Está à procura de uma planta fácil de cuidar e com flores vibrantes? Então, a amarílis é a escolha perfeita para você cultivar em sua casa ou jardim! A espécie é resistente e símbolo de elegância. No decorrer da matéria, acompanhe as dicas da paisagista Ana Paula Lino.
Como cuidar da amarílis
A amarílis, também conhecida como amaryllis e açucena, é uma flor resistente que não exige muitos cuidados no plantio. No entanto, assim como a maioria das plantas, ela precisa de nutrientes adequados para crescer e se desenvolver. A seguir, Ana Paula Lino dá algumas dicas que te ajudarão no cultivo:
relacionadas
- Irrigação: “a amarílis precisa ser mantida levemente úmida, porém ela não tolera o encharcamento do solo”. O ideal é realizar regas apenas quando o substrato estiver seco.
- Adubação: a especialista recomenda húmus de minhoca ou adubo industrializado. “A adubação pode ser feita 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias”.
- Cultivo: “a amarílis aprecia um substrato bem drenável, poroso e rico em matéria orgânica”. Para o plantio em vaso, a paisagista indica o uso de ⅔ de terra vegetal, ⅓ de húmus de minhoca e ⅓ de perlita.
- Luminosidade: “a espécie aprecia o sol pleno, de preferência o sol da manhã. O ideal é que ela receba pelo menos 4 horas de luminosidade por dia”.
- Floração: a planta floresce uma vez por ano, durante a primavera. Para garantir o florescimento, é preciso que ela receba adubo de qualidade, solo fértil e boa iluminação.
- Mudas: segundo Lino, é possível fazer mudas de amarílis por meio dos bulbos da planta. Para isso, basta cortá-los em até 4 pedaços e plantá-los em um solo composto de vermiculita. O substrato precisa ser mantido em um ambiente escuro e com boa umidade.
Dizem que dar uma amarílis para alguém significa admiração. Então, aproveite as dicas profissionais para cultivar lindas flores e presentear as pessoas queridas. Já na decoração ou no jardim, a planta exala todo seu glamour!
Amarílis X lírio
De acordo com Ana Paula Lino, a amarílis e o lírio possuem flores com formatos semelhantes, no entanto, “são plantas completamente distintas”. A amarílis pertence à família amaryllidacea e é originária da América do Sul. Já o lírio está na família liliaceae e é nativo de países da Europa e Ásia.
Outro aspecto que diferencia as duas plantinhas é o tipo de clima. A amarílis aprecia o clima tropical e pode ser cultivada em regiões mais quentes, porém não tolera o frio. Em oposição, o lírio cresce durante o inverno e sobrevive às temperaturas rigorosas.
A floração das duas espécies também acontece em épocas distintas. Enquanto é possível admirar a beleza das amarílis durante a primavera, os lírios só florescem no meio ou final do verão. Se você quiser, pode cultivar as duas, pois ambas são lindas. Entretanto, não esqueça que os cuidados são diferentes.
Saiba mais sobre a amarílis
Para garantir ainda mais sucesso no cultivo, abaixo, confira uma série de vídeos com informações e curiosidades sobre a amarílis. Os especialistas mostram o plantio do bulbo, ensinam a acelerar a floração e mostram o ciclo de vida da planta:
Mais dicas para cultivar amarílis em casa
Nesse vídeo, o jardineiro Henrique Butler traz várias curiosidades sobre a amarílis. Veja como cultivar a flor em vaso e aprenda a escolher o ambiente ideal. Além disso, há dico de ouro para fazer mudinhas por meio dos bulbos. Sem dúvida, se você deseja aumentar a sua coleção, precisa conferir esse vídeo!
Publicidade
Como fazer a amarílis florir mais rápido
Além de folhas vistosas, a amarílis tem flores que roubam a cena, não é? Nesse vídeo, Ana Paula Lino ensina alguns truques para a plantinha florescer com mais frequência e vigor. A paisagista ressalta a importância da luminosidade, rega e adubação para a saúde da espécie. Sem dúvida, vale muito a pena conferir as orientações extras.
Como plantar o bulbo de amarílis
A paisagista Nô Figueiredo ensina a plantar o bulbo da flor em um vaso autoirrigável. Acompanhe o passo a passo do plantio e detalhes sobre rega e ambientação. Vale a pena assistir até o final, pois a especialista dá dicas preciosas para incluir a planta na decoração.
Conheça o ciclo de vida da amarílis
Sabia que além de bulbos, as amarílis possuem sementes? Aprenda a multiplicar a flor de uma forma diferente. A jardineira mostra em quais recipientes você pode germinar as sementes e como ocorre o desenvolvimento da planta.
Com um bom cuidado, a amarílis floresce por até 10 anos. Então, siga as dicas certinho e tenha uma linda planta. A flor mais conhecida é a vermelha, no entanto, você também encontrará a espécie em branco, coral, rosa e mesclada.
Publicidade
10 fotos lindas de decorações com amarílis
As flores chegam a medir até 20 cm e possuem uma presença majestosa. Entretanto, é importante deixar a planta fora do alcance de crianças e animais, pois ela é altamente tóxica. Sabendo disso, confira algumas ideias criativas para usar a amarílis na decoração:
1. A amarílis é uma planta fácil de cultivar
2. Conhecida como um símbolo de elegância e bom gosto
3. Cada vez mais presente no paisagismo
4. A espécie vai do vermelho intenso e apaixonante
5. À delicadeza da flor rosa e branca
6. A planta pode ser cultivada em um ambiente interno
7. Ou em um ambiente externo
8. Independentemente do tipo de amarílis
9. Os cuidados necessários são os mesmos
10. Então, tenha várias amarílis de cores diferentes
É impossível não se apaixonar pela amarílis. Sua casa ficará ainda mais elegante com a espécie! Aproveite para cultivar a orquídea phalaenopsis e apostar em uma decoração viva.
Já planto amaryllis há muito tempo, e com ricos adubos ; mas as plantas só geram flores uma vez, depois disso só geram longas folhas. E isto há m,ais de três anos. Aqui é Jundiaí, o clima é frio, se comparado com São Paulo, capital. Será que o clima impede de as plantas florescerem mais de uma vez ? Tudo que você escreveu acima foi feito, até mesmo as proporções. Grato pela oportunidade de perguntar.
O clima desempenha um papel importante no ciclo de floração das plantas. As amarílis geralmente preferem climas mais quentes para florescer. Caso necessário, providencie um abrigo ou proteção para seus exemplares durante os meses mais frios. Se o cultivo for em vasos, pode ser necessário dividir e replantar suas amarílis para garantir que elas tenham espaço suficiente para crescer e florescer.