendo plantas ornamentais que trazem sofisticação e perfume aos ambientes em que são aplicadas, complementando a decoração.
O conhecimento das principais características do ambiente se faz necessário para sua manutenção e aproveitamento de seus melhores potenciais de ornamentação. Considerando isso, abaixo reunimos algumas dicas e inspirações para a incorporação das trepadeiras em ambientes diversos.
Tipos de trepadeiras
De flores simples até as mais rústicas, as trepadeiras são apresentadas em cores, estilos e funções variadas:
Arbustos Escandentes: com caule lenhoso, apresentam ramificações que são conduzidas como trepadeiras através de podas rentes ao solo e amarrilhos apoiados em pilares, treliças e colunas. Ideais para áreas sombreadas.
Trepadeiras Volúveis: quando tocam em obstáculos, se enrolam, subindo em espiral. Sua fixação ocorre em suportes mais estreitos como tubos plásticos e fios de arame e, quando atingem o teto, seus ramos ficam pendentes.
Trepadeiras Sarmentosas: apresentam órgãos naturais para fixação, como suas gravinhas, raízes adventícias e espinhos curvos, ou seja, elementos autofixadores que compõem toda sua extensão.
Trepadeiras Tipo Cipó: atingem grandes alturas e possuem caules rijos e longos que precisam de amarrilhos para que subam nas estruturas, ficando arqueadas devido ao peso de suas próprias flores e folhas.
Amor Agarradinho: conhecida por sua beleza romântica, suas flores mais famosas são na tonalidade rosa, mas também são encontradas em versões brancas com formato de coração. Necessitam de sol e solos ricos para que fiquem floridas.
Publicidade
Mandevilla: floresce quase desde o início de seu plantio, resultando em flores simples que pegam bem em cercas e pérgolas. Precisa de poucas regas e não suporta climas mais gelados.
Tumbérgia Azul: uma das plantas trepadeiras mais famosas, com flores rústicas em tonalidades azuis, lilás e branca. É resistente e precisa de sol mais suave, sendo indicadas para grades, cercas e muros.
Alamanda: com flores em tons amarelados, a alamanda floresce o ano inteiro. Seus cuidados são mínimos, resultando em perfeitas decorações para cercas, muros e pérgolas, locais resistentes devido ao peso de suas flores.
Cuidado e manutenção
Geralmente cultivadas no chão, as trepadeiras também se fazem presentes em grandes vasos de cimento ou jardineiras de alvenaria. O modo de fixação da planta, o suporte adequado para seu crescimento e o preenchimento proporcionado são fatores importantes a serem considerados.
Cada planta apresenta cuidados específicos, sendo necessárias pesquisas sobre a espécie escolhida para uma correta manutenção. Com crescimento controlável, sua poda as mantêm floridas, e o indicado são regas periódicas feitas com bastante cuidado em períodos mais quentes e com menos intensidade durante o inverno.
Jardim vertical com pouco esforço
Para a criação de um ambiente aconchegante, as flores das trepadeiras deverão harmonizar com as demais flores do jardim, evitando a saturação de matizes em determinadas épocas, como na primavera, resultando nos melhores efeitos paisagísticos.
O jardim vertical aumenta a massa vegetal com o benefício do aumento da oxigenação do ambiente, assim como do conforto térmico em períodos mais quentes. São vários os suportes para a condução das trepadeiras, sendo os mais comuns as telas de arame, as de plástico, os pergolados e os caramanchões. Versáteis, as trepadeiras se moldam a diversas estruturas e embelezam qualquer jardim.
Itens aliados
Construídas com madeira tratada ou reciclada, as pérgolas apresentam formatos e tamanhos adequados para a recepção das trepadeiras. Para corredores pequenos, recomenda-se que apresente boa altura para que o crescimento das plantas não atrapalhe quem passe. Para recantos de lazer com mesa e cadeiras, seu tamanho mínimo será de 3,00 x 3,00 metros, enquanto espaços maiores demandam pérgolas com mudas colocadas diagonalmente.
45 ideias incríveis de trepadeiras para se inspirar
Embelezando vasos, muros, cercas e pergolados, conheça algumas inspirações para a utilização das trepadeiras na decoração de áreas internas e externas.
1. Decoração com tela aramada
Para a elaboração de uma decoração diferenciada, a tela aramada em formato de colmeias ganhou as folhagens da trepadeira depositada em um criado-mudo de madeira, resultando numa decoração rústica complementada pelas almofadas em tons terrosos e mesinhas com tampo de fibras de sisal.
2. Toques rústicos na decoração
A utilização de elementos em madeira acrescentou características rústicas à decoração do jardim. O pergolado repleto de trepadeiras transformou o teto em uma verdadeira cobertura verde, resultando em um ambiente aconchegante com boa iluminação natural.
3. Decoração minimalista em ambiente aconchegante
Os móveis em fibras escuras contrastam com a parede de pedras aparentes claras e o chão em cimento queimado, resultando em uma decoração aconchegante, ideal para momentos de descanso e relaxamento. As trepadeiras acrescentam o verde que faltava no ambiente.
4. Elementos verdes incrementam a decoração
Entrada complementada por elementos verdes como árvores, arbustos e trepadeiras no muro aumentam a sensação de receptividade do ambiente. A parede em pedras, assim como a iluminação embutida colaboram com a sensação de conforto do ambiente.
5. Nichos luminosos na decoração
A parede verde de trepadeiras ganhou a complementação de nichos com iluminação embutida, nos quais foram depositados itens decorativos como vasos e pequenas estatuetas. A madeira presente tanto no piso quanto no banco proporcionou toques rústicos, porém aconchegantes na decoração.
6. Decoração elaborada com elementos naturais
A decoração diferenciada se faz com a combinação de elementos verdes como plantas de espécies diversas e a elaboração de uma piscina biológica, que entre suas vantagens se utiliza de plantas e microorganismos para a manutenção de sua limpeza.
7. Área de lazer com sombra e água fresca
A combinação de pérgola em madeira, trepadeiras e chão com pequenas pedras contribuíram para a criação de uma ducha com toques naturais, ambiente perfeito não apenas para se refrescar, como também para se aproveitar o dia.
8. Decoração com fachada verde
As paredes, com acabamentos diversos como tijolos aparentes e pedras, ganham a incrementação de arbustos e trepadeiras, resultando em uma fachada verde bastante atrativa. O telhado também é complementado com alguns ramos, uma beleza natural.
9. Flores contrastam com cores neutras
A fachada, apresentada em tonalidades mais neutras como o preto e o branco, é contrastada com o lilás presente nas flores da trepadeira, que domina a árvore presente em sua entrada. Outros arbustos plantados em vasos acrescentam diferentes tons verdes à paisagem.
10. Fachada com invasão verde
Arbustos escandentes que acrescentam a tonalidade verde na fachada predominantemente branca e sem grandes elementos decorativos. As grades dos diferentes andares serviram como o apoio necessário para o desenvolvimento das trepadeiras, que tomaram quase todo o espaço.
11. Paisagismo residencial em desenvolvimento
Arbustos e trepadeiras são ideais para a elaboração de um bom paisagismo residencial, trazendo elementos verdes à lugares em que o concreto é predominante, resultando em uma decoração aconchegante e bastante receptiva aos moradores.
12. Trepadeiras no estilo colonial
A fachada em estilo colonial foi tomada pelas trepadeiras plantadas diretamente no chão. O verde incrementa a construção predominante em cores neutras e básicas, trazendo toques mais naturais para a decoração.
13. Combinação perfeita de arquitetura e paisagismo
A decoração da área de lazer foi pensada com o mínimo de interferência da arquitetura no paisagismo natural do ambiente. O sobrado ganhou ainda a complementação de algumas trepadeiras nas janelas do primeiro andar, colaborando com a escolha de elementos verdes para essa decoração.
14. Parede verde no interior do ambiente
Se a ideia é ter uma parede verde, a recomendação é que a parede escolhida seja próxima de alguma janela ou abertura, para que as plantas tenham uma boa incidência de luz solar. Isso porque ainda que sejam espécies de sombra, necessitam de um mínimo de iluminação para seu crescimento.
15. Área externa charmosa
A decoração charmosa é resultado da utilização das cores azul e rosa em tons pastéis, aplicados nas portas em modelo sanfona, capas de almofadas e roupas de cama. O estilo romântico dos móveis, com arabescos em tons puxados para o cobre complementam o aconchego proporcionado pelo ambiente.
16. Toque vintage na decoração
A renovação do ambiente se deu através de mobiliários garimpados com estilo vintage combinado com a parede totalmente coberta por trepadeiras, escondendo a falta de pintura e acabamento, mas proporcionando uma elegância sem igual na decoração.
17. Portão com moldura de flores
A casa antiga ganhou a decoração das trepadeiras floridas que ocuparam a cerca, formando uma espécie de moldura receptiva no portão. O laranja avermelhado das flores contrasta com o azul pastel da construção, resultando em delicadeza e muito charme.
18. Muros verdes invadindo as alturas
Plantadas no chão, as trepadeiras são capazes do alcance de grandes alturas quando encontram locais que permitem sua expansão. O resultado são imensas paredes verdes que complementam a decoração não apenas das fachadas, mas também de diferentes ambientes de descanso e relaxamento.
19. Musgos para jardins verticais
Além das tradicionais trepadeiras, os musgos também são uma boa opção para a elaboração de jardins verticais ou paredes verdes. Entre as vantagens que apresentam, são ótimos fertilizantes, retém umidade colaborando com as regas e armazenam importantes nutrientes para o desenvolvimento das plantas.
Mais fotos de trepadeiras para suspirar de admiração
Conheça mais possibilidades de decoração que priorizam elementos verdes como arbustos e trepadeiras para uma composição aconchegante.
20. Elegância do cobogó com trepadeira
21. Estrutura de ferro acoplada na fachada
22. Trepadeira cultivada em pleno sol
23. Pergolado com trepadeira sapatinho-de-judia
24. Parede com fios de arame para trepadeira
25. Fachada embelezada por trepadeiras floridas
26. Trepadeiras do chão às árvores
27. Pergolado de madeira rústica em área de relaxamento
28. Muro avermelhado com trepadeiras
29. Trepadeiras ornamentam fachada rústica
30. Portão de ferro com portal de trepadeiras
31. Muro verde com baixa manutenção
32. Muro verde contrasta com a fachada em cores neutras
33. Trepadeiras em pergolado e deck de madeira tratada
34. Parede com elementos verdes do chão ao telhado
35. O verde nos vãos da parede de pedras
36. Um candelabro de flores
37. Decoração com trepadeiras e arbustos floridos
38. Trepadeira ocupa muro de concreto da fachada
39. Muros verdes como cobertura econômica
40. Plantas para todos os estilos arquitetônicos
41. Decoração ocupando muros e grades
42. Arranjo decorativo com trepadeiras
43. Jardim vertical com pergolado florido
44. Pergolado como estrutura de apoio para trepadeira
O que se observa é que as trepadeiras trazem cores e vivacidade aos ambientes em que são plantadas, alegrando e embelezando. É necessário paciência e dedicação para o acompanhamento de seu crescimento, retribuído com flores e coberturas incríveis aliadas à decoração da sua casa.