Há diversos tipos de imóveis, cada um com suas particularidades, que atendem de maneiras diferentes as necessidades dos moradores. Neste post, descubra o que é loft, veja suas principais características, suas diferenças em comparação a outros tipos de moradias e fotos que vão inspirar a decoração com estilo industrial e moderno do seu espaço.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
O que é um loft residencial: entenda como surgiu
Loft é um tipo de construção que surgiu a partir de galpões e fábricas adaptados para moradias nos anos 70. Em Nova York, artistas, arquitetos famosos e filmes, como Flashdance, utilizaram grandes espaços industriais para residências, disseminando a tendência. Assim, essa tipologia permite uma decoração mais livre e está bastante associada a uma decoração simples e arrojada.
relacionadas
Principais características do loft
Para entender melhor sobre esse tipo de moradia, veja suas principais características:
Publicidade
- Integração entre ambientes com ausência de divisórias;
- Elementos do estilo rústico e industrial na decoração;
- Janelas e aberturas amplas que aproveitam a iluminação natural;
- Cama elevada ou em mezanino;
- Pé-direito duplo ou elevado;
- Área maior que 50 m².
Além dessas características, um loft pode ser personalizado com o estilo do morador e trazer composições criativas nos ambientes.
Loft, Kitnet, studio e flat: aprenda a identificá-los e diferenciá-los
Agora você já conhece as principais características de um loft, mas ainda pode ser comum confundi-lo com outras tipologias. Acompanhe esse tópico para descobrir as diferenças entre os tipos de moradia:
Kitnet
A kitnet traz em sua configuração a junção dos seguintes ambientes: quarto, sala e cozinha conjugados. Além disso, sua área útil é menor que a do loft, com espaços de 20m² até 40m². É uma tipologia de construção com pé-direito simples e muito indicada para quem deseja economizar e morar sozinho.
Studio
O apartamento studio tem como principal característica a integração dos ambientes e a multifuncionalidade na decoração. Toda a casa se concentra em um espaço único e sua área pode variar entre 23m² e 35m². Diferente da kitnet, esse tipo de construção tem apelo mais moderno e jovem, comumente presente em condomínios clubes e localizações privilegiadas da cidade.
Publicidade
Flat
O flat tem uma estrutura semelhante aos quartos de hotéis, no entanto, é maior. Pode disponibilizar – para seus moradores – serviços de copa, lavanderia e outras praticidades. Esse tipo de moradia pode trazer mais comodidade para o dia a dia, seu layout pode apresentar paredes e uma pequena cozinha, que podem ser distribuídas em áreas de 60m² a 120m².
Agora é muito fácil definir o tipo de imóvel que você deseja e escolher o mais adequado para suas necessidades.
10 fotos de loft residencial para viver com estilo
Se o loft é a sua principal escolha para a nova residência, confira projetos cheios de estilo, elegância e um toque de irreverência.
1. O conceito de loft é inspirado em antigos galpões
2. Que viraram uma alternativa de moradia barata e despojada
3. A decoração é inspirada no estilo industrial
4. Você pode inserir sua personalidade
5. E adaptar conforme suas preferências para cada espaço
6. Aproveite ao máximo a iluminação natural
7. Otimize seu espaço com essa forma estilosa de moradia
8. O loft pode ter um visual mais colorido
9. Ou uma pegada bem sóbria
10. More com estilo e elegância em um loft!
O loft é ideal para quem aprecia uma casa mais despojada e com liberdade na decoração. Priorize suas necessidades e decore seu espaço da melhor forma para você. Aproveite e veja a decoração de um apartamento de jovem solteiro.