A sua casa certamente ficará ainda mais bonita com a presença da rosa branca (Rosa x alba L.). Nativa da Europa, a planta tem flores delicadas e perfumadas. Em ambientes externos, ela é ideal para jardins. Já em áreas internas, os arranjos de flores com rosas brancas se destacam. A seguir, confira dicas do engenheiro-agrônomo Henrique Figueiredo para cultivá-la!
Significado da rosa branca
A rosa branca pertence à família de plantas ornamentais repletas de simbolismos. De acordo com o especialista, a flor é símbolo de tranquilidade, lealdade e inocência. Além disso, quando dada como presente, representa o afeto entre as pessoas.
Publicidade
Essa flor branca também está associada com o sentimento de paz. Em algumas culturas e religiões, a espécie é usada para equilibrar o ambiente e trazer de volta sentimentos de afeição, como amizade e amor.
Para que serve a rosa branca
Segundo Henrique, a rosa branca, quando utilizada sob orientação médica, pode trazer benefícios para a saúde. Esse tipo de flor possui propriedades antimicrobianas que auxiliam no tratamento de problemas oculares. Além disso, ela também possui nutrientes que favorecem a atividade anti-inflamatória no organismo.
Como cuidar da rosa branca
A rosa branca pertence à família de plantas Rosaceae e pode chegar a medir até 2 metros de altura. No Brasil, além da variedade Rosa x alba L., é comum o cultivo da rosa branca grandiflora. A seguir, acompanhe dicas do engenheiro-agrônomo para aprender como plantar rosas e prosperar em seu cultivo:
- Irrigação: a rosa branca deve receber regas regulares, porém o encharcamento do solo pode prejudicar o cultivo. Mudas adultas não necessitam de muita água e podem receber de 2 a 3 irrigações por semana.
- Adubação: “a adubação ajuda no desenvolvimento da rosa branca e a deixa menos suscetível a ataques de pragas e doenças”. Conforme Henrique, a espécie pode receber adubos orgânicos (húmus de minhoca, farinha de ossos ou bokashi) e adubos químicos (NPK e Osmocote).
- Iluminação: “as rosas-brancas exigem alta luminosidade e florescem melhor quando expostas ao sol”. Dessa forma, faço o cultivo em um ambiente de sol pleno, ou seja, que receba pelo menos 6 horas de luz solar por dia.
- Solo ideal: “o substrato deve ser rico em matéria orgânica e com boa capacidade de drenagem”. Prefira cultivá-la diretamente no solo, já que o plantio em vasos pode prejudicar o crescimento de suas raízes.
- Mudas: segundo o especialista, a forma mais fácil de fazer mudas de rosas é por meio de estacas: “utilize galhos de 10 a 15 cm de tamanho e coloque-os no substrato ou até mesmo na água”. Em média, depois de 20 dias, novas mudinhas começarão a surgir.
- Pragas mais comuns: “a rosa branca é mais suscetível a doenças fúngicas, como oídio, mancha preta e o mofo cinzento”. Para combatê-los, você pode aplicar fungicidas preventivos, como a calda bordalesa ou a água oxigenada. A poda também é benéfica, nesses casos.
Por fim, a rosa branca é uma planta de sol que costuma florescer durante o ano todo. Em algumas regiões do país, é comum que a variedade floresça de forma mais intensa durante o outono.
Publicidade
relacionadas
10 fotos de rosa branca para decorar sua casa ou jardim
Com flores delicadas e cheias de perfume, a rosa branca é uma planta de presença marcante. Seja no jardim ou nos ambientes internos, ela vai trazer paz e leveza para o seu lar. Abaixo, conheça inspirações de decoração com a flor:
1. A rosa branca é ideal para jardins
2. Além de linda, é uma planta fácil de cuidar
3. A variedade Rosa x alba L. é uma das mais comuns no país
4. E tem como característica a quantidade de flores
5. Distribuídas em belos cachos
6. A espécie grandiflora também é popular
7. E é comum a sua presença na decoração de festas
8. Assim como em buquês de casamentos
9. Em espaços internos, a rosa também tem o seu charme
10. Com certeza, você vai amar cultivar essa bela flor!
Assim como a rosa branca, a maria-sem-vergonha floresce o ano inteiro. Se você deseja ter um jardim ainda mais alegre e colorido, vale a pena apostar no cultivo da espécie.