Como cuidar de zamioculca e cultivar a planta da fortuna em casa

Studio LAK


Atualizado em 09.04.24

Conhecida pela sua capacidade de atrair prosperidade, a zamioculca é uma planta facílima de cultivar em casa ou em apartamentos. Além de ser muito utilizada pelo Feng Shui na decoração, suas folhas verdes com aspecto envernizado chamam a atenção em qualquer ambiente da casa. De nome científico Zamioculcas Zamiifolia, é uma suculenta originária da África e pertence à família das Aráceas. Conheça melhor o seu significado e aprenda como cuidar de espécie.

Significado da Zamioculca: a planta da fortuna

É uma planta conhecida por filtrar energias negativas e atrair sorte, proteção e prosperidade para a casa. É uma planta muito ligada ao enriquecimento, por isso, conhecida como planta da fortuna e indicada para ser colocada na entrada dos espaços e ambientes de trabalho, como escritórios ou home office.

Como cuidar de zamioculca

É uma planta de baixa manutenção e que requer poucos cuidados. Além disso, é altamente resistente e sobrevive em locais sombreados e com ar-condicionado. Veja as principais dicas para acertar no seu cultivo:

  • Iluminação: é uma planta de meia-sombra e que não gosta de sol direto. Pode ser facilmente cultivada em ambientes internos, mesmo com pouca luz. Deve ser colocada em locais que recebam a luz do sol pela manhã ou luz difusa. Evite locais com sol intenso, principalmente nas horas mais quentes do dia.
  • Regas: coloque água cerca de 2 vezes por semana, mas apenas se o solo estiver seco. Nos meses de inverno, diminua a frequência para 1 vez por semana. É uma planta resistente e sobrevive a períodos sem água.
  • Adubação: não necessita de adubação frequente. A reposição pode ser feita com adubo caseiro ou NPK 10-10-10 a cada 3 ou 4 meses, para garantir que a planta cresça saudável.
  • Substrato: certifique-se de que o solo seja rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Faça uma mistura de terra e areia para evitar o acúmulo de água.
  • Vaso: prefira vasos de cerâmica ou concreto para seu cultivo. As zamioculcas são ótimas plantas para vasos alongados e altos. Caso a planta esteja amarelando, faça o seu replantio em um vaso maior.
  • Floração: possui flores bem discretas, seu grande atrativo mesmo é a sua folhagem.
  • Poda: faça com frequência uma poda de limpeza, removendo folhas secas, mais escuras ou amarelas.
  • Propagação: o método mais eficaz para reproduzir a planta é por meio da separação dos rizomas. Divida a planta adulta em duas partes ou mais e replante-as em vasos com o substrato adequado, seguindo as recomendações de rega e iluminação.
  • Planta tóxica: a zamioculca é considerada uma planta tóxica, por isso deve ser mantida fora do alcance de pets e crianças para evitar acidentes.

A zamioculca precisa de cuidados para sobreviver, mas não exige muitos esforços. Por isso, vale a pena investir no seu cultivo, principalmente em apartamentos.

Publicidade

40 fotos de zamioculca para inspirar a decoração do seu ambiente

Após essas informações sobre a planta, é hora de conferir ideias de como utilizar a zamioculca na decoração de interiores, explorando da melhor maneira sua rusticidade e beleza!

Foto de zamioculca 104 - 6

Studio Muy Arquitetura

Publicidade

Foto de zamioculca x12 - 16

Vito Arquitetura

Publicidade

Incrível, né? A zamioculca é uma planta que chama atenção pela sua peculiaridade e fácil cuidado, por isso, é ótima para ter no interior de ambientes. Se você adora a ideia de trazer vivacidade aos espaços, vale a pena ver essas ideias de plantas para dentro de casa para embelezar os ambientes.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments