Dicas para cultivar bromélia-imperial e ter um jardim digno da realeza

Ricardo Coelho Portilho Lima


Atualizado em 04.07.23

Se você procura uma planta fácil de cultivar para compor a sua área externa ou jardim, saiba que a bromélia-imperial pode trazer charme para sua decoração. De origem brasileira, a espécie tem folhas volumosas e coloridas que não passam despercebidas. A planta também simboliza proteção e traz boas energias. A seguir, saiba como cultivá-la com dicas profissionais!

O que é a bromélia-imperial

A bromélia-imperial ou Alcantarea imperialis é uma planta tropical muito fácil de cultivar. De acordo com o paisagista, João Sabino, a variedade é muito comum no paisagismo, pois é resistente a pragas e doenças. Na decoração, ela pode compor vasos, jardins e áreas externas. Além disso, fica linda em canteiros, entre pedras e em composições com palmeiras.

Suas folhas são grandes com cores variadas nas tonalidades de verde, roxo e vermelho. De acordo com Sabino, em um ambiente adequado, a espécie pode chegar a até 1,5 metros de altura, durante a fase adulta.

Origem da bromélia-imperial

A bromélia-imperial é nativa da América do Sul e do Brasil. Segundo o especialista, ela é encontrada em vales úmidos e montanhas da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Para muitos historiadores, o seu nome científico “Alcantarea” foi uma homenagem a Dom Pedro II, que governou o país durante a época do Brasil Império.

Publicidade

Tipos de bromélia-imperial

A bromélia-imperial encanta com sua folhagem ornamental que possui diferentes tipos de cores. Na natureza, é possível encontrar diversas variedades e também é comum o cultivo de mudas exóticas em laboratório. A seguir, confira tipos que podem trazer ainda mais charme para o seu jardim:

1. Bromélia-imperial Verde

A Bromélia-imperial verde corresponde à espécie tradicional Alcantarea imperialis, e por isso é uma das mais comuns no mercado de flores. Ela aprecia o cultivo em ambientes com boa umidade e calor e também é muito resistente. Uma curiosidade é que as suas flores costumam atrair insetos e pássaros, como os beija-flores.

2. Bromélia-imperial Rubra

Segundo Sabino, a bromélia rubra possui a coloração roxa com diferentes tons de verde. Essa característica a torna ainda mais ornamental e perfeita para colorir áreas externas e jardins. Em relação ao cultivo, ela aprecia regas regulares e solo rico em matéria orgânica.

3. Bromélia-imperial Purpurea

Foto de bromelia imperial 5 - 7

Leonardo Cunha

Publicidade

“A purpúrea é conhecida por possuir um tom avermelhado e marrom, que costuma se espalhar por toda a folha.” Essa variedade também possui folhas mais largas e maiores, se comparadas a outras espécies. Para a decoração, ela pode compor jardins de inverno, desde que esteja em um local com boa luminosidade natural.

4. Bromélia-imperial Peter Tristram

De acordo com o especialista, a bromélia-imperial Peter Tristram é conhecida por ser a maior de todas as bromélias. Ela possui folhas com coloração em tons de verde-claro, cinza e também marrom. No paisagismo, é ideal para compor áreas externas, pois costuma ser mais resistente ao sol e altas temperaturas.

Por fim, Sabino lembra que as bromélias costumam mudar de cor de acordo com a exposição ao sol. Dessa forma, em regiões de contato direto com a luz solar é comum a planta ter tonalidades mais escuras. Já quando cultivada a meia-sombra, elas mantém cores mais claras.

Como cuidar de bromélia-imperial

Para ter um cultivo de sucesso, a bromélia-imperial deve ser mantida em ambientes que se assemelham ao seu habitat natural. Dessa forma, ela prefere locais de meia-sombra, com boa umidade e solo drenável. A seguir, confira mais orientações de cultivo do paisagista João Sabino:

  • Irrigação: “por ser mais resistente, a bromélia-imperial pode ser regada periodicamente”, afirma o profissional. É importante evitar regas em excesso, pois a variedade já acumula água no centro de suas folhas.
  • Adubação: para garantir o seu crescimento, a bromélia pode ser adubada uma vez por mês, por meio do adubo NPK 10/10/10. A aplicação deve ser realizada diretamente em suas folhas.
  • Luminosidade: a espécie aprecia ambientes de sol pleno e meia sombra. Também pode ser cultivada dentro de casa, desde que receba luz solar em boa quantidade.
  • Solo ideal: o substrato deve ser rico em matéria orgânica e bem drenável, pois a planta tem raízes finas, que não toleram o encharcamento do solo.
  • Mudas: “a bromélia-imperial produz mudas após o seu florescimento. Elas surgem nas laterais de seu caule e se propagam com facilidade”, explica. Também é possível que o cultivo ocorra por meio das sementes.
  • Floração: a espécie possui flores que costumam ser amarelas e brancas. Elas surgem de uma haste floral que pode chegar a até 3 metros de altura.
  • Ciclo de vida: o ciclo de vida da bromélia é considerado longo e pode durar até 10 anos. Após a sua primeira floração, a planta geralmente morre e deixa novas mudas.

Por fim, segundo João Sabino, a bromélia-imperial é uma variedade que corre risco de extinção, pois é comum a sua retirada ilegal da natureza. Dessa forma, o especialista recomenda que ela seja comprada apenas em lojas e sites que possuem boa procedência, e também sejam certificados pelo IBAMA.

Saiba mais sobre a bromélia-imperial

Bom, você já sabe que a bromélia-imperial é uma planta encantadora e fácil de cuidar. Mas, que tal conhecer um pouquinho mais sobre ela? A seleção de vídeos, a seguir, traz curiosidades, dicas de cultivo e orientações valiosas para cultivar com sucesso. Olha só:

Publicidade

Curiosidades sobre a bromélia-imperial

Nesse vídeo um especialista destaca as principais características da bromélia-imperial. O vídeo traz detalhes sobre os ambientes naturais da espécie e também dicas valiosas de cultivo. Além disso, sabia que para a bromélia viver por mais tempo, é preciso evitar a sua floração? Assista ao vídeo e veja essa e outras curiosidades incríveis sobre a planta!

Dicas para cultivar no seu jardim

Aqui, você vai acompanhar mais informações sobre o cultivo e ciclo de vida da bromélia. O vídeo também traz orientações para cultivá-la em áreas externas de forma prática e simples. Além disso, o especialista também compartilha dicas sobre substrato, adubação, rega e luminosidade. Vale a pena assistir e anotar as orientações extras.

Como fazer o plantio em vaso

Aprenda dicas práticas para plantar bromélias em vaso. A dica também vale para a bromélia-imperial, pois o processo pode ser aplicado para todas as espécies. No vídeo, a especialista traz o passo a passo do plantio e também ensina como fazer o substrato ideal para a planta. Vale a pena assistir e já ir pensando como decorar a sua casa com as novas mudinhas.

Como fazer mudas de bromélias

Por fim, que tal aprender um pouquinho mais sobre a propagação das bromélias? Aqui, você vai acompanhar dicas do Engenheiro Florestal, Marcelo Soares. No vídeo, ele ensina como fazer mudas de um jeito prático e traz receitinhas de substratos e adubos. Se você deseja aumentar a sua coleção de plantinhas, com certeza precisa assistir ao vídeo!

Certamente, a presença marcante da bromélia-imperial trará ainda mais charme e beleza a sua decoração. Para deixar a sua casa ainda mais bonita e colorida, cultive também o cróton.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments