A vinca ou Catharanthus roseus é uma planta ideal para quem deseja ter o jardim florido o ano todo. Com flores únicas e muito charmosas, ela é resistente e de fácil manutenção, sendo ideal para os jardineiros iniciantes. A seguir, confira dicas de um especialista para cultivar essa bela flor e compor lindos ambientes em casa.
5 características da vinca
Conhecida como Boa-noite e Maria-sem-vergonha, a Vinca é uma planta comum nos jardins devido a sua facilidade de propagação. Originária de Madagascar, a planta se adaptou bem ao clima tropical e, por isso, é cada vez mais presente em projetos de ornamentação e paisagismo. A seguir, o engenheiro agrônomo Henrique Figueiredo traz as principais características dessa bela flor:
relacionadas
- Segundo Henrique, as vincas são plantas de fácil cultivo e que se adaptam bem a diferentes ambientes. Além disso, são flores que precisam de pouca manutenção e que não exigem muitos cuidados no dia a dia;
- A planta é conhecida por suas flores chamativas e é facilmente encontrada nas cores branca, roxo e rosa;
- A vinca é uma planta considerada “invasora dos jardins”, pois se reproduz com facilidade e se propaga rapidamente através de suas sementes;
- Por ser de fácil cultivo, elas se adaptam bem a vasos, jardineiras e jardins abertos. Além disso, são tolerantes a solos mais pobres, sem muitos nutrientes;
- Por fim, a vinca possui propriedades medicinais. As suas flores e folhas são usadas para o tratamento de hipertensão e diabetes. No entanto, o engenheiro agrônomo lembra que é preciso usar a planta apenas sob orientação médica.
Com uma variedade de cores, a vinca é uma planta muito versátil. As suas características são marcantes e não passarão despercebidas em seu jardim. Ficou curioso em como tê-la em casa? Então, siga para o próximo tópico que guarda dicas valiosas sobre o cultivo da flor.
Como cuidar da vinca
Apesar de ser uma planta de fácil manutenção, a vinca precisa de cuidados, assim como qualquer outra plantinha. Por isso, para que ela cresça saudável e permaneça linda, é preciso saber cultivá-la da forma correta. A seguir, confira dicas do engenheiro agrônomo Henrique Figueiredo sobre o cultivo dessa bela flor:
Publicidade
1. Irrigação
Segundo Henrique, as vincas são “plantas rústicas e podem ser irrigadas apenas quando o solo estiver seco”. É preciso apenas ter cuidado para não as encharcar, o que pode trazer problemas causados pela alta umidade.
2. Adubação
“As vincas são plantas pouco exigentes nesse quesito. Um solo bem-preparado já proporciona um ótimo crescimento. Podemos adubá-las em média 3 vezes ao ano”, afirmou Henrique.
3. Iluminação
Para garantir sucesso no cultivo, Henrique orienta que a planta deve receber algumas horas de sol direto por dia. Além disso, “deve estar em um ambiente bem iluminado e arejado”.
4. Solo ideal
As vincas podem ser plantadas em praticamente qualquer tipo de solo. Porém, na hora do plantio, opte por um solo com um pouco de esterco e um substrato preparado comercialmente.
Publicidade
5. Mudas
“A flor pode ser propagada por meio de sementes. Já as mudas, podem ser feitas por meio das estacas da planta”, orientou o profissional.
6. Floração
Segundo o engenheiro agrônomo, “a Vinca floresce com maior intensidade na primavera e no verão, porém é uma planta que apresenta flores quase o ano todo”.
7. Toxicidade
“A vinca é considerada uma planta tóxica, por isso o ideal é evitar o seu contato com crianças e animais de estimação”, afirmou.
8. Vinca verdadeira
Por fim, a planta faz parte do gênero Catharanthus, mas é confundida no Brasil com o gênero Vinca, o que a tornou popular com esse nome. Na verdade, a vinca verdadeira não é muito comum no país.
Com essas dicas certeiras do Henrique, as suas vincas ficarão saudáveis e com flores lindas! Seguindo todas as orientações, você poderá cultivá-las em vasos, jardins e, assim, desfrutar de todo o seu charme!
Publicidade
Saiba mais dicas importantes sobre a vinca
Na hora de ter uma nova planta em casa é sempre bom estar cercado de dicas e informações úteis sobre ela, não é? Por isso, confira uma seleção de vídeos com mais orientações e curiosidades sobre a vinca. As dicas podem te ajudar nos cuidados com a flor e aumentar a sua vontade de cultivá-la. Acompanhe:
Dicas de como plantar a vinca em vasos
Nesse vídeo, você vai ficar por dentro de ótimas dicas para cultivar vincas em vaso e saber o passo a passo de como realizar o seu plantio. O vlog traz orientações sobre o substrato ideal para a planta, assim como os cuidados básicos para o seu dia a dia. Vale a pena assistir, pois as dicas são úteis e vão te ajudar a plantar e replantar a flor, sempre que necessário.
Como fazer mudas de vinca
Se você está pensando em aumentar a variedade e o número de vincas em sua casa ou jardim, com certeza precisa assistir este vídeo. Nele, o jardineiro Carlos ensina boas dicas de como fazer muda da planta de forma simples e fácil. No vlog, você vai aprender a multiplicar a plantinha por meio de estacas. Além disso, saberá como realizar a manutenção da flor para que ela cresça bonita e vistosa.
Um pouco mais sobre as variedades de vinca
Nesse vídeo, o especialista em plantas ornamentais Murilo Soares traz informações e curiosidades sobre a vinca. No vlog, você vai conhecer as principais características da planta e suas variedades, cores e tipos. Vale a pena assistir, pois Murilo também ensina a cuidar da flor com dicas práticas.
Como plantar vinca através de sementes
Por fim, neste vlog você vai aprender a plantar vinca através das suas sementes. O vídeo traz o passo a passo de todo o plantio, assim como orientações para acompanhar a germinação e o crescimento da futura plantinha. Embora pareça simples, o processo de semeadura exige alguns cuidados especiais, portanto não deixe de conferir.
Com todas essas informações extras valiosas, com certeza você terá sucesso no plantio das vincas. E agora, que tal saber como ornamentá-la em sua decoração? O tópico seguinte traz ótimas sugestões para a sua casa!
10 fotos lindas de vinca para inspirar a sua decoração
Por fim, para aumentar ainda mais o seu desejo de cultivar a planta, confira fotos lindas de decoração com a vinca. Cada ornamentação é única e, com certeza, deixará a sua casa ainda mais charmosa e bonita:
1. Com flores lindas, delicadas e muito elegantes
2. A vinca é uma planta que traz charme e cor à decoração
3. Ela é muito comum em jardins, devido à facilidade de seu plantio
4. Mas também fica linda em vasos, o que a torna perfeita para compor diversos ambientes
5. Amante de uma boa luminosidade, a flor se propaga com facilidade
6. E, por isso, é perfeita para quem busca ter a casa florida o ano todo
7. A vinca também possui algumas variedades lindíssimas
8. Apresentando o seu charme também de forma pendente
9. E através de espécies com cores variadas e muito elegantes
10. Sem dúvida, é uma flor marcante que não passará despercebida em sua casa ou jardim!
Gostou das dicas? Então, agora é só cultivar as vincas e aproveitar toda a sua beleza na decoração. Outra planta que também pode trazer charme à sua casa é a Gloxínia, pois ela tem flores delicadas e muito bonitas!