O ar-condicionado proporciona conforto térmico para o lar e já se tornou um item necessário nos lares brasileiros. Tanto nos dias mais quentes quanto no frio, esse equipamento garante noites tranquilas, tardes fresquinhas ou ambientes aconchegantes. Confira as seguintes opções e dicas para fazer uma escolha certeira ao decidir qual ar-condicionado é o ideal para seu lar, quantos BTUs são necessários e quais são as funções extras que facilitam a vida.
10 melhores ares-condicionados de acordo com o Tua Casa
Ar-condicionado Split Inverter Springer Midea Xtreme
- 9.000 BTUs
- Frio
- Variação de temperatura: 17°C a 30°C
- Compatível com Alexa, Google Assistant ou app próprio
- Potência: 807W
- Classificação Inmetro: A
Ar-condicionado Samsung Split Inverter WindFree
- 9.000 BTUs
- Resfria
- Variação de temperatura: 16°C a 30°C
- Potência: 940W
- Classificação Inmetro: A
Ar-condicionado Lg Dual Inverter Voice
- 9.000 BTUs
- Frio
- Variação de temperatura: 16°C a 30°C
- Potência: 807W
- Classificação Inmetro: A
Ar-condicionado Split Philco Hi Wall Eco Inverter
- 9.000 BTUs
- Frio
- Potência: 950 W
- Variação de temperatura: 16°C a 28°C
- Classificação Inmetro: A
Ar-Condicionado Split HW Inverter Fujitsu
- 9.000 BTUs
- Quente e Frio
- Variação de temperatura: 18°C a 32°C
- Potência: 815W
- Classificação Inmetro: A
Ar-condicionado Split Samsung Digital Inverter Ultra
- 12.000 BTUs
- Frio
- Potência: 1212W
- Variação de temperatura: 16°C a 32°C
- Classificação do Inmetro: E
Ar-condicionado Split Springer Midea Airvolution High Wall Fixo
- 9.000 BTUs
- Quente e frio
- Potência: 1065W
- Variação de temperatura: 17°C a 30°C
- Classificação do Inmetro: A
Ar Condicionado Hi Wall Dual Inverter Voice LG
- 12.000 BTUs
- Frio
- Variação de temperatura: 16°C a 30°C
- Compatível com app próprio
- Classificação do Inmetro: A
Ar-Condicionado Split HW Inverter Daikin Ecoswing
- 12.000 BTUs
- Frio
- Inverter
- Variação de temperatura: 18°C a 32°C
- Compatível com Alexa, Google Assistant ou app próprio
- Classificação Inmetro: A
Ar-condicionado Electrolux Split Inverter Color Adapt
- 9000btus
- Frio
- Tecnologia Inverter eficiente
- Tripla filtragem de ar
- Conectividade via app
Com o ar-condicionado, o sono e produtividade são melhorados, além de contribuir com a qualidade do ar interno, filtrando partículas indesejadas, ótimo para quem possui problemas respiratórios ou alérgicos. Veja, a seguir, dicas e respostas para suas dúvidas em relação a esse aparelho.
Como escolher o ar-condicionado
Para decidir qual o melhor ar-condicionado para seu lar, é necessário pensar em qual ambiente você deseja colocá-lo. Verificar o tamanho do quarto ou sala é o mais importante e, a partir disso, checar as outras características que melhor vão te satisfazer. São elas:
Quantidade de BTUs
A Unidade Térmica Britânica (BTU) é uma unidade de medida de energia que mede a quantidade de calor liberada ou absorvida em processos de aquecimento ou resfriamento do ar. Nos ares-condicionados, ela se refere à capacidade de refrigeração em BTUs por hora, e significa a quantidade de calor que o aparelho pode retirar do ambiente no período de uma hora. Ou seja, quanto maior o númerod de BTU, maior a capacidade de alterar a temperatura do aparelho. Pense de inicial que salas e quartos de até 12m², devem ter o eletrodoméstico com 9.000 BTUs. Já para áreas maiores, esse valor aumenta, podendo chegar até 60.000 BTUs, nos casos de grandes espaços. Também vale considerar a quantidade de sol que bate nesse local, assim como a quantidade de pessoas que estarão utilizando o aparelho.
Como calcular BTUs do ar-condicionado
A conta é muito simples. Considere 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas que utilizarão o espaço (somando com mais 600 BTUs por pessoa extra). Ou seja, se você usará em um ambiente para 2 pessoas de 10m², a conta deve ser:
10m² x 600 BTUs= 6.000 BTUs.
Considere também se o local tem exposição direta ao sol, nesse caso, utilize a conta de 800 BTUs para duas pessoas (e 800 BTUs por pessoa extra).
Consumo de energia
O consumo de energia do aparelho está diretamente relacionado à sua eficiência energética, que é uma classificação do Inmetro que varia de A+++ a F, sendo A+++ a melhor classificação e F, a pior. Nas melhores notas, o consumo é mais otimizado, diminuindo o valor da conta de energia no final do mês. Se você deseja economizar, busque por opções com classificação A. Apesar de serem mais caras no momento da compra, a longo prazo te ajudarão a economizar na conta de energia. Outras opções também possuem função ECO, que ajuda a otimizar o consumo de energia do seu aparelho.
Temperaturas
Em geral, a variação de temperatura dos ares-condicionados é de 16°C a 32°C, fornecendo assim conforto térmico tanto para dias quentes quanto para os frios. Também existem opções com apenas temperaturas mais geladas, recomendado para aqueles locais que não fazem um inverno rigoroso. Além disso, alguns modelos possuem diferentes modos de operação, que ajudam o usuário a otimizar a temperatura no ambiente. Geralmente, você pode encontrá-los nos seguintes nomes:
- Cool ou resfriamento: ativa o resfriamento do aparelho, amenizando o clima quente e refrescando o ambiente.
- Dry ou desumidificação: nivela a umidade relativa do ar do local em que o ar-condicionado está instalado, deixando mais agradável em relação à umidade.
- Fan ou ventilação: faz com que o ar circule sem aumentar ou diminuir a temperatura.
- Feel ou automático: a tecnologia do aparelho mede as características do ambiente e ativam o modo mais eficiente para o local de acordo com os padrões de fábrica.
- Heat ou aquecimento: aquecem o ambiente para amenizar o frio e trazer mais conforto térmico.
Nível de ruído
É impossível dormir ou se concentrar em um quarto com ar-condicionado barulhento, certo? Por isso, é importante se atentar ao nível de emissão de ruído do aparelho, medido em decibéis (dB). O nível aceitável varia entre 40dB e 50dB. Vale ressaltar que se você mudar da temperatura mais baixa para a mais alta bruscamente, seu aparelho irá emitir um maior ruído, afinal, ele mudará sua operação rapidamente, exigindo mais dele. Existem opções no mercado com funções de baixo ruído, que vale a pena serem exploradas por consumidores de sono leve.
Filtro
Esse é um componente indispensável se você quer ter o ar mais puro e com menos substâncias possível. Ele segura partículas indesejadas como poeira, pólen, ácaros, fungos e bactérias. Alguns modelos operam com diferentes tipos de filtro, como filtro eletrostático, filtro de nylon, filtro de carvão ativado, filtro fotocatalítico, entre outros. Quanto mais filtros e tecnologias, mais puro será o ar.
Assistência smart
Para aqueles que não dispensam uma automação residencial e têm uma casa inteligente, existem opções conectadas ao Wi-Fi que são compatíveis com a Alexa e Google Assistant, assim como aplicativos próprios para controle. Com isso, você pode ajustar a temperatura diretamente pelo celular, por comando de voz ou até programar quando deseja que o ar-condicionado inicie seu trabalho. Além disso, você também consegue deixar funções pré-programadas para maior conforto e facilidade na sua rotina.
Funções extras
As funções extras vêm para facilitar a rotina do usuário, variando de cada modelo e marca. Algumas das mais comuns são:
- Função Turbo: o aparelho opera em sua capacidade máxima, atingindo a temperatura desejada em tempo reduzido
- Função Dormir: ajusta automaticamente a temperatura para o maior conforto possível em relação à maior economia de energia
- Função Siga-me: faz com que a temperatura selecionada seja mantida no local onde estiver o controle remoto, dentro de um limite definido pela marca
- Função Clean/Protect: elimina a poeira e mofo da unidade interna que pode causar odores indesejados
- Função Eco: ajuste de temperatura automático para 24ºC, para maior conforto e economia de energia
- Função Energia/economia de energia: limita a potência do aparelho em 50% ou 75%, proporcionando maior economia de energia
- Função Led/Display: desativa os sinais sonoros e de iluminação, tornando a noite de sono mais tranquila
- Jet dry: desumidifica áreas com alta umidade, mantendo o ambiente fresco e seco
- Freeze Wash: esteriliza o ar-condicionado congelando as bactérias do interior do aparelho
- Wind Free: o aparelho dispensa o ar climatizado e elimina o vento gelado direto, proporcionando maior conforto
- Brisa ou Swing: habilita o modo automático de movimentação da aleta horizontal, gerando uma leve brisa e ventilação
Temporizador: permite que você determine um tempo exato para o desligamento do aparelho
Em caso de ambientes maiores, comerciais ou com grande circulação de pessoas, confira opções com mais BTUs e funções extras, ou até mesmo avalie o uso de 2 aparelhos bem posicionados.
Tipos de ar-condicionado
Split ou inverter? Portátil ou fixo? Na janela ou no teto? Essas são dúvidas comuns na hora de escolher o tipo de ar-condicionado ideal, mas a verdade é que a única forma de decidir isso é conhecendo todas as opções e avaliando conforme o ambiente que ele será inserido. Os principais tipos são:
- Split convencional: divide-se em duas partes, evaporador (que fica no lado de dentro) e motor (que fica no lado de fora). Assim, se torna mais silencioso que o de janela, porém menos que o inverter. Também possui um design mais moderno, se adaptando a ambientes comerciais e residenciais. Ele funciona com os modos ligado e desligado, ou seja, quando a temperatura desejada é atingida, ele desliga, e quando abaixa, retoma a funcionar. Seu custo pode se tornar maior que o inverter a longo prazo, pois precisa de mais energia para realizar o processo de desligar e ligar.
- Split Inverter: essa versão mantém o compressor ligado durante todo o tempo de uso, com tecnologia inteligente para variar a intensidade conforme a necessidade de refrigeração. Por isso, é mais silencioso e gasta menos energia em relação aos seus concorrentes. Também se divide em dois equipamentos, um na parte interna do ambiente e outro na externa.
- De janela: com um furo feito na parede, esse equipamento é instalado em uma janela, com o escape do ar voltado para o lado de fora do ambiente, com o ar fresco retornando para dentro. Por ser um modelo mais antigo e de baixa potência, ele consome menos energia e se torna mais barato, porém possui alto nível de ruído.
- De teto: podendo ser split ou inverter, esse modelo é o ideal para grandes salas com bom fluxo de pessoas. Pelo seu tamanho, ele pode ser instalado no teto dos ambientes, tendo capacidade para a demanda necessária por meio de seus BTUs.
- Split Hi-Wall: compacto e com design mais fino e sutil, é uma ótima opção de split para espaços pequenos e com baixo fluxo e pessoas. Além disso, possui baixo ruído, ideal para quartos ou escritórios.
- Cassete: essa versão é embutida no teto (forro ou gesso), deixando o design do ambiente mais clean e sutil. Além disso, possui bomba de dreno em seu interior e baixo nível de rupído. Ideal para supermercados ou projetos grandes. Seu custo é maior em relação aos concorrentes.
- Portátil: para quem deseja mobilidade, a versão portátil é a melhor opção. Pode ser mudado de lugar conforme o gosto do cliente, seu único requisito é que o ambiente tenha janela. O preço é mais acessível e a praticidade inigualável, afinal, pode ser levado para onde o calor está maior.
A escolha do modelo vai depender da possibilidade de instalação, demanda do usuário, potência necessária e do orçamento disponível. Os mais comuns atualmente são os modelos split, mas sempre vale uma consulta a seu arquiteto.
Perguntas frequentes sobre ar-condicionado
O Tua Casa reuniu as perguntas mais frequentes dos compradores para que não haja dúvidas na hora de comprar. Confira quais são:
O que significa ar-condicionado inverter? Como funciona?
O ar-condicionado inverter opera com uma tecnologia especial de ajuste da velocidade com o compressor de forma contínua, ao invés de operar em ciclos ligado/desligado. Isso faz com que o funcionamento dos sistemas de climatização sejam mais eficientes e econômicos. Suas principais características são a velocidade variável com ajuste automático e ótima estabilização da temperatura. Além disso, reduz o consumo de energia e resfria (ou aquece) o ambiente mais rapidamente.
Qual a diferença entre ar-condicionado split convencional e inverter?
O split convencional opera em dois modos: ligado e desligado. Ou seja, quando a temperatura do local atinge o nível desejado, o compressor é desligado. Já com o inverter, esse compressor opera de forma contínua e inteligente, ajustando sua velocidade conforme o resfriamento ou aquecimento do ambiente. Por isso, o split consome mais energia em comparação ao inverter, pois demanda muita dela para ligar e desligar. Além disso, o ruído do split convencional é maior do que os modelos inverter.
Qual o melhor ar-condicionado split ou Inverter?
O modelo de ar condicionado split, com rotação fica e intermitente, que liga e desliga automaticamente buscando a temperatura ideal do ambiente, com todas as peças em única unidade. Com o melhor custo benefício pela Amazon, o modelo de Ar-Condicionado Split HW Philco é indicado.
Já o ar condicionado inverter, reconhecido por sua maior economia de energia, é mais silencioso do que os aparelhos convencionais. O melhor ar condicionando inverter vai depender de suas preferências pessoais e orçamento. Na Amazon, o mais bem avaliado pelo público é o Ar Condicionado Split LG Dual Inverter Voice.
Onde instalar um ar-condicionado?
Para instalar o ar-condicionado, procure por paredes e janelas, assim, facilita a instalação da unidade externa (condensadora), que permite a saída adequada para o ar quente gerado durante a refrigeração. Além disso, busque por locais de fácil acesso para manutenção, longe de fontes de calor e na parte superior da parede, assim o ar frio desce e o ar quente sobe.
Onde instalar um ar-condicionado inverter?
O inverter deve ser instalado assim como um ar-condicionado convencional, seguindo as recomendações do fabricante: na parte superior de paredes ou janelas para o ar livre, locais de fácil acesso, e longe de fontes de calor.
Chega de passar calor ou frio, as tecnologias vêm para melhorar a rotina e o convívio em casa. Para deixar seu quarto ou escritório completo, considere checar esse guia de melhor frigobar, para aproveitar o verão em um ambiente refrigerado com bebidas fresquinhas.