Como fazer uma horta em casa para um cultivo orgânico

Elkis Paisagismo


Atualizado em 28.03.25

Cultivar uma horta em casa traz uma série de benefícios, desde o prazer de cuidar das plantas até a vantagem de ter alimentos frescos e saudáveis à sua disposição. Além de proporcionar uma alimentação mais natural, você pode cultivar hortaliças, frutas e temperos de acordo com o seu gosto, sem contar que a horta ainda traz um toque de charme e frescor ao ambiente. Independente do espaço disponível na sua casa, é possível montar uma horta gastando pouco e ainda usufruir dos benefícios que os alimentos orgânicos proporcionam. Veja como criar sua própria horta em casa de forma simples e prática.

1. Escolha do local

Para começar o seu cultivo, escolha um espaço na sua casa que ofereça condições ideais para o crescimento das plantas. O local deve receber pelo menos 4 a 6 horas de luz solar direta por dia, essencial para o bom desenvolvimento de muitos alimentos. Para quem mora em um apartamento, use vasos ou jardineiras e coloque-os perto de janelas ensolaradas, ou, se possível, em varandas e sacadas, onde a incidência de luz é mais intensa.

2. Escolha das plantas

Se você tem pouco espaço, comece com ervas pequenas que podem ser cultivadas em vasos ou jardineiras, como manjericão, hortelã, alecrim e orégano. Pense também nos legumes e hortaliças que você utiliza com frequência e que podem ser cultivados na sua casa, como alface, tomate-cereja, cebola e espinafre. Considere também a manutenção, pois algumas espécies exigem mais cuidados, enquanto outras são mais fáceis de cultivar.

Publicidade

3. Prepare o solo

Para plantar em um canteiro, afrouxe o solo com uma enxada ou garfo de jardim. Isso ajuda a soltar a terra compactada, permitindo que as raízes das plantas se espalhem com mais facilidade. Adicione composto ou adubo orgânico para enriquecer. Ao preparar o solo para vasos, certifique-se de que o recipiente tenha furos no fundo e coloque uma camada de pedras para ajudar na drenagem. Combine terra vegetal, composto orgânico ou adubo orgânico para formar um substrato.

4. Plantio

Siga as orientações de profundidade de plantio de cada espécie e espalhe-as adequadamente. Se for plantar sementes, certifique-se de enterrá-las na profundidade correta e cubra-as suavemente com terra. Escolha vasos grandes o suficiente para as plantas que você pretende cultivar. As raízes precisam de espaço para se desenvolver. Para vegetais como alface, tomate e cenoura, é ideal usar vasos de pelo menos 20 a 30 cm de altura e largura. Para facilitar marque cada tipo plantado com uma plaquinha. Isso ajuda a lembrar as espécies cultivadas e a ajustar a quantidade de luz, água e nutrientes para cada planta.

5. Cuidados

Regue com frequência para manter o solo úmido. A recomendação é molhar 3 vezes ou mais na semana, dependendo do tipo de planta cultivado. Adicione adubo de tempos em tempos para garantir que suas plantas recebam os nutrientes necessários. E faça a limpeza periódica de folhas e galhos secos para estimular o crescimento.

Publicidade

6. Colheita

A maioria das ervas pode ser colhida quando atingirem um tamanho razoável, cortando as folhas com cuidado. Vegetais e hortaliças também podem ser colhidos conforme amadurecem.

Montar uma horta em casa e aproveitar todos os seus benefícios é muito simples, não é mesmo? A horta pode ser feita em qualquer cantinho, ou seja, no quintal, em canteiros ou em vasos.

Agora que você já sabe como montar uma horta em casa, é só escolher o que plantar e começar o cultivo. Que tal começar por um vegetal fácil de cultivar? Veja dicas para aprender como plantar alface!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments