Caprichar no projeto de iluminação de ambientes internos é a aposta certeira para garantir um espaço belo e funcional. Com elementos de iluminação diferenciados, é possível incrementar a decoração e garantir destaque para objetos ou áreas específicas.
E na cozinha não é diferente. Espaço ideal para reunir amigos e família, uma iluminação bem planejada é primordial para garantir melhor visibilidade no momento do preparo das refeições e proporcionar um ambiente aconchegante. Confira a seguir uma seleção de lindas cozinhas decoradas com lustre de estilos e modelos variados e inspire-se:
1. Em dose dupla

Foto: Reprodução / Quattrino Arquitetura
Em estilo contemporâneo e seguindo a paleta de cores eleita para o espaço, duas peças idênticas são posicionadas sobre a mesa de jantar, garantindo iluminação de sobra.
2. Incrementando o estilo multicolorido
Como uma grande gama de cores vibrantes é visualizada neste ambiente, nada melhor do que apostar em pendentes com cúpula na cor cinza. Ainda seguindo o estilo descontraído, seus fios na cor laranja se destacam.
3. Fugindo do comum

Foto: Reprodução / Patricia Hermanny
Como a decoração do ambiente segue uma linha mais contemporânea, anda melhor do que fugir dos tradicionais lustres de cristais e optar por um modelo cheio de personalidade.
4. Posicionados sobre a bancada

Foto: Reprodução / Quattrino Arquitetura
Como as dimensões da cozinha são restritas, os lustres foram fixados sobre a bancada, garantindo um trio de muito estilo para o espaço.
5. Distribuídos em toda a extensão da mesa
Cozinha com visual moderno, com a mesa embutida na bancada reservada para o preparo dos alimentos e com dimensões generosas, os pendentes foram dispostos lado a lado.
6. Utilizando o mesmo tom de iluminação

Foto: Reprodução / Espaço do Traço
Assim como os plafons fixados no teto, os pendentes dispostos sobre a bancada possuem iluminação em tom quente, seguindo o estilo utilizado para a decoração do espaço.
7. Adicionando um toque de cor

Foto: Reprodução / Semerene Arquitetura
Contrastando-se com a parede da sala em tom de azul vibrante, esta cozinha utiliza o amarelo para adicionar um pouco de vivacidade em um ambiente com móveis claros.
8. Com visual discreto, mas fazendo a diferença

Foto: Reprodução / Canatelli Arquitetura
Apesar de seu tamanho modesto e tom claro, este trio de pendentes garante refeições bem iluminadas e cheias de estilo.
Publicidade
9. Representando os mais diversos estilos decorativos

Foto: Reprodução / Ferraro Habitat
Em uma cozinha com visual rústico e ares de fazenda, as cúpulas dos lustres foram elaboradas com garrafas de vinho cortadas, garantindo um visual ainda mais especial.
10. Mesmo visual, diferentes tamanhos

Foto: Reprodução / Cristiane Locatelli
Posicionados no canto do ambiente, o trio de lustres possui tamanhos variados. Elaborados com um material vazado, garante efeito diferenciado ao ser ligado.
11. Com acabamento metalizado e tamanho discreto

Foto: Reprodução / Maria Helena Torres
Seguindo o mesmo tipo de acabamento encontrado nos eletrodomésticos desta cozinha, os pequenos lustres garantem a iluminação ideal para a ilha.
12. Aquecendo o ambiente

Foto: Reprodução / AM Arquitetura e Interiores
Como o mobiliário da cozinha foi elaborado em tons de branco, a bancada e o painel de madeira ajudam a aquecer o ambiente, especialmente com a ajuda do trio de lustres em tons de amarelo, vermelho e laranja.
13. Geometrismo para uma cozinha moderna

Foto: Reprodução / Priscila Boldrini
Repleta de elementos contemporâneos, esta cozinha encanta a cada detalhe. O lustre duplo garante o elemento geométrico de forma sutil, sem pesar o visual do ambiente.
14. Círculos e curvas

Foto: Reprodução / Iara Kílaris
Esta cozinha chama a atenção pelas curvas e círculos utilizados como elementos decorativos. Desde as janelas em formato circular até o balcão com marcenaria personalizada e lustres redondos: tudo ganha mais personalidade.
15. Sobriedade e beleza

Foto: Reprodução / Mutabile
Possuindo formato retangular com focos embutidos, este lustre acompanha o estilo diferenciado deste espaço, incrementando o visual.
16. O espelho como elemento de amplitude

Foto: Reprodução / Apê 102 Arquitetura
Ao ser aplicada em toda a parede lateral da península, o espelho garante a amplitude necessária para o espaço reduzido, refletindo inclusive o trio de luminárias pendentes na cor branca.
17. Como luzes pendentes

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi
Com visual moderno, esta cozinha surpreende desde a marcenaria personalizada com recortes na madeira até na escolha de lâmpadas pendentes como lustre para a mesa de jantar.
18. Circundando a bancada

Foto: Reprodução / Iara Kílaris
Espalhados por toda a extensão da bancada, os pequenos lustres metálicos repetem o movimento orgânico criado pelo uso da marcenaria sob medida.
19. Posicionado de forma inusitada

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura
Apesar de normalmente ser posicionado sobre mesas ou bancadas, aqui o lustre ilumina a mesa de canto da cozinha, destacando objetos decorativos e plantas.
20. Contrastando com o painel

Foto: Reprodução / Iara Kílaris
Opção ideal para quem gosta de uma cozinha temática, este espaço ganha painel com fotografia de morangos e paleta nas cores branca e vermelha.
21. Mesclando o rústico com o moderno

Foto: Reprodução / Monica Guerra
Enquanto elementos mais rústicos – como as banquetas em madeira reaproveitada e os móveis em tons escuros – garantem um visual de personalidade, os eletrodomésticos e luminárias em inox equilibram o visual.
22. Uma iluminação bem focalizada

Foto: Reprodução / Priscila Boldrini
Posicionados sobre a parte exata da bancada destinada às refeições, o trio de lustres brancos destaca-se junto ao painel de madeira.
23. Ajudando a separar os ambientes

Foto: Reprodução / Chris Silveira e Arquitetos Associados
Como a cozinha possui comunicação com a sala de TV, nada melhor do que dois lustres fixados sobre a bancada para ajudar na divisão dos ambientes integrados.
24. Em formato tubular

Foto: Reprodução / Patrícia Azoni
Fugindo dos tradicionais modelos com cúpula, estes pendentes possuem formato tubular, se destacando ainda mais na cozinha.
25. A exuberância dos cristais

Foto: Reprodução / Iara Kílaris
Para quem não abre mão de um lustre mais clássico, os pendentes de cristais são uma aposta ideal. Além de garantir requinte ao ambiente, ainda harmoniza-se com o modelo fixado sobre a mesa de jantar.
26. Pequeno no tamanho, grande na beleza

Foto: Reprodução / Aclaene de Mello
Apesar de terem tamanho reduzido, este conjunto de lustres marcam presença por possuírem formato diferenciado, além de garantir iluminação focalizada para a bancada.
27. Em tons de cobre

Foto: Reprodução / Join Arquitetura
Apesar do modelo mais popular de lustre metálico ser em tom prateado, cada vez mais as variações de cores como o cobre e o dourado ganham espaço.
28. Com pendentes de cristais dourado

Foto: Reprodução / Carla Monteiro
Segundo o estilo decorativo do ambiente, a opção por lustres com pendentes na cor dourada garante harmonia com o tom de madeira utilizado na confecção do mobiliário.
29. Seguindo as cores eleitas para a decoração do ambiente

Foto: Reprodução / Amanda Miranda
Possuindo um visual irreverente e muito alegre, esta cozinha em tons de laranja ganha lustres com cúpula preta. Para garantir harmonia com a paleta de cores, seu interior possui o mesmo tom visualizado por todo o ambiente.
30. Um cantinho diferenciado

Foto: Reprodução / Nautilo Arquitetura
Apesar de ser integrada com a sala de TV, esta cozinha destaca-se por seu visual cheio de personalidade e estilo. Fixados em alturas diferentes, o trio de lustres garante a iluminação necessária para a charmosa bancada.
31. Sobre a mesa de jantar

Foto: Reprodução / Pura! Arquitetura
Apesar de suas medidas discretas, a pequena mesa de jantar fica acomodada no cantinho da cozinha. Garantindo destaque para a peça, um lustre branco e dourado proporciona a bela iluminação focada.
32. Ajudando a clarear o ambiente

Foto: Reprodução / Daniel Carvalho
Em uma cozinha de tons escuros, nada melhor do que apostar em uma luminária branca para garantir iluminação e contraste ao ambiente.
33. Compondo a bela paleta de cores

Foto: Reprodução / Asenne Arquitetura
Com visual ousado, esta cozinha elegeu cores fortes como o amarelo, preto e dourado para sua decoração. A dupla de luminárias segue esta premissa.
34. Conferindo requinte à bancada

Foto: Reprodução / Maciel & Maira Arquitetos
Em formato de trilho de cristais, este pequeno lustre garante o detalhe que faltava para garantir mais charme a uma cozinha em tons escuros.
35. Visual rústico e moderno ao mesmo tempo

Foto: Reprodução / Studio Boscardin.Corsi
Para esta cozinha com pegada industrial, a dupla de lustres com correntes aparentes garante mais informação visual.
36. No mesmo tom da bancada

Foto: Reprodução / Concept Interiores
Um bom exemplo de como o lustre pode ser o diferencial de uma cozinha: com a mesma cor da bancada, os dois elementos se destacam no ambiente em tons de preto, cinza e branco.
37. Se o tamanho for reduzido, melhor apostar em duas peças

Foto: Reprodução / Luciana Ribeiro
Aposta ideal para quem deseja iluminar uma área maior do que o foco do lustre permite é utilizar dois itens idênticos para a decoração.
38. Complementando o estilo decorativo

Foto: Reprodução / Quattrino Arquitetura
Posicionado sobre a bancada que separa a cozinha do restante da residência, os lustres possuem o mesmo estilo decorativo visualizado pela casa toda.
39. Como elemento principal

Foto: Reprodução / PJV Arquitetura
Aqui o lustre não é utilizado com a função de iluminar um local específico da cozinha, mas como elemento decorativo principal do espaço.
40. Presente até nos menores espaços

Foto: Reprodução / Maria Helena Torres
Esta residência com tamanho reduzido ganha mesa anexa à bancada com lustre fixado sobre ela. A cor preta é a mesma visualizada em outros elementos da cozinha.
41. Luz suave, ambiente aconchegante

Foto: Reprodução / Ana Maria Dickow
Essa é uma amostra de como elementos de iluminação pontuais podem fazer a diferença na hora de ambientar a cozinha.
42. Metais, para um visual futurístico

Foto: Reprodução / Graça Brenner
Além do formato diferenciado e do brilho prateado conferido pelos pendentes sobre a bancada, a cozinha ainda ganha uma fita de LED fixada ao armário para um visual mais futurista.
43. Simulando materiais frágeis

Foto: Reprodução / Meireles + Pavan
Para uma cozinha contemporânea, um lustre cheio de personalidade. Com visual irreverente, sua cúpula simula papel amassado.
44. Vale apostar em formatos diferentes

Foto: Reprodução / Karina Garcia
Quem busca um visual mais descontraído pode apostar em formatos diferentes de um mesmo modelo de lustre. A composição com os três garante mais estilo ao ambiente.
45. Em modelos aramados

Foto: Reprodução / ARQUITETA Barbara Dundes
Conferindo um ar industrial ao ambiente em tons de preto e madeira, a dupla de lustre garante a iluminação necessária para as refeições.
46. Se destacando com um tom destoante

Foto: Reprodução / Camila Tiveron
O trio de pequenos pendentes possui sua cúpula na cor cobre, tom que não é visualizado no restante o ambiente, garantindo destaque os lustres.
47. Um ambiente preto, branco e cinza

Foto: Reprodução / Ana Mendes
Com visual contemporâneo, o lustre possui acabamento metálico, no mesmo tom visualizado nos eletrodomésticos do ambiente.
48. Utilizando uma maxi-lâmpada

Foto: Reprodução / AM Arquitetura e Interiores
Além de possuírem seus exteriores aramados, estes pendentes ganham ainda mais destaque devido ao tamanho generoso da lâmpada utilizada.
49. Uma cúpula redonda para uma mesa redonda

Foto: Reprodução / TAED Arquitetura
Contando com a mesa de jantar em anexo à cozinha, o modelo de luminária eleito harmoniza-se perfeitamente com o formato do móvel.
50. Formando um conjunto com o lustre da sala de jantar

Foto: Reprodução / Solange Figueiredo
Para quem busca utilizar lustres em locais diferentes de um espaço integrado, uma boa opção é apostar em modelos semelhantes com pouca variação de tamanho ou formato.
51. Como elemento diferenciado

Foto: Reprodução / Timenetsky Sallum
Nesta cozinha com estilo americano, a mesa de madeira fica posicionada ao centro. Sobre ela, um lustre de visual marcante garante o diferencial do espaço.
52. Decorando a cozinha gourmet

Foto: Reprodução / Claudine Gottardo
Novamente posicionados sobre a bancada, o trio de lustres possui modelo semelhante, com pouca variação em seus modelos, garantindo um visual mais descontraído ao ambiente.
53. Visual industrial em espaço reduzido

Foto: Reprodução / Rehabitat
Se bem planejado, ambientes com qualquer tamanho podem ficar belos com a ajuda de um estilo decorativo de personalidade. Elegendo o estilo industrial, esta cozinha ganha luminárias de acordo.
54. Como elemento de destaque no espaço integrado

Foto: Reprodução / MC3 Arquitetura
Buscando o bom aproveitamento do espaço, aqui a cozinha, sala de jantar e sala de TV são integradas. O lustre posicionado sobre a bancada torna-se destaque no espaço.
55. Cheio de pompa e elegância

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte Interiores
Posicionado acima da mesa de jantar situada junto à cozinha, o lustre de cristal garante requinte e beleza a qualquer ambiente.
56. Em harmonia com a rodabanca

Foto: Reprodução / Priscilla Borges
Aqui, o tom escolhido para os lustres é o mesmo visualizado no revestimento utilizado na rodabanca, deixando a cozinha em harmonia.
57. Que tal cristais dourados?

Foto: Reprodução / Vobol – Arquitetura e Interiores
Opção certeira para quem busca um visual mais clássico à sua cozinha, aqui o lustre de cristais possui tom dourado, enriquecendo o visual.
58. Uma cozinha em tons sóbrios

Foto: Reprodução / Maria Fernanda Pereira
Com mobiliário na cor preta e cadeiras em trama natural, os lustres em tom de cobre arrematam o visual.
59. Um charme de lustre!

Foto: Reprodução / Isadora Martel Interiores
Possuindo formato circular, a peça foi posicionada sobre a bancada em tons claros. Seu design diferenciado assemelha-se a inúmeros cristais iluminados.
60. E porquê não um modelo transparente?

Foto: Reprodução / KC Arquitetura
Apesar de normalmente possuir cor ou acabamento metálico, a cúpula transparente garante destaque à lâmpada com um estilo irreverente.
61. Uma mesa ou uma bancada?

Foto: Reprodução / Carla Veloso
Aqui a ilha ganha ares de mesa de jantar, possuindo lugares espalhados por sua extensão e espaço reservado para o fogão. O trio de lustres acompanha o visual da coifa.
62. Como forma de iluminação indereta

Foto: Reprodução / Arte e Arquitetura
Posicionados sobre a bancada, quando acesos, os lustres ajudam a criar um clima mais aconchegante, além de garantir destaque à bela flor.
63. A opção prática e bela

Foto: Reprodução / Karina Garcia
Lustres com este formato de cúpula garante facilidade e praticidade na hora da limpeza, além de evitar acúmulo de poeira e outros tipos de sujeira.
64. Para as boas companhias

Foto: Reprodução / Arquiteto na Obra
Se a cozinha possuir ilha ou península, o melhor local para adicionar pendentes é sobre a bancada, garantindo a iluminação ideal para os convidados.
65. Utilizando os mesmos tons do mobiliário

Foto: Reprodução / Mônica Spada Durante
Para quem busca lustres que deixem o ambiente mais harmônico, uma boa opção é apostar em modelos com as cores utilizadas na paleta de decoração da cozinha.
66. Uma dupla de estilo

Foto: Reprodução / Bernal Projetos
Apesar de seu tamanho, esta dupla de lustres prateados garante a iluminação perfeita para a bancada e para a mesa de jantar embutida.
67. Acompanhando o formato da bancada

Foto: Reprodução / Marcia Ebert
Buscando garantir um visual simétrico e belo, uma boa dica é fixar os pendentes na mesma posição que a bancada, independente do formato que ela tiver.
68. Cuidado com o tamanho escolhido

Foto: Reprodução / Dib Studio
Se o lustre for posicionado ao lado da coifa, é necessário certo cuidado na hora de eleger o modelo ideal, para que o ambiente não fique sobrecarregado.
69. No mesmo tom da parede

Foto: Reprodução / Sca Ipanema
A mesma cor utilizada para a pintura da parede também é visualizada na parte externa da cúpula da dupla de lustres, medida ideal para um resultado discreto e harmônico.
70. Que tal apostar em uma estampa diferenciada?

Foto: Reprodução / J+M Arquitetura e Interiores
Optar por lustres que possuam cúpula com padronagem garante um visual mais rico ao ambiente. Vale utilizar formas geométricas ou arabescos.
71. Para uma decoração temática

Foto: Reprodução / Kli Arquitetura
Vale adicionar elementos culturais na decoração da cozinha, para deixar seu estilo mais personalizado. Aqui o lustre modelo lanterna japonesa cumpre bem este papel.
Assim como em qualquer outro ambiente, como quarto, sala de tv ou sala de jantar, apostar em um projeto luminotécnico bem elaborado pode fazer a diferença na cozinha. Seja adicionando iluminação para garantir mais funcionalidade ou com papel decorativo, um belo lustre pode ser a opção que faltava para conferir mais charme ao seu lar. Escolha seu modelo favorito e aposte!