O calor vem chegando e o verão promete altas temperaturas, por isso, já é bom se prevenir e adotar algumas medidas para se refrescar nos dias mais quentes. O ventilador de teto está entre os acessórios que podem te ajudar a enfrentar o verão, a opção é mais econômica que o ar-condicionado. A maioria dos modelos também costuma oferecer uma lâmpada auxiliar para iluminar seu ambiente.
O eletricista Marcus Vinícius, especialista em instalações residências, lembra que para garantir uma instalação segura, é preciso seguir o passo a passo da instalação da maneira correta e usar materiais de primeira qualidade. “É um trabalho simples, não exige muito conhecimento, mas é preciso ter certeza que você seguiu todos os procedimentos indicados pelo fabricante. Eu prefiro usar materiais de qualidade durante o serviço, uma boa fita isolante, bons fios e ferramentas em bom estado, vão garantir um resultado seguro, sem colocar seu ambiente em risco”, explica o eletricista.
Com alguns cuidados simples, dicas de um especialista e capricho, você pode instalar o ventilador de teto na sua casa. Escolha o local, um modelo que atenda suas necessidades, separe os itens necessários e mãos à obra.
relacionadas
Como instalar ventilador de teto
Tudo pronto? Materiais comprados e parte elétrica em boas condições? Sim, agora, você já pode começar a sua instalação.
Publicidade
Cuidados essenciais antes de começar a instalação
Antes de começar a sua instalação, lembre-se de cortar a energia geral na caixa de força. Esse cuidado pode evitar choques e curtos-circuitos. Depois disso, identifique os fios terra, neutro e fase. Marcus Vinícius explica que nem sempre a cor do fios pode estar correta, o fio terra costuma ser verde, mas é mais seguro fazer um teste com multímetro ou lâmpada.
O teto que receberá o ventilador precisa suportar uma carga de pelo menos 25 kg. É necessário preservar uma altura mínima, igual ou superior a 2,3 metros, entre o acessório e o chão. Garanta também uma distância segura entre outros lustres, paredes e móveis.
O eletricista alerta que “evite segurar o ventilador apenas pelos fios. Além do risco de queda, essa não é a melhor maneira de carregar o aparelho, você pode danificar o fios”. O ideal é usar o kit de instalação e peças do mesmo fabricante. Também é importante checar se as pás do seu ventilador estão bem presas à carcaça (peça principal).
Seu ventilador de teto deve ser instalado junto à fiação fixa. Em ligações bifásicas, você deve usar o disjuntor bipolar ou qualquer outro opção que garanta o desligamento do ventilador.
O que você vai precisar
Separe seu ventilador de teto (já devidamente desembalado), fios (adquira a quantidade suficiente para passar do ponto da parede até o ponto do teto) e lâmpadas (quando necessário). Ferramentas necessárias: trena, furadeira, escada, chave Philips, chave de fenda, multímetro, alicate universal e descascador de fios, fita isolante, passa fios, parafuso e buchas.
Passo 1: preparação da fiação
Você vai precisar de 5 fios para a ligação da chave de energia com o ventilador. São dois para o motor, dois para a lâmpada e um fio terra. Se não tiver algum dos fios instalados, passe uma opção de fio extra da parede até o teto, use o passa fio para facilitar seu trabalho. Marcus Vinícius lembra que o ideal é checar as condições da sua fiação antes de começar a instalação. Se estiver tudo em ordem, você não terá problemas.
Passo 2: montagem do ventilador
Use o manual do fabricante para montar o seu ventilador. Se tiver lâmpadas ou lustre de vidro, deixe a instalação desses itens para o final de todo o processo.
Passo 3: passando os fios
Passe os fios das lâmpadas por dentro do niple (cano pequeno auxiliar de inox). Os fios do ventilador e do lustre devem ser passados por dentro da pequena haste saindo para fora da base.
Publicidade
Passo 4: encaixando a haste
Fixe a haste no motor deixando a abertura maior para o lado dos fios. Prenda o pino de fixação. Passe o fio do motor e do soquete por dentro da haste. Coloque o pino de segurança na haste.
Passo 5: fixando o suporte no teto
Usando buchas e parafusos apropriados, faça os furos no teto e fixe o suporte. Prenda o ventilador no suporte e verifique se existe uma folga – o ventilador não pode estar totalmente preso, é preciso garantir o movimento quando o aparelho estiver ligado.
Marcus Vinicius explica que sempre é mais seguro prender o ventilador na laje, mas se você precisar instalar em um teto de madeira ou gesso, pode contar com a ajuda de um suporte auxiliar, que irá segurar o ventilador por dentro do teto. As peças, uma canaleta de alumínio auxiliar e o suporte de aço são vendidas em lojas de materiais de construção.
Passo 6: ligação dos fios do teto
Conecte o fio fase do lustre (preto) e o fio fase do motor (vermelho) ao fase da rede (vermelho) – para rede 127V. Conecte o retorno da lâmpada (preto) ao retorno da chave controle (preto). Ligue o fio de exaustão ao fio de ventilação do motor (brancos) ao capacitor. Finalize usando fita isolante.
Passo 7: ligação dos fios na chave de controle
Substitua o interruptor pela chave de controle que vem junto com o ventilador. Conecte o fio da chave controle ao retorno da lâmpada (preto). Conecte os 2 fios da chave controle aos fios do motor (brancos). Conecte o fio de alimentação (vermelho) à rede elétrica. Isole o outro fio (preto). Arremate as ligações com fita isolante.
Passo 8: finalização
Coloque as lâmpadas e encaixe o lustre. Com a ajuda de uma trena, meça a distância de cada pá do teto. Se alguma estiver desnivelada, movimente-a na base do motor até que fique nivelada. Confira se os parafusos estão bem apertados e em boas condições.
Se em algum momento, o ventilador de teto parar de funcionar, você deverá desligá-lo através do interruptor e consultar a assistência técnica mais próxima responsável pela garantia do produto.
Com instruções profissionais, tenha certeza que você vai montar o ventilador de teto da forma correta. As ferramentas necessárias são simples e provavelmente você terá todas em casa. Garanta a sua segurança, sempre, desligando a energia para fazer o trabalho e boa montagem! E para não passar calor, veja dicas de como refrescar o quarto.